Notícias

Afine a voz: vem aí mais um Cascais Ópera

O evento acontece entre 23 de Abril e 4 de Maio de 2025 e a final ocupa o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Cascais Ópera
Cascais Ópera
Publicidade

A segunda edição do Cascais Ópera está marcada para os dias 23 de Abril a 4 de Maio de 2025. Este é um concurso co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I que pretende potenciar talentos emergentes no mundo da ópera.

Cantores que tenham entre 18 e 32 anos, de todas as tipologias vocais, podem candidatar-se aos galardões que, no total, somam mais de 40 mil euros, distribuídos por nove categorias. Além dos prémios monetários, os vencedores terão oportunidade de assinar contratos com festivais e teatros de ópera ou de ser convidados para digressões internacionais, uma vez que os participantes terão contacto directo com diversos agentes do circuito.

As inscrições para este concurso internacional de canto lírico abriram a 1 de Outubro e as candidaturas estão abertas até 15 de Dezembro. As provas finais irão acontecer no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a orquestra do Teatro Nacional de São Carlos - Orquestra Sinfónica Portuguesa.

O Cascais Ópera conta com direcção artística do reputado barítono russo Sergei Leiferkus, que na próxima edição será o presidente do júri. O painel internacional inclui também nomes grandes da ópera como Pal Moe, Ivan van Kalmthout, Anna Samuil, Juliane Banse, Jennifer Larmore e Eliane de Kat.

A primeira edição do concurso decorreu em diversos espaços culturais de Cascais, com a final a realizar-se no próprio Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Ao todo, foram registadas mais de 200 candidaturas de 39 países. O barítono coreano Hae Kang foi distinguido com o prestigiado Grand Prix Égide. No que toca ao talento nacional, Sílvia Sequeira recebeu o primeiro prémio “Teresa Berganza” para voz feminina; e Teresa Sales Rebordão e Constança Melo foram contratadas para vários festivais e óperas.

+🍁 As melhores coisas para fazer em Cascais no Outono

Últimas notícias

    Publicidade