[title]
4 de Março de 1899. Um grupo de amigos, vizinhos, forma um clube e do clube nasce a Sociedade Musical União Paredense (SMUP). "Lisboa era ainda uma capital distante", lembra o livro SMUP - Retrato de Uma Colectividade Centenária, pelo que união era o necessário para dar força à cultura, com grande enfoque na música, não deixando os paredenses apagarem-se. Primeiro passo decisivo? A "criação de uma Filarmonia cuja primeira forma possível, dada a escassez de voluntários e instrumentos, foi a de uma fanfarra." É este o espírito que vai impregnar o dia 30 de Março, sábado escolhido pela sociedade musical para lembrar que o trabalho custa mas compensa.
O 125.º aniversário começa às 10.00, com uma caminhada (sujeita a inscrição) pelos trilhos de Almoçageme, com partida na Praia da Adraga (Sintra), onde se vai falar de maldições, planetas, Pitágoras e outras influências místicas e científicas que chegaram à música (leve também uma mochila com comes e bebes, que o almoço não está previsto pela organização). E, sim, vai haver banda sonora, neste caso, protagonizada pela flauta de Inês Nogueira, da banda da SMUP.
Se não está para acordar cedo, as portas da sociedade, na Parede, abrem-se às 15.00 para a festa. Da programação fazem parte "três peças-relâmpago" da Companhia de Teatro Jovem & Companhia de Teatro SMUP, um concerto da Orquesta Juvenil, uma vídeo-instalação e uma tertúlia. Às 20.00, a esplanada abre-se para um "grande churrasco" com Mister Raposo (também haverá uma banca vegana) e, às 21.00, abre-se o palco musical: começa com o concerto da Banda Filarmónica SMUP e continua, na pista do salão, com o bailarico garantido pelo Duo Infinito.
Caminhada. Praia da Adraga. Sáb, 30 Mar, 10.00. Gratuito (inscrição através de coordenacao@smup.pt)
Festa. SMUP - Rua Marquês de Pombal, 319, Parede. Sáb, 30 Mar, 15.00-01.30. Gratuito