A próxima edição do Estoril Classics ocupa o Autódromo do Estoril entre 4 e 6 de Outubro. Este ano, o grande destaque do evento dedicado aos automóveis clássicos é a presença do emblemático Tyrrell P34, o único carro da Fórmula 1 com seis rodas que chegou a ser usado em competição.
Foi nos anos 70 que este automóvel surgiu, numa época em que as diferentes equipas tentavam moldar os chassis de modo a encontrarem soluções para se imporem nos Grandes Prémios. Foi Derek Gardner o engenheiro que idealizou a possibilidade de em 1975 construir um monolugar com seis rodas — duas normais na traseira e quatro mais pequenas na dianteira.
Esta ideia permitia um menor arrasto aerodinâmico — os pneus da frente ficavam escondidos, e havia mais ar a passar pela parte de trás do carro, o que o tornava mais eficaz. Ao mesmo tempo, mais rodas significava mais peso — o que é sempre um desafio quando se pensa em soluções para construir automóveis mais rápidos. Além disso, o arrefecimento dos travões também se revelava um problema.
Mesmo com algumas dificuldades pelo caminho, a Tyrrell apresentou-se em prova em 1976, no Grande Prémio de Jarama, em Espanha, com o seu P34. O francês Patrick Depailler foi o piloto que se estreou em prova com o carro, sendo que o seu colega, Jody Scheckter, estava desconfiado e permanecia ao volante de um automóvel mais convencional. Só mais tarde faria o teste.
Embora se tivesse deparado com alguns problemas de travões, Depailler conseguiu realizar uma prova eficiente. No Grande Prémio do Mónaco, alcançou mesmo um terceiro lugar, levando um automóvel de seis rodas para o pódio da Fórmula 1. O P34 haveria mesmo de conquistar um Grande Prémio na Suécia, já com Scheckter a pilotá-lo. No final da temporada, com a presença em dez pódios e uma vitória, o Tyrrell P34 garantia à equipa de Ken Tyrrell o terceiro lugar no campeonato dos construtores — a 12 pontos da Ferrari, a equipa campeã.
Eventualmente, a falta de desenvolvimento dos pneus da frente acabou por ditar o insucesso do projecto. Na segunda temporada, o automóvel não conseguiu alcançar os resultados da época anterior. Em 1978, A Tyrrell voltava a um design convencional e deixava para trás a ambição de apresentar um monolugar com seis rodas. Ainda assim, o P34 ficou na história — e esta peça que marca o imaginário colectivo dos desportos motorizados e, em particular, do automobilismo, vai poder ser vista em Portugal por todos os fãs da Fórmula 1 e de carros.
A configuração apresentada será a de 1976, com o motor exposto, idêntica àquela que permitiu a Jody Scheckter conquistar o Grande Prémio de Anderstorp. Quando o projecto terminou no final de 1977, Ken Tyrrell vendeu todos os modelos que haviam sido construídos, menos o carro que Scheckter pilotou para vencer na Suécia. Hoje, um P34 original está avaliado em mais de um milhão de euros.
Esta será a grande atracção desta edição do Estoril Classics, cujos bilhetes se encontram à venda por 20€ (para sexta-feira) ou por 35€ (para sábado e domingo). O passe geral custa 50€, sendo que os miúdos até aos 16 anos têm acesso livre ao paddock, desde que acompanhados por um adulto.
A programação completa — que inclui corridas e demonstrações com carros de diversas épocas e tipologias — pode ser consultada no site oficial do evento.