[title]
Chamam-se Jornadas Portuguesas da Gastronomia e são um novo evento promovido pela Câmara Municipal de Cascais. Sob o tema "A Doçaria Portuguesa: passado, presente e futuro", irá realizar-se a 20 e 21 de Março no Centro Cultural de Cascais.
Estas jornadas vão incluir degustações, workshops, mesas-redondas e palestras, com a participação de especialistas e investigadores da área da gastronomia. Haverá, por exemplo, uma palestra sobre as origens das nozes de Cascais. Outros doces em destaque são os jesuítas, as queijadas de Sintra, o alfenim e a doçaria regional açoriana.
Conte ainda com um painel que vai questionar e reflectir sobre as origens dos doces conventuais, uma conversa sobre a inovação na doçaria e outra sobre a sustentabilidade na produção gastronómica. Será também feito um roteiro literário por Cascais, que inclui uma degustação de doces tradicionais e do vinho de Carcavelos; e um cocktail e jantar organizado pelo Cascais Food Lab na Casa de Santa Maria.
As inscrições para assistir aos diferentes momentos e participar nas Jornadas Portuguesas da Gastronomia podem ser feitas online. A maior parte das actividades têm entrada gratuita, mas algumas das iniciativas, como os workshops ou o jantar final, têm um custo. O programa completo pode ser consultado no site da autarquia.
Avenida Rei Humberto II de Itália, Cascais. 21 481 5660