A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Andar de eléctrico no Porto
© Siddhant Kumar / UnsplashAndar de eléctrico no Porto

As melhores coisas para fazer no Porto com chuva

S. Pedro até pode não ouvir os portuenses – dá-nos uns 147 dias de chuva por ano. Mas não deixe que isso o pare. Saiba o que pode fazer, mesmo quando está a chover.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

A chuva não é motivo para deprimir. Bem pelo contrário. Se não concorda, veja esta lista com o que pode fazer no Porto quando está a chover, que a equipa Time Out lhe dá para aproveitar os dias cinzentões. Há opções de actividades para fazer sozinho ou acompanhado, dentro e fora de casa, com muito ou pouco dinheiro. Do passeio de eléctrico, ao roteiro de arte fora do comum. Por isso, não há desculpas, calce as botas, vista o impermeável, saia de casa e aproveite tudo o que a cidade tem para lhe oferecer. 

Recomendado: Dez novos museus para visitar no Porto

Coisas para fazer com chuva no Porto

1. Beber chocolate quente

O frio, o vento e a chuva (e todos os derivados de um Inverno rigoroso) são as melhores desculpas para usar e abusar do chocolate quente. Que é como quem diz, beber muitos e repetidas vezes. Mas esqueça os sítios habituais e as bebidas sem graça. Siga as nossas sugestões e conheça os melhores chocolates quentes da cidade.

 

2. Instalar-se em cafés com vista

O World of Wine, em Gaia, é um local multifacetado que inclui experiências museológicas, lojas, bares, restaurantes e cafés, cujas esplanadas têm vista privilegiada para o rio Douro e para o Porto.

Em Matosinhos, encontra o L'Kodac, a poucos metros do areal. Tem esplanada exterior, mas também uma sala interior que pode ser muito aconchegante. Beba uma bebida quente enquanto observa as ondas. 

E agora, o Porto: na Foz, muito perto da Ponte da Arrábida, encontra o Casa d'Oro, onde pode apreciar uma bonita vista e provar algumas das melhores pizzas da cidade. 

Para aliviar do stress e respirar ar puro, não se esqueça da Casa de Chá de Serralves, bem encaixada na natureza – e com óptimas exposições mesmo ao lado. 

Publicidade

3. Dar um passeio de eléctrico

O Porto tem uma beleza especial quando está cinzento. Se não acredita, dê um passeio de eléctrico num dia chuvoso. Podendo, opte pela linha 1, que parte do Infante em direcção ao Passeio Alegre, a única acompanhada pelo Douro do início ao fim. 

Uma vez a bordo, pode solicitar paragem puxando o fio eléctrico no topo de toda a carruagem. Dito isto, vá por nós e aproveite esta viagem até ao fim. O espaço não é muito, por isso evite ir carregado. Durante os 23 minutos, o tempo expectável do trajecto, esqueça os auscultadores. Os carris à moda antiga ouvem-se alto e bom som – e sabe bem ouvi-los.

A certa altura, passará sob a Ponte de Arrábida. Cuidado nas curvas, segure-se bem para não cair e não se iniba com os olhares indiscretos de quem estiver na esplanada da Paparoca da Foz.

Quando avistar o farol da Foz, é sinal de que a viagem está a chegar ao fim. Ainda assim, e para não haver dúvidas, o motorista diz “final” quando estaciona o eléctrico. Uma dica derradeira: guarde o seu bilhete, que ainda tem a pinta do antigamente.

4. Aquecer-se em lareiras alheias

Chuva pede sítios confortáveis e, se possível, uma lareira acesa. No Porto, felizmente, há vários locais onde pode – e deve – aproveitar o quente. É o caso do Armazém, junto à Alfandega, onde pode petiscar e fazer umas compras sem ter que vestir uma dúzia de casacos, e de restaurantes como a Real Hamburgueria Portuguesa, ou O Paparico. Sim, porque comer com frio não está com nada.

Publicidade

5. Fazer um roteiro de arte fora do normal

Passe pela Cruzes Canhoto, galeria de Miguel Bombarda. É especializada em arte bruta, primitiva e popular, com dimensão antropológica. Não muito longe, no número 526, fica a Galeria Fernando Santos, que foi a primeira a abrir nesta rua, iniciando uma concentração de galerias nessa zona. Trabalha sobretudo com artistas consagrados, mas também há lugar para emergentes.

No Bonfim, visite a Galeria Nuno Centeno, cujo responsável pelo espaço chegou a ser eleito como um dos dez galeristas mais respeitados da Europa. Trabalha com artistas de vários países em afirmação no panorama internacional. Passe também pela Senhora Presidenta, onde pode ver exposições de desenho, pintura, escultura, fotografia, ilustração, multimédia e tudo o que caiba nestas entrelinhas. Mas também pode comprar tapetes GUR e descobrir objectos criativos na loja.

E porque ver arte não tem hora, vá tomar um copo ao Maus Hábitos e aproveite para espreitar as exposições da sala maior e da Mupi Gallery.

6. Descobrir os museus da cidade

Museu do Holocausto do Porto foi criado por membros da Comunidade Judaica do Portocujos familiares foram vítimas do Holocausto. Retrata a vida judaica antes, durante e após o Holocausto – desde a expansão do nazismo na Europa, aos guetos, os refugiados, os campos de concentração, até à libertação e ao pós-guerra, a história é contada pelas suas vítimas.

Museu da Misericórdia do Porto documenta a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto, mas não só. O percurso inclui a Igreja da Misericórdia, obra de Nicolau Nasoni, a imponente pintura Fons Vitae, de um artista flamengo do século XVI, com uma sala só para ela, e uma escultura original de Rui Chafes, entre outras obras.

Museu de Farmácia do Porto tem uma farmácia portuense, a Eustácio, que existiu em Sá da Bandeira desde 1924 até ao início deste século. E uma surpreendente farmácia islâmica, que esteve num palácio em Damasco, na Síria.

Publicidade

7. Mergulhar numa piscina aquecida

Melhor do que refrescar as ideias numa piscina ao ar livre no pico do Verão, é estar em banho-maria em dias de chuva numa piscina aquecida.

No Hotel Vila Galé Porto não tem de ser hóspede para poder usufruir desta pequena maravilha. Além da piscina aquecida, tem direito a sauna, jacuzzi e banho turco.

Vinte e oito graus é o que marca a piscina do Sheraton Porto Hotel & Spa. E, para ajudar à festa, ou seja, ao relax, ainda tem um jacuzzi e um ginásio à disposição.

Considere também visitar o Porto Palácio Congress Hotel & Spa. Pode percorrer um circuito que inclui uma piscina com hidromassagem subaquática, cama de pedras quentes, banho turco com inspiração marroquina e um duche suíço com jactos laterais e superiores.

A piscina do Hotel Solverde Spa & Wellness Center tem água do mar. Se for com tempo, também existem massagens relaxantes para o rosto e para o corpo.

  • Restaurantes
  • Cafés
  • Baixa
  • preço 2 de 4

O BOP é um café/bar com ares dos EUA que assenta muito bem em dias de chuva. Aqui pode tomar um pequeno-almoço reforçado, beber uma cerveja fora do catálogo habitual ou lanchar.

Dica: peça um pour over, um café especial preparado manualmente durante quatro minutos. Enquanto o bebe, pausadamente, como manda a lei, ouça alguns dos discos de vinil disponíveis no BOP. Os clientes podem consultar a base de dados, que reúne uns dois mil discos, e escolher o que querem ouvir: há desde rock americano e britânico a música africana, funk, soul e punk.

Publicidade

9. Beber um copo num hotel

Há qualquer coisa de invernal num bar de hotel: o ambiente, as bebidas, as pessoas. No Vincci Porto, há cocktails para todos os gostos. No NH Collection Porto Batalha, bebidas não faltam e também há petiscos para as acompanhar. O mesmo acontece no bar do Porto Premium Downtown. Aqui, e se não chover, aproveite para se afundar nos sofás do terraço e pasmar com a vista sobre a cidade. No restaurante e bar do hotel AS 1829, pode lanchar um chá e scones ou, se preferir, vá pelos copos de vinho, acompanhados de azeitonas e enchidos.

10. Sentar-se numa esplanada coberta

Se nem a chuva lhe tira a vontade de ficar numa esplanada a ver as vistas, horas a fio sem olhar para o relógio, saiba que não faltam espaços cobertos e quentes na cidade.

A esplanada da Tavi, por exemplo, tem uma vista sobre o mar impagável, que é coberta desde 2011. Pode pedir um bolo ou fazer uma refeição completa, sendo que à hora do almoço há enchente garantida.

Também perto do mar está a Casa Vasco, onde a esplanada é coberta por toldos, aquecida e bem iluminada. Sentado, pode saborear um petisco da autoria do chef chileno Camilo Jaña ao fim da tarde. O Portarossa tem um jardim de Inverno com lugares abrigados. Na carta, tanto ao almoço como ao jantar, moram pizzas feitas em forno a lenha, pastas ou focaccias.

No centro da cidade, a esplanada d'O Caçula, em Carlos Alberto, foi melhorando ano após ano. Primeiro colocaram pára-ventos, depois mantas e aquecedores. Tudo para estar aconchegado. 

Publicidade

11. Fazer desportos indoor

Indoor Soccer
Com este grupo, a chuva não é, obviamente, problema. Nem a localização, pois há muitas zonas com campos. Exemplos: Arca d’Água (um campo de relva sintética e um de taco), São Mamede (relvado), Matosinhos (quatro de relva) e Aeroporto (dois de taco). Confira endereços e detalhes em aircourts.com.

Krav Maga
O objectivo número um do Krav Maga é a defesa pessoal, mas também desenvolve o físico – o mesmo que costuma prometer cuidar na passagem de ano. Os responsáveis da Federação Portuguesa de Artes Marciais Israelitas defendem que 12 treinos por mês é o recomendável para aprender as técnicas essenciais (22 245 0772).

Ioga e pilates
Numa reabilitada casa em Cedofeita está o Moksha, um estúdio de yoga e pilates (96 855 0406). Igualmente recomendável, com o bónus de uma óptima vista sobre a Baixa e uma programação artística frequentemente de luxo, há o Yoga Sobre o Porto, contactável pelo 91 633 9914.

Padel
O maior complexo de padel indoor do país fica em Vila Nova de Gaia, chama-se Padel-Inn e tem dez campos, incluindo novos modelos panorâmicos como os utilizados no World Padel Tour. Se quiser saber mais detalhes, vá a padelinn.pt

12. Passear pelo país

O Douro há-de ser sempre um destino vencedor. E o alojamento de qualidade ajuda muito. O Six Senses Douro Valley fica na margem sul do Douro, no distrito de Lamego, e a menos de oito quilómetros do Peso da Régua, na margem norte. Ou seja, duas localidades importantes a curta distância e que pode aproveitar para conhecer.

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel fica em Ílhavo, a menos de uma hora do Porto. O hotel ocupa a casa do fundador da marca Vista Alegre e tem spa, duas piscinas, uma loja e um museu com a história do país contada através de, adivinhou, peças de porcelana. 

O Villa Garden Braga é mais uma desculpa para se aventurar numa viagem pelo Norte do país. Fica na antiga Pousada de São Vicente, no centro da cidade, e tem quartos rústicos na ala antiga e quartos modernos na ala nova. A viagem desde o Porto demora menos de uma hora. Precisa de mais motivos para fazer as malas?

Mais coisas para fazer com chuva no Porto

  • Coisas para fazer

Esperam-se dias frios para os próximos tempos, vai daí, o Departamento Municipal de Protecção Civil aconselhou os portuenses a usarem várias camadas de roupa e a ligarem para o 112 em caso de hipotermia. Nós, por cá, fizemos-lhe uma lista com 25 sítios para se abrigar do frio no Porto, para que possa curtir o Inverno feliz da vida.

  • Restaurantes

Para tomar um café, beber uma cerveja, almoçar com os amigos ou jantar a dois, a cidade está bem servida de espaços onde dá vontade de passar o tempo. O problema é que quando chega o frio e a chuva ninguém quer estar numa esplanada a tremer enquanto se tenta controlar os talheres. Por isso, aqui tem as melhores esplanadas de Inverno no Porto. Vai encontrar locais com bebidas quentes e bons vinhos e outros que servem refeições reconfortantes, como se quer. Pegue nesta lista e ponha-se a caminho. E bom descanso. 

Recomendado: 10 refúgios para este Outono no Porto

Publicidade
  • Desporto

De norte a sul de Portugal, o padel está a ganhar cada vez mais fãs. Se é o seu caso, fique a saber que, por cá, a modalidade pode ser praticada em diferentes clubes, com sede na Invicta, em Matosinhos ou em Vila Nova de Gaia. Para o ajudar, fizemos esta lista com oito campos para jogar padel no Porto e arredores. A oferta é variada, por isso, pode optar por jogar no interior ou no exterior, já que todos podem ser reservados. Caso queira fazer exercício de uma forma mais simples, e ao ar livre, fique a conhecer os melhores sítios para correr ou para andar de bicicleta no Porto.

Recomendado: Os 15 melhores restaurantes saudáveis no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade