Notícias

De passeios de barco a visitas nocturnas: assim será o Dia Internacional dos Museus em Cascais

Dia 18 de Maio, onze equipamentos culturais de Cascais dão a conhecer raridades, promovem maratonas fotográficas ou passeios de galeão. Muitos estão abertos até às 22.00, todos têm entrada gratuita.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Casa das Histórias Paula Rego
Ana LuziaCasa das Histórias Paula Rego
Publicidade

Visitar a Casa das Histórias Paula Rego pela calada da noite? Check! Conhecer o único marégrafo do mundo a funcionar em perfeitas condições desde 1882? Bingo! Passear a bordo de um galeão? Claro! Estas e outras actividades serão possíveis de realizar este sábado, 18 de Maio, data que congrega o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus. Ao todo, são 11 os equipamentos culturais de Cascais que abrem portas e deixam entrar sem pagar, muitos deles até às 22.00.

Primeiro vamos às raridades: das 08.00 às 21.30 vai ser possível subir ao varandim exterior do torreão do Museu Condes de Castro Guimarães (caso as condições climatéricas o permitam); também o Marégrafo de Cascais, um dos primeiros observatórios europeus dedicado ao estudo das correntes e marés, vai estar aberto a visitas; e o galeão do sal Estou Para Ver leva a passear os mais curiosos (que poderão ajudar a manobrá-lo, desde o içar das velas), dando a descobrir curiosidades sobre a pesca e as actividades náuticas nas águas de Cascais. O galeão vai até ao Farol da Guia ou em direcção à zona de reserva natural da Praia das Avencas, sendo a primeira saída às 09.30 e a segunda às 11.30, no Cais de Receção da Marina de Cascais.

Galeão do sal Estou Para Ver
DRGaleão do sal Estou Para Ver

Já no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, haverá oportunidade para construir uma ciranda (às 10.00 e às 11.30), que serve para peneirar cereais, mas que também é usada como instrumento de música para acompanhar o canto e a dança de roda. 

Marégrafo
DRMarégrafo

Mas se tudo é gratuito e de horário prolongado, o dia 18 pode ser apenas uma oportunidade para ver as exposições que anda a adiar. A Casa das Histórias Paula Rego, o Centro Cultural de Cascais, o Museu Condes Castro Guimarães, o Museu da Música Portuguesa – Casa Verdade de Faria, o Museu da Vila e o Museu do Mar Rei D. Carlos estarão abertos das 10.00 às 22.00, sem interrupções. Já a Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela, o Forte São Jorge Oitavos, a Casa de Santa Maria, o Farol Santa Marta e o Forte Santo António da Barra podem ser visitados até às 18.00. 

Passeio de veraneio e conversas de colo

Da programação fazem também parte “A Maratona Fotográfica”, que convida o público a fotografar pelos vários museus de Cascais e a visita orientada “O Charme do Veraneio em Cascais”, sobre a forma como "o veraneio alterou a malha urbana e marcou profundamente a arquitectura local" (vai desde o Museu da Vila até ao Palácio Condes de Castro Guimarães e à Casa de Santa Maria).

Maratona fotográfica
DRMaratona fotográfica

E as crianças? Também têm muito com que se divertir e aprender. No Jardim da Casa das Histórias Paula Rego, por exemplo, o programa "No Colo da Natureza" (dos 0 aos 3 anos, às 11.00) abre uma conversa com a enfermeira de Saúde Materna Isabel Cruz sobre a linguagem do corpo e os laços que ligam os bebés aos que os rodeiam. Para crianças dos 4 aos 12 anos, a exposição "Manifesto", com obras de Paula Rego, será o grande foco de exploração sensorial, às 11.00 e às 15.00. Está também programado o momento "Conta-me Histórias", pensado para crianças maiores de 3 anos e com o ponteiro apontado para as 15.00, como uma conversa à volta dos elementos vegetais do jardim. Já o Centro Cultural de Cascais ensina a visitar exposições, numa visita orientada para maiores de 6 anos, pelas exposições de Lucien Hervé, Ruth Orkin e Maria Luisa Ruiz-Tagl, marcada para as 10.30.

O programa completo do Dia Internacional dos Museus, em Cascais pode ser consultado online. Todas as actividades carecem de marcação prévia, até ao dia 16 de Maio, através do e-mail envolvete@fdl.pt ou do formulário online disponibilizado pelos organizadores.

Vários locais. 18 Mai. Vários horários

A Time Out é linda! Junte-se a nós no Santo António à la Time Out

+ O que há de novo em Cascais

+ Sr. Manuel: o seafood bar da Rua Amarela tem uma carta (e uma cara) nova

Últimas notícias

    Publicidade