Praia, Guincho, Fortaleza do Guincho, Areal
©DRGuincho
©DR

Os melhores passeios em Cascais

É provável que se inspire com tanta gente no laréu. Cascais é assim. A pé, de bicicleta ou de barco, estes são os melhores passeios da zona.

Publicidade

Primeiro há que planear. Estudar as várias hipóteses, reunir um grupo de amigos (ou não) e depois fazer-se à pista. Seja para uma caminhada de ida e volta no Paredão de Cascais, seja para uma tarde de aventura num parque natural, para uma volta em duas rodas – com a respectiva informação de aluguer de bicicletas – ou um passeio em busca dos golfinhos que gostam de se mostrar perto da costa, reunimos ideias para todos os gostos. Sozinho ou numa excursão, de ténis nos pés ou fato de banho no corpo, há passeios para os românticos, os aventureiros, os exploradores, os que preferem andar sem horas.

Recomendado: Comer, comprar e passear: As melhores coisas para fazer em Cascais

Caminhar - os melhores sítios para exercitar as pernas ao ar livre

Paredão de Cascais

É provavelmente o primeiro sítio que vem à memória dos cascalenses quando querem fazer um passeio (ou uma corrida). Liga a Praia da Conceição, em Cascais, à Praia da Azarujinha, no Estoril, e tem no total 2750 metros. O percurso é feito com vários restaurantes de um lado e praias do outro, pelo que as horas de sol intenso são desaconselhadas – não vá dar vontade de saltar para a água.

Percurso da Duna da Cresmina

O ponto de partida é o Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina, cujos passadiços atravessam as dunas e levam até à Praia do Guincho. É um caminho pequeno, com cerca de 2 km, mas cheio de vida. Pode avistar diversas plantas nativas, algumas espécies de aves e usar a máquina fotográfica para imortalizar a paisagem. O percurso pode ser feito livremente, com auxílio dos painéis informativos, ou com auxílio de um gps portátil, requisitados no próprio núcleo.

Publicidade

Parque Natural Sintra-Cascais

A dimensão do Parque Natural Sintra-Cascais, nascido em 1994, numa junção de duas grandes zonas verdes de Cascais e do concelho vizinho, Sintra, ronda os 14.500 hectares. O que propomos é que passe pelo site www.natural.pt e descubra os vários percursos pedestres que podem ser feitos ao longo do parque. Ou então, parta à aventura e vá deixando pedrinhas pelo chão, para encontrar o caminho de volta.

Outras rotas

Se o que procura é juntar-se a um grupo de passeio organizado, junte-se à equipa da SAL (Sistemas de Ar Livre), uma empresa de animação turística que organiza passeios mensais em Cascais, muitas vezes gratuitos. Alguns acontecem pelos meandros da Serra de Sintra, outros exploram a costa do Guincho, outros levam até ao Santuário da Peninha, outros ficam-se pela Boca do Inferno. 2020 foi um ao para apagar do mapa, mas assim que a pandemia passar, terão novidades sobre as próximas rotas (informações e inscrições: www.sal.pt/cascais). Já a Portugal Walk Hike tem uma série de passeios a pé com diferentes níveis de dificuldade para se imiscuir na natureza do concelho de Cascais. O passeio “Western Europe Coves”, parte da Praia do Guincho e explora a Costa Atlântica com a suas magníficas vistas. Informações e inscrições: www.portugalwalkhike.com.

Bicicleta - velocidade a duas rodas

Ciclovia

Da mesma forma que o Paredão é o sítio mais óbvio para um passeio, a ciclovia que liga a Marina de Cascais à Praia do Guincho é o melhor sítio para andar de bicicleta. São 8,7 Km, sempre com o mar ao lado – parte do caminho tem duas ciclovias, uma de cada lado da estrada – e diferentes graus de dificuldade (sobretudo entre a Marina e os Oitavos). Claro que em dias de vento a dificuldade ainda é mais alta, mas nada que duas pernas fortes não superem.

Onde alugar bicicletas?

O município de Cascais tem a sua própria rede de bicicletas. Chama-se MobiCascais e permite alugar bicicletas a partir de 1€ (30 minutos). Há três pontos de recolha e entrega oficiais, um na Estação de Cascais, outro junto à Casa da Guia e outro à entrada do Parque Marechal Carmona, mas pode também apanhá-las directamente das docas instaladas em vários pontos do concelho, mediante um registo no site www.mobicascais.pt. Os cerca de 90 postos funcionam todos os dias das 08.00 às 19.00.

Barco - três ideias para meter (alguma) água

Dolphin Explorers

O nome não engana: é uma empresa de passeios de barco que o leva a ver golfinhos, esses bonitos cetáceos que costumam navegar pelas imediações de Cascais. O passeio faz-se a bordo de um semi-rígido, com partida da Marina de Cascais, que o leva pela costa durante cerca de duas horas, até encontrar golfinhos, com um skipper que percebe realmente do assunto – pode ter sorte e encontrar outras espécies amistosas. Além dos passeios para ver golfinhos, tem também a possibilidade de fazer pesca desportiva durante meio dia.

Marina de Cascais, Loja 11. 96 607 9248. Preço: a partir de 40€ (por pessoa).

Dreamboats

O sugestivo nome deste negócio de embarcações está perto daquele que é o objectivo máximo da empresa: realizar o sonho de quem deseja subir a bordo de um barco em Cascais. Tem barcos de pesca desportiva, tem veleiros, tem iates, tem um catamaran que leva até 50 pessoas, organiza passeios românticos, passeios para grupos, tudo o que possa imaginar. O site www.dreamboatsportugal.com apresenta-lhe o menu e só tem de escolher em que programa quer alinhar.

Marina de Cascais. 96 888 3037. Preços sob consulta.

Publicidade

Aquastart

Há 12 anos a operar no mar – ou melhor, no mercado – a Aquastart é uma das empresas mais requisitadas para quem quer andar de barco em Cascais e Oeiras (tem uma loja em cada marina). Com um cardápio de passeios extensíssimo, que vai de uma romântica navegação em veleiro ao pôr-do-sol a passeio de lancha durante quatro horas, e uma frota que junta semi rígidos, iates, jet skis, e outras embarcações, o melhor mesmo é passar no site www.aquastart.pt e escolher a rota que mais lhe apraz.

Marina de Cascais, Loja 22. 21 924 4754. Preços sob consulta.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade