[title]
É o primeiro co-living de saúde mental em Portugal. O projeto About the Self foi lançado oficialmente em Junho e é um espaço de bem-estar em Alcabideche, no concelho de Cascais, com 21 vilas individuais ou partilhadas, que proporcionam um espírito comunitário num local onde o objectivo é que todos se possam sentir bem.
Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a Bynd – Senior Residences, que já tinha um condomínio com lar de idosos a funcionar naquele local há alguns anos; e o Manicómio, um projecto especializado em cruzar a saúde mental com a criação artística e a criatividade.
“Aconteceu na altura da pandemia, quando se começou a ouvir falar mais sobre saúde mental”, explica à Time Out a directora do About the Self, Mónica Mateus, que trabalhava no Manicómio. “Nós criámos o conceito e a metodologia. Ter uma fragilidade emocional ou uma doença mental não pode ser um passaporte ou sentença para uma vida sem dignidade e propósito. Com este projecto, queremos dar uma nova oportunidade às pessoas, mostrar o seu valor e uma comunidade onde poderão ter uma vida activa, com experiências e significado.”
O co-living é destinado a pessoas de circunstâncias muito diferentes. Tanto podem ser hóspedes que sofrem de distúrbios de personalidade ou bipolaridade e que necessitam de um acompanhamento constante, pessoas com deficiências cognitivas ligeiras ou moderadas, mas também todos aqueles que simplesmente experienciem um burnout e precisem de um tempo para reorganizarem a sua vida nas melhores condições.
“No caso do burnout, criámos um programa corporate específico. As próprias actividades e o acompanhamento terapêutico são muito focados na dinâmica do regresso ao trabalho, naquilo que a pessoa pode fazer para prevenir um novo burnout, e conhecer os seus limites. É sempre uma intervenção muito individualizada, cada caso é um caso.”
Das 40 vagas, 20 estão reservadas a estadias de longa duração. As outras poderão ser mais temporárias: por exemplo, um pai que tenha uma criança ou um jovem menor a precisar de apoio mas necessite de uns dias de repouso, poderá marcar uma estadia de apenas alguns dias.
O About the Self proporciona acompanhamento psicológico, intervenção clínica ou psicomotricidade, mas também dá acesso a uma série de actividades mais lúdicas ou desportivas: no complexo existe uma sala de cinema, uma biblioteca, uma piscina interior e um ginásio polivalente. Organizam ateliers artísticos, sessões de yoga ou mindfulness, e fazem todas as sessões terapêuticas nas áreas verdes do empreendimento.
“É sem paredes nem salas fechadas. Temos uma abordagem de construção, cooperação e um ambiente que por si só é gerador de bem-estar. Funcionamos como uma comunidade em que todos cooperam de acordo com aquilo que podem dar. O objectivo é estar próximo das pessoas, criar uma relação, e ser muito pouco institucional. Ninguém usa fardamento, ninguém é tratado por doutor, existe uma relação mais horizontal com as pessoas”, explica Mónica Mateus, sublinhando a “vivência em comunidade”.
O valor diário – que inclui todas as actividades e o acompanhamento psicológico, mas também a alimentação, a lavandaria e limpeza do espaço – é de 75€. Porém, o About the Self estabeleceu protocolos com, por exemplo, a Câmara Municipal de Cascais, que permite aos munícipes desfrutarem das actividades do programa durante o dia por um valor reduzido, tendo em conta que a Bynd prescinde da sua margem de lucro. Está a ser fechado um acordo idêntico com a autarquia de Oeiras, entre outras parcerias. “Passam o dia connosco, almoçam e têm lanche incluído, e frequentam o programa das actividades de reabilitação.”
De acordo com Mónica Mateus, a Bynd – Senior Residences planeia abrir mais projectos deste género em Portugal, também em parceria com o Manicómio, nomeadamente na região centro do país.
Rua das Camélias, 179, Alcabideche (Cascais)