Ohai Resorts, Nazaré
DR | Ohai Resorts, Nazaré
DR

Os melhores parques de campismo para dormir sob as estrelas

Vontade de dormir sob as estrelas? Nestes 17 parques de campismo em Portugal pode reconectar-se com a natureza.

Publicidade

Acampar pode ter diferentes motivações. Desde o ser humano farto da vida urbana que quer escapar aos ruídos mais maquinais e tecnológicos, até à pessoa cansada da posição "cadeira-de-escritório" que quer esticar tendões e músculos 20 horas ao dia. A verdade é que passar férias num parque de campismo já não é só o que era. Dos aburguesados glampings aos parques com o condão da vida natural, as opções são várias, de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelos Açores. Nestes parques, há ecoturismo, fornos a lenha, mas também ginásios e tubos para dormir junto à vidraça, sem nunca esquecer as estrelas. O difícil pode ser escolher. Desligue-se do mundo em alguns dos melhores parques de campismo em Portugal.

Recomendado: Os melhores sítios para ver as estrelas em Lisboa

Os melhores parques de campismo em Portugal

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Braga

Rodeado da riquíssima flora do Gerês, a montanha e o bosque de carvalhos seculares podiam ser os seus maiores encantos. Mas há muito mais para descobrir, incluindo actividades para fazer em família ou em grupo: canoagem, escalada, tiro ao alvo ou uma prova de chá e mel da região. Além do espaço de campismo convencional, também há tendas nas árvores para duas ou três pessoas e pode levar o seu cão ou gato se não quiser deixar ninguém para trás.

Para se divertir: a uma hora de carro, perto de Lobios (entre Celanova, Espanha, e Terras de Bouro, Portugal), encontra águas termais, parte do circuito ourense.

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Viana do Castelo

Neste parque de campismo, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, não precisa de montar uma tenda nem de dormir num saco-cama. Há bungalows, uma casa de abrigo, uma roulote e várias tendas equipadas com camas, colchões de ar, pufes, almofadas e até varandas para tomar o pequeno-almoço, incluído no preço. Para além das paisagens bonitas, vai poder nadar numa das quatro lagoas que se encontram nas proximidades, caminhar por trilhos seculares ou andar a cavalo. E, atente, é pet friendly.

Para se divertir: vá à Lagoa da Ponte da Ermida, a cerca de sete quilómetros do parque, e descubra a cascata de dez metros, perfeita para os mais aventureiros.

Publicidade

Parque de Campismo de Mondim de Basto

Não estamos na Suíça, não, senhor, mas a paisagem fresca, rochosa e montanhosa, graduada pelo rio Cabril, é o cenário dos bungalows e tendas deste parque. Aqui, com sorte, se vai a banhos no Verão – e olhem que estas águas agitam bem as ideias  e se atiram bolas de neve no Inverno. À volta, todo um quadro onde apetece caminhar. 

Para se divertir: os mais aventureiros têm lugar para experimentar ou treinar a escalada. Mas as paisagens valem só pelo olho, das incontornáveis Fisgas de Ermelo à queda de água do rio Olo.

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Bragança

Num dos maiores parques naturais do país, o de Montesinho, está o Cepo Verde,a  funcionar desde 1993. Com percursos sinalizados, mas também piscina, zonas de desporto, para praticar ténis e basquetebol, e até uma churrasqueira, aqui também se montam tendas, claro, e se alugam bungalows (disponíveis durante todo o ano, ao contrário do campismo) e cabanas rotativas ecológicas.

Para se divertir: passeie nos arredores da aldeia de Dine, no centro do parque natural, e encontre os antigos fornos de cal, a gruta do neolítico, o moinho e a zona de banhos.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Grande Porto

Debruçado sobre o rio Douro e protegido pelas encostas da Serra de Montemuro, o Parque Rural de Campismo e Caravanismo de Mourilhe é um projecto único na região. Foi inaugurado em Setembro de 2020 e está instalado junto à albufeira da Barragem do Carrapatelo, em Cinfães. Com uma área aproximada de três hectares, o parque foi construído em harmonia com a natureza do Douro. Além de vários lugares para campismo e caravanismo, há seis bungalows com kitchenette e varanda. Tem um parque infantil exterior, zona de piqueniques ao ar livre, mesas de ping-pong, piscina, ginásio, um espaço destinado ao jogo da malha, posto médico, balneários, sanitários e loja de conveniência.

Para se divertir: a uns 20 minutos de carro tem um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança, bom para mergulhos e caminhadas entre pedras.

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Carvalhais

Estamos no Parque Florestal do Pisão, com casas de montanha, bungalows e, claro, zona de acampamento, mas também slide, rappel em rocha natural, percursos de orientação e até a oportunidade de acompanhar um dia de pastoreio na serra da Aldeia da Arada. Nos dias de maior calor, não saia do parque: há uma piscina ao ar livre com capacidade para 250 pessoas e um escorrega das rochas para a água.

Para se divertir: visite os Moinhos do Pisão, um marco histórico em Santa Cruz da Trapa.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Idanha-a-Nova
Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova
Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova

Perto das aldeias históricas de Idanha-a-Nova e Monsanto, este parque de campismo – que costuma funcionar durante todo o ano, sem interrupções – encontra-se nas imediações da imponente Barragem Marechal Carmona, que vale por si só uma visita à região. As actividades aí disponíveis incluem a pesca, a vela, o remo e a canoagem. No parque, que tem piscina, bar e restaurante, destaca-se o campo de jogos.

Para se divertir: vá até à praia fluvial da Albufeira Marechal Carmona (atenção, não é o mesmo que a barragem).

Parque de Campismo O Tamanco

Sombras fartas, animais de quinta, árvores de fruto, piscina, cantina, muita terra, forno a lenha, tendas, tubos, cabanas e yurts. Este parque em Casas Brancas, Pombal, é para quem gosta de voltar a si. Além da experiência de campismo, há um programa de residências para artistas, artesãos e "pessoas que possuem um toque de talento". Em troca, as criações passam a povoar o espaço.

Para se divertir: vale a pena deixar a sensação de Interior por um dia, para conhecer a bela Praia do Osso da Baleia.

Publicidade

Ohai Resorts, Nazaré

Neste parque da Nazaré, há bungalows, faz-se glamping, há lugares para caravanas e apartamentos. Portanto, estamos naquele nível de campismo em que o chão é liso e consistente, sem a probabilidade de uma pedra fazer estragos nas costas, por baixo do fino colchão. Nomeado em 2018 pela Federação Internacional de Campismo como um dos 100 melhores parques da Europa e no top 3 em Portugal, o Ohai mudou, dizem os proprietários, dando "um salto de qualidade". A filosofia não é tanto aliada ao silêncio e à natureza, cumprindo antes os desejos dos espíritos mais agitados. No recinto, há piscinas, parque aquático, zonas desportivas, espaço de cowork, ginásio, parque e clube infantil e restaurante. Só fica aborrecido quem quiser. 

Para se divertir: embora o parque valha por si em termos de diversão, nunca se deve recusar uma experiência gastronómica n'O Santo de Aníbal nem descida do teleférico na Nazaré.

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Mafra/Ericeira
Ericeira Camping
Ericeira Camping

Situado a menos de dois minutos da vila, o Parque de Campismo de Mil Regos, também conhecido como Ericeira Camping, é a melhor forma de descobrir as potencialidades do concelho de Mafra. Para além de espaço para caravanas e tendas, há zonas de desporto e lazer, serviços de restaurante e lavandarias e até uma escola de surf bem perto. A seus pés, quatro praias banhadas pelo Atlântico. É ainda possível alugar motas de água e barcos.

Para se divertir: experimente uma aula do Surf Center, exactamente no quilómetro 0 da 2.ª Reserva Mundial de Surf, a primeira da Europa.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Lisboa
Lisboa Camping & Bungalows
Lisboa Camping & Bungalows

Situado no parque florestal de Monsanto, o pulmão verde da capital, o Lisboa Camping & Bungalows estende-se por uma grande área arborizada e tem acesso directo à cidade através de transportes públicos. É possível alugar, tal como o nome indica, bungalows, mas também há espaço para instalar caravanas e tendas. Melhor ainda é a vantagem de estar igualmente próximo das praias da Linha e da vila de Sintra.

Para se divertir: dê um salto até ao Parque de Merendas da Cruz das Oliveiras, a um minuto de carro ou sete minutos a pé. Em terreno natural, possui bastante sombra, grelhador duplo e mesas em mó.

  • Hotéis
  • Sines

No Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mesmo em frente à Ilha do Pessegueiro, em Porto Covo, este parque de campismo já é um clássico. A funcionar desde 1987, destaca-se por ser amigo do ambiente: ETAR biológica, aproveitamento de energia solar, gestão eficiente de água e até de resíduos sólidos com vários ecopontos. E, se o que quer saber é onde pode dormir, desvendamos o mistério: além da área de campismo e caravanismo, há bungalows e apartamentos T0 e T1.

Para se divertir: há muitas coisas para descobrir em Porto Covo, desde ir ao Lamelas comer este Alentejo e outro até aprender a caminhar sobre as águas com a escola de surf Costa Azul.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Vimieiro

Tânia e Waldemar tinham um sonho: desenvolver um parque de campismo em regime extensivo, uma tipologia pioneira em Portugal, que permite a cada hóspede ter privacidade e espaço à volta, à semelhança do que acontece em alguns dos acampamentos em parques nacionais dos EUA. Assim nasceu o Bubulcus & Bolotas, no concelho de Arraiolos, num terreno no meio do nada – até as necessidades mais básicas, como água e electricidade, tiveram de ser instaladas do zero. Mas o objectivo, ter o menor impacto ambiental possível e o máximo de independência, foi cumprido. Agora, só tem de escolher onde ficar: no parque de campismo, espaçoso e com locais de acampamento bem separados; numa tenda ou caravana equipada para cozinhar, comer e dormir; ou numa casa de luxo com terraço privado.

Para se divertir: vá visitar um dos três castelos – Estremoz, Evoramonte e Arraiolos – que se avistam a partir do parque.

  • Coisas para fazer
  • Cabanas de Tavira

Este camping em Cabanas de Tavira, perto da praia e servido por excelentes acessos, é composto por alvéolos individuais para caravanas e autocaravanas, áreas reservadas a bungalows, a mobile homes e a tendas. Daqui não precisa de sair, porque há minimercado e restaurante, mas também piscinas para adultos e crianças, um parque infantil com zona de jogos, como petanca e malha. Há ainda uma zona de grelhados e até um lago artificial. Convencido? 

Para se divertir: não se esqueça de ir admirar o Parque Natural da Ria Formosa, a mais importante zona húmida do Sul de Portugal.

Publicidade

Quinta de Odelouca

Pouco se passa junto à barragem de Odelouca. Até chegar ao parque de campismo, há uma estrada de terra batida, que suscita dúvidas sobre se estaremos a seguir o caminho certo. Mas para a frente é que se vai. No parque, o espaço é amplo e há uma ligação directa a trilhos deste Algarve longe do mar (mas junto à barragem que, pelo que se conta, esteve sob o olho de investidores chineses, por ter a forma de um dragão) e até a possibilidade de pegar numa canoa e zarpar. Mas, atenção: o espaço só está aberto de 1 de Janeiro a 31 de Maio, e não aceita crianças. Também não há caravanas nem bungalows disponíveis; quem chega tem de ser autossuficiente. Uma espécie de into the wild, com água canalizada, electricidade e piscina.

Para se divertir: dê um salto a São Marcos da Serra, a aldeia mais próxima, ou explore a Mata Nacional da Herdade da Parra pelos trilhos sinalizados.

  • Hotéis
  • Budens

Neste eco campo, que se apresenta como a primeira e única unidade hoteleira do Algarve com Certificado de Neutralidade Carbónica, a água é aquecida com recurso a energia solar térmica, as torneiras têm todas redutores e filtros de carvão e o restaurante Nazari funciona a pensar no desperdício zero. Já no que toca ao alojamento, além da área de campismo livre, para tendas, autocaravanas, caravanas e trailers, há também tendas de glamping, bungalows e até apartamentos e estúdios. Destaca-se ainda a agenda de actividades, que inclui aulas de surf, passeios a cavalos e até saltos de paraquedas.

Para se divertir: se é fã hardcore de caminhadas, experimente fazer o percurso Sagres/Salema, a etapa mais dura do Trilho dos Pescadores, que vale a pena pela grandiosidade das falésias calcárias (aproveite e leve uns binóculos para fazer observação de aves).

Publicidade

Praia Formosa Camping

Praia Formosa, Ilha de Santa Maria. O parque funciona de 15 de Junho a 30 de Setembro, a chamada época alta do Verão, sendo que estamos nos Açores, onde tudo é relativo quanto à meteorologia. Da tenda até ao mar são uns 5 minutos a pé, circunstância altamente desmotivadora para quem planeia fazer mais do que oscilar entre o peixe grelhado e o mergulho (a diferença da temperatura média da água da atmosférica é muito ténue). Além de lugar para tendas, nos devidos socalcos, há casinhas em vários formatos, à escolha do freguês.

Para se divertir: não deixe de ir ao Barreiro da Faneca, conhecido como "o deserto vermelho dos Açores", nem ao Poço da Pedreira.

Prefere hotéis?

Publicidade
Recomendado
    Últimas notícias
      Publicidade