[title]
A organização das Festas do Mar acaba de revelar no Facebook o cartaz deste ano: entre 22 de Agosto e 1 de Setembro, no palco instalado na Baía de Cascais, vai poder ouvir-se Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Fernando Daniel, António Zambujo e muito mais – sempre em português.
Dividido entre dois fins-de-semana, o festival de música totalmente gratuito arranca a 22 de Agosto, quinta-feira, com Rui Veloso. Nos dias seguintes actuam Bárbara Bandeira (Sex, 23), Fernando Daniel (Sáb, 24) e António Zambujo (Dom, 25).
No segundo fim-de-semana de festa é a vez de Bárbara Tinoco (Qui, 29), Tiago Bettencourt (Sex, 30) e Carolina Deslandes (Sáb, 31) darem música a Cascais, ficando o último dia (Dom, 1 de Set), como já é tradição, a cargo da Orquestra Sinfónica de Cascais, que este ano celebra os 40 anos do Oceano Pacífico, programa de rádio da RFM.
Os concertos principais são antecedidos por outros momentos musicais em português – Soraia Tavares canta a 29 de Agosto e Irma a 30, por exemplo – e ainda por uma actuação dedicada aos mais novos: Ruca (22 Ago), Heidi e a Abelha Mágica (23), Bluey (24), Pocoyo (29), Porquinha Peppa (30) e Cocomelon (31) prometem dar um ar da sua graça às 18.30, antes de o sol se pôr.
O palco Sagres, instalado a poucos passos do palco principal, perto do Forte do Cidadela, apresenta todos os dias jovens talentos de Cascais a partir das 19.00. Entre os dois palcos – e até ao Jardim Visconde da Luz, conte com várias bancas dedicadas à gastronomia e ao artesanato.
Os primórdios das Festas do Mar
Tradição desde 1942, a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes (Património Cultural Imaterial) está na origem daquilo que viriam a ser as Festas do Mar. A procissão começou a ser feita no ano em que as obras na Igreja dos Navegantes ficaram concluídas. Embora tenham existido alguns interregnos ao longo dos tempos, desde 1992 que acontece de forma contínua. Os andores com as imagens de devoção vão por terra e pelo mar, desde a Igreja de Nossa Senhora da Assunção até ao cais da Praia da Ribeira, onde são colocados nos barcos de pesca, para seguirem até à zona da Guia. É lá que se cumpre um dos rituais mais marcantes e simbólicos, com a oração de homenagem aos pescadores falecidos. Invocam-se preces, lançam-se flores ao mar e os barcos buzinam.
Este ano, acontece a 1 de Setembro, domingo, a partir das 15.00.
Festas do Mar. Baía de Cascais. 22 Ago-1 Set. Entrada livre