Depois de destacarmos os sete concertos a não perder nesta edição do Ageas Cooljazz, em que o festival celebra o 20.º aniversário, desta vez trazemos todas as informações úteis de que poderá precisar para um mês de Julho cheio de música. Como sempre, o evento desdobra-se em várias datas, com múltiplas actuações por dia — é um festival que ocorre ao longo do tempo e que também tem DJ sets de entrada livre, ao domingo, nos jardins da Casa das Histórias Paula Rego.
Entre os cabeças de cartaz encontram-se Chaka Khan, Air, Jamie Cullum, Diana Krall, Fat Freddy’s Drop, Dino D’Santiago e Marina Sena. Este ano, a grande novidade é que a música se prolongará no recinto depois dos concertos. Há um novo palco, chamado Late Nights, que terá DJ sets de nomes como Alex D’Alva Teixeira, Progressivu, Sónia Trópicos, Pedro Tenreiro, Matilde Castro, Beatriz Pessoa e Daniel Mota, ou Pedro Dias de Almeida. Eis o que precisa de saber antes de partir para Cascais.
Bilhetes: quanto custam e onde comprar
Como sempre, não existem passes gerais no Ageas Cooljazz, apenas bilhetes para cada dia de concertos. Como os artistas em cada data são muito diversos e vêm de sítios distintos, os preços também variam. É possível conhecer todas as opções e comprar os ingressos no site oficial do festival, mas também nas habituais bilheteiras físicas. Em geral, os bilhetes costumam estar disponíveis entre os 30€ e os 40€, sendo que para a bancada são ligeiramente mais caros do que para a plateia em pé. É ainda possível reservar um camarote para assistir aos espectáculos.
Transportes e como chegar ao recinto
O Ageas Cooljazz divide-se entre o Parque Marechal Carmona e o Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais. Se vier de carro, existem quatro estacionamentos relativamente próximos. Pode conhecer as localizações nesta página dedicada aos transportes. Também existe um serviço de valet parking, caso queira estacionar no recinto com o máximo de conforto. Nesse caso, a entrada é feita pela Rua Frei Nicolau Oliveira. Uma alternativa é apanhar a carreira circular de autocarro M27, que passa por várias zonas da vila; ou o comboio que faz a ligação entre Lisboa e Cascais. A partir da estação de comboios, demora cerca de 15 minutos a pé até ao recinto.
A que horas abrem os portões?
As portas abrem sempre às 19.00, com os primeiros concertos a iniciarem-se uma hora depois. Aos domingos, os DJ sets acontecem também às 19.00 nos jardins da Casa das Histórias Paula Rego, mesmo ao lado do recinto principal do festival.
Os horários dos concertos
9 de Julho
20.00 Marwan
21.15 Lana Gasparøtti
22.30 Air
00.00 Pedro Dias de Almeida (DJ set)
10 de Julho
20.00 Onoma
21.00 Morcheeba
22.30 Chaka Khan
00.00 Alex D’Alva Teixeira (DJ set)
14 de Julho
19.00 Inês Lopes Gonçalves e Ivo Costa (DJ set)
19 de Julho
20.00 Rogério Pitomba Trio
21.00 MARO
22.30 Dino D’Santiago
00.00 Progressivu (DJ set)
21 de Julho
19.00 Vanda Miranda (DJ set)
26 de Julho
20.00 Eunice Barbosa
21.15 Manuel Oliveira Trio
22.30 Diana Krall
00.00 Pedro Tenreiro (DJ set)
27 de Julho
20.00 Salamandra
21.00 Luedji Luna
22.30 Marina Sena
00.00 Sónia Trópicos (DJ set)
28 de Julho
19.00 Wandson (DJ set)
30 de Julho
20.00 Gisela Mabel
21.15 Expresso Transatlântico
22.30 Fat Freddy’s Drop
00.00 Matilde Castro (DJ set)
31 de Julho
20.00 Guilherme Melo
21.15 Inês Marques Lucas
22.30 Jamie Cullum
00.00 Beatriz Pessoa e Daniel Mota (DJ set)
Mapa do recinto
A melhor forma de conhecer previamente o recinto do festival é explorar o mapa que está disponível no site do Ageas Cooljazz. Indica os locais dos palcos e todos os pontos de referência importantes, das casas de banho aos bares, passando pelas zonas de restauração.
O que se come e bebe?
Por falar nisso, se quiser jantar dentro do recinto do festival, explicamos-lhe já que poderá provar os hambúrgueres da Hamburgueria do Bairro, os cachorros quentes do Hot Dog da Linha, as pokes do Malukai e da Temaki Mania, as pizzas da Pizzaria Artesanal, os pregos e bifanas do caco — bem como os pães com chouriço preparados em forno de lenha — do Sr. Chouriço e as chicken wings do Epic Chicken. Delicie-se ainda com um gelado artesanal de fruta da Colé e prove a comida mexicana do Ao Ataco! e as especialidades mediterrânicas do Conversas. A Casa Ermelinda Freitas, a Estrella Damm, a Compal e a Delta são algumas das marcas de bebidas presentes no Ageas Cooljazz.