[title]
Visitar a Casa das Histórias Paula Rego pela calada da noite? Check! Conhecer o único marégrafo do mundo a funcionar em perfeitas condições desde 1882? Bingo! Passear a bordo de um galeão? Claro! Estas e outras actividades serão possíveis de realizar este sábado, 18 de Maio, data que congrega o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus. Ao todo, são 11 os equipamentos culturais de Cascais que abrem portas e deixam entrar sem pagar, muitos deles até às 22.00.
Primeiro vamos às raridades: das 08.00 às 21.30 vai ser possível subir ao varandim exterior do torreão do Museu Condes de Castro Guimarães (caso as condições climatéricas o permitam); também o Marégrafo de Cascais, um dos primeiros observatórios europeus dedicado ao estudo das correntes e marés, vai estar aberto a visitas; e o galeão do sal Estou Para Ver leva a passear os mais curiosos (que poderão ajudar a manobrá-lo, desde o içar das velas), dando a descobrir curiosidades sobre a pesca e as actividades náuticas nas águas de Cascais. O galeão vai até ao Farol da Guia ou em direcção à zona de reserva natural da Praia das Avencas, sendo a primeira saída às 09.30 e a segunda às 11.30, no Cais de Receção da Marina de Cascais.
Já no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, haverá oportunidade para construir uma ciranda (às 10.00 e às 11.30), que serve para peneirar cereais, mas que também é usada como instrumento de música para acompanhar o canto e a dança de roda.
Mas se tudo é gratuito e de horário prolongado, o dia 18 pode ser apenas uma oportunidade para ver as exposições que anda a adiar. A Casa das Histórias Paula Rego, o Centro Cultural de Cascais, o Museu Condes Castro Guimarães, o Museu da Música Portuguesa – Casa Verdade de Faria, o Museu da Vila e o Museu do Mar Rei D. Carlos estarão abertos das 10.00 às 22.00, sem interrupções. Já a Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela, o Forte São Jorge Oitavos, a Casa de Santa Maria, o Farol Santa Marta e o Forte Santo António da Barra podem ser visitados até às 18.00.
Passeio de veraneio e conversas de colo
Da programação fazem também parte “A Maratona Fotográfica”, que convida o público a fotografar pelos vários museus de Cascais e a visita orientada “O Charme do Veraneio em Cascais”, sobre a forma como "o veraneio alterou a malha urbana e marcou profundamente a arquitectura local" (vai desde o Museu da Vila até ao Palácio Condes de Castro Guimarães e à Casa de Santa Maria).
E as crianças? Também têm muito com que se divertir e aprender. No Jardim da Casa das Histórias Paula Rego, por exemplo, o programa "No Colo da Natureza" (dos 0 aos 3 anos, às 11.00) abre uma conversa com a enfermeira de Saúde Materna Isabel Cruz sobre a linguagem do corpo e os laços que ligam os bebés aos que os rodeiam. Para crianças dos 4 aos 12 anos, a exposição "Manifesto", com obras de Paula Rego, será o grande foco de exploração sensorial, às 11.00 e às 15.00. Está também programado o momento "Conta-me Histórias", pensado para crianças maiores de 3 anos e com o ponteiro apontado para as 15.00, como uma conversa à volta dos elementos vegetais do jardim. Já o Centro Cultural de Cascais ensina a visitar exposições, numa visita orientada para maiores de 6 anos, pelas exposições de Lucien Hervé, Ruth Orkin e Maria Luisa Ruiz-Tagl, marcada para as 10.30.
O programa completo do Dia Internacional dos Museus, em Cascais pode ser consultado online. Todas as actividades carecem de marcação prévia, até ao dia 16 de Maio, através do e-mail envolvete@fdl.pt ou do formulário online disponibilizado pelos organizadores.
Vários locais. 18 Mai. Vários horários
A Time Out é linda! Junte-se a nós no Santo António à la Time Out
+ Sr. Manuel: o seafood bar da Rua Amarela tem uma carta (e uma cara) nova