Notícias

Durão Barroso, Mariana Van Zeller e Sherri Aldis entre as primeiras confirmações das Conferências do Estoril

A próxima edição do evento acontece a 24 e 25 de Outubro, no campus da Nova SBE em Carcavelos. Time to ReThink é o mote.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Conferências do Estoril
DR
Publicidade

Já são conhecidos os primeiros oradores da próxima edição das Conferências do Estoril, que já tinham sido anunciadas em Março e se realizam a 24 e 25 de Outubro no campus da Nova SBE em Carcavelos. Na lista estão o ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro ministro José Manuel Durão Barroso; o cientista chefe da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, Carlos Gonçalo das Neves; o director do Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, Sherri Aldis; a jornalista Mariana Van Zeller, autora da popular série da National Geographic Na Rota do Tráfico; ou a jovem refugiada e Embaixadora de Jovens Imigrantes e Refugiados no Green Card Voices, Zaynab Ali Abdi.

A nona edição do evento vai contar ainda com a directora do escritório em Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População, Mónica Ferro; com o fundador e CEO da EngineEars, uma plataforma inovadora para engenheiros de som e produtores musicais, Derek Ali; com o prémio Nobel da Medicina Sir Richard Roberts; e com a artista, activista e membro do Movimento Mulheres do TIX, Watatakalu Yawalapiti.

Tempo de repensar

O mote deste ano é Time to ReThink, com uma programação baseada em cinco pilares temáticos: Paz, Políticas, Planeta, Inteligência Artificial & Tecnologia e Longevidade. 

“Estamos muito confiantes na relevância dos oradores e na diversidade de temas num ano que passará à história como o ano com mais guerras e conflitos armados activos desde a Segunda Guerra Mundial, mas também marcado pelas alterações geopolíticas decorrentes do facto de haver 70 processos eleitorais em curso em todo o mundo, com particular destaque para as eleições europeias e americanas”, realça a directora executiva das Conferências do Estoril, Laurinda Alves. “Acresce a tudo isto o facto de 2024 ser o ano histórico da transição demográfica, pois há pela primeira vez mais pessoas no planeta com mais de 65 anos do que com menos de 16. Por tudo isto, mantemos o compromisso de inspirar todas as gerações a promover um mundo melhor e continuamos empenhados em contribuir para a sensibilização da nossa sociedade para a necessidade de uma mudança urgente para que todos possamos viver de forma mais sustentável, humanizada, justa e equitativa”, acrescenta ainda.

Este ano, e pela primeira vez, junta-se à organização o Digital Data Design Institute de Harvard (D^3), que se dedica ao estudo do impacto das novas tecnologias no mundo e nos negócios. Trata-se de uma parceria conjunta com a Nova SBE, Nova Medical School, Câmara Municipal de Cascais e Turismo de Portugal.

O acesso às Conferências do Estoril é gratuito, mas sujeito a inscrição, uma vez que os lugares presenciais são limitados. Contudo, também é possível assistir aos debates em directo através de uma plataforma digital, aberta ao mundo inteiro de forma livre.

Conferências do Estoril, Nova SBE em Carcavelos. 24 e 25 de Outubro. Grátis

+ O que há de novo em Cascais

+ Da praia à mesa: as melhores coisas para fazer em Carcavelos

Últimas notícias

    Publicidade