[title]
A Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, prepara-se para celebrar o 15.º aniversário com a mais abrangente mostra da colecção da artista portuguesa alguma vez realizada. “A Coleção da CHPR em Diálogo” é inaugurada a 31 de Outubro.
“A exposição assume a plena missão deste museu ao disponibilizar a sua colecção de forma mais estável, durante um ano, e estabelecendo uma nova e estimulante leitura, que não obedece necessariamente ao critério cronológico, antes organizando as obras num novo diálogo que valoriza as especificidades do trabalho artístico de Rego e os diferentes aspectos em que se foi centrando ao longo de seis décadas”, afirma a curadora e coordenadora da programação e conservação do museu, Catarina Alfaro.
Esta colecção, doada pela própria artista, reflecte o percurso artístico e criativo ao longo da sua carreira. São pinturas, desenhos, uma obra têxtil de grandes dimensões, parte do seu espólio documental e uma pintura doada pela sua família em 2023.
A Câmara Municipal de Cascais afirma continuar empenhada na expansão da colecção, através da aquisição de obras das décadas de 1960 e 1970. A mostra “A Coleção da CHPR em diálogo” destaca a mais recente: a pintura com colagem de 1977 “Rei Canuto”, adquirida no ano passado.
Além da nova exposição, a Casa das Histórias Paula Rego promove a partir de 31 de Outubro a quarta edição da Oficina de Gravura, uma programação que inclui diferentes ateliers, workshops, cursos técnicos e dias de experimentação livre, de forma a manter o museu “activo e despretensioso”.
Avenida da República, 300, Cascais. Ter-Dom 10.00-18.00. 5€