Notícias

Carminho e Mayra Andrade juntam-se ao Coala Festival

A primeira edição portuguesa do festival brasileiro acontece em Cascais em 2024. BaianaSystem é mais uma confirmação no cartaz, onde já estava Gilberto Gil.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Música, World Music, Mayra Andrade
© DRMayra Andrade
Publicidade

É uma das grandes novidades no circuito dos festivais de música em Portugal para o próximo ano. A primeira edição europeia do Coala Festival – um evento de origem brasileira – realiza-se no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, a 1 e 2 de Junho de 2024.

Esta quinta-feira, 7 de Dezembro, a organização anunciou três nomes que se juntam ao cartaz: a fadista portuguesa Carminho, que este ano lançou o álbum Portuguesa; a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, radicada em Lisboa há vários anos; e o grupo brasileiro BaianaSystem.

Juntam-se ao já confirmado Gilberto Gil, lenda da música popular brasileira, que ainda recentemente se apresentou em Portugal. “Virámos referência no Brasil e, agora, vamos levar esta identidade para Portugal com foco não apenas na música brasileira, mas na música em língua portuguesa como um todo, unindo as pontas do triângulo África, Portugal e Brasil", explica o curador e sócio-fundador do Coala Festival, Gabriel Andrade, citado no comunicado oficial de anúncio.

Quem também vai trabalhar na programação do Coala Festival em Portugal é o músico e escritor Kalaf Epalanga, angolano radicado por cá há muitos anos, que tem obra própria mas que é mais conhecido como um dos elementos dos Buraka Som Sistema. 

"Vivemos um período extraordinário na música global, onde as noções de centro e periferia estão a ser redefinidas, e essa realidade é claramente percebida nos países de expressão portuguesa. Este momento singular desencadeia um potencial criativo sem precedentes, transformando a música popular em algo cada vez mais fluido e inovador. No coração desta transformação, vejo o Coala Festival como um lugar excepcional para explorar estas novas fronteiras sonoras, onde a tradição e a contemporaneidade se encontram para dar vida a experiências musicais inesquecíveis”, acrescenta Kalaf Epalanga.

Hipódromo Manuel Possolo. Avenida da República, 371, Cascais

+ O que há de novo em Cascais

Últimas notícias

    Publicidade