[title]
Aquilo que começou por ser quase uma brincadeira entre amigos é hoje um campeonato de surf falado em todo o mundo, e um dos favoritos entre os atletas. A próxima edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong está aí à porta e, como já é costume, conta com a presença de pesos-pesados desta modalidade. Seja entendido ou não de surf, o evento promete e, a avaliar pelas edições anteriores, sempre cumpre. Este ano, o período de espera começa já dia 11 de Janeiro e termina a 11 de Março. Assim que a luz verde for dada e a data da prova marcada, espere surf do bom e do melhor, competição de alto nível e muita animação.
Antes de avançarmos com as novidades para este ano, uma breve explicação para os novatos nestas andanças. O período de espera não é um conceito estranho para quem acompanha o surf profissional, mas se for a sua primeira vez num campeonato, aqui fica uma explicação rápida: este evento depende das condições do mar e vento ideais para garantir a formação de ondas tubulares dignas de uma competição de alto nível. Por esta razão, é definido um período entre o qual os surfistas devem estar prontos para entrar na água, assim que tudo estiver alinhado (força e direcção do vento, mais tamanho e intensidade da ondulação, ou swell se quiser parecer mais “pro”). O alerta para o grande dia D é dado com apenas 72 horas de antecedência, depois de um acompanhamento das previsões do mar e da atmosfera, tempo que os surfistas têm, venham de onde vierem, para se apresentarem na competição, que tem a duração de um dia.
E com o que é que podemos contar este ano?
Seja em que dia for, no Capítulo Perfeito powered by Billabong há sempre muito talento – nacional e internacional –, uma energia incrível e momentos únicos na praia. Mas e novidades? Este ano, para além da categoria de wild-card que já existia, foi aberta a de wild-card performance, que dará à organização a oportunidade de endereçar um convite de última hora a um surfista internacional que se destaque em ondas tubulares durante o período de espera do evento.
Outra importante novidade para 2025 é o special women heat, que vai reunir algumas das melhores surfistas portuguesas numa bateria especial que acontecerá entre as meias-finais e a final do Capítulo Perfeito. Este side event irá contar com as surfistas Camila Cardoso, Kika Veselko, Yolanda Hopkins e Mafalda Lopes, que sublinha que este “é o caminho que tem de se seguir” para mostrar ao mundo que o surf feminino tem muito para dar.
Para além destas surfistas, têm entrada directa para a competição oito surfistas internacionais – Aritz Aranburu, Balaram Stack, Bruno Santos, Clay Marzo, Craig Anderson, Noa Deane, Noah Beschen e Rob Machado – e quatro surfistas portugueses – João Maria Mendonça, Miguel Blanco, Nic von Rupp e Pedro Boonman. A eles junta-se o vencedor da edição passada, Tiago Stock, que aproveita o wild-card de campeão em título.
Dependentes da votação do público para garantir a sua entrada na categoria de surfistas nacionais estão Martim Carrasco, António Cardoso, Martim Fortes, Luís Perloiro, Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e João Guedes. Pode escolher os seus favoritos até dia 11 de Janeiro no site do evento.
Para quem sair vencedor deste dia há também uma novidade. O prize money em 2025 sobe para os 50.000€.
Se não conseguir ir à praia no dia, não se preocupe, pois não está condenado a perder o espectáculo. Pode acompanhar tudo através da transmissão em directo pela Sport TV e também em webcast bilíngue no site.
Desde sempre atento à responsabilidade social, o Capítulo Perfeito criou para este ano uma t-shirt especial ilustrada com imagens dos cartazes de todas as edições anteriores. Custa 30€ e há apenas 100 exemplares, por isso não perca a oportunidade. Pode garantir a sua através das redes sociais do evento ao mesmo tempo que ajuda a Associação Olhar, dedicada ao apoio à saúde mental, com 50% do valor de cada venda.
Rui Costa, fundador deste conceito de prova que entretanto já “criou uma comunidade internacional nesta procura dos melhores tubos”, reconhece o “dever da organização em apresentar as melhores ondas ao público e cumprir as expectativas dos surfistas”. Por isso, vão fazer tudo o que for possível para o tornar sempre melhor. Encontramo-nos num dia perfeito em Carcavelos?