[title]
Já são conhecidos os primeiros oradores da próxima edição das Conferências do Estoril, que já tinham sido anunciadas em Março e se realizam a 24 e 25 de Outubro no campus da Nova SBE em Carcavelos. Na lista estão o ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro ministro José Manuel Durão Barroso; o cientista chefe da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, Carlos Gonçalo das Neves; o director do Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, Sherri Aldis; a jornalista Mariana Van Zeller, autora da popular série da National Geographic Na Rota do Tráfico; ou a jovem refugiada e Embaixadora de Jovens Imigrantes e Refugiados no Green Card Voices, Zaynab Ali Abdi.
A nona edição do evento vai contar ainda com a directora do escritório em Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População, Mónica Ferro; com o fundador e CEO da EngineEars, uma plataforma inovadora para engenheiros de som e produtores musicais, Derek Ali; com o prémio Nobel da Medicina Sir Richard Roberts; e com a artista, activista e membro do Movimento Mulheres do TIX, Watatakalu Yawalapiti.
Tempo de repensar
O mote deste ano é Time to ReThink, com uma programação baseada em cinco pilares temáticos: Paz, Políticas, Planeta, Inteligência Artificial & Tecnologia e Longevidade.
“Estamos muito confiantes na relevância dos oradores e na diversidade de temas num ano que passará à história como o ano com mais guerras e conflitos armados activos desde a Segunda Guerra Mundial, mas também marcado pelas alterações geopolíticas decorrentes do facto de haver 70 processos eleitorais em curso em todo o mundo, com particular destaque para as eleições europeias e americanas”, realça a directora executiva das Conferências do Estoril, Laurinda Alves. “Acresce a tudo isto o facto de 2024 ser o ano histórico da transição demográfica, pois há pela primeira vez mais pessoas no planeta com mais de 65 anos do que com menos de 16. Por tudo isto, mantemos o compromisso de inspirar todas as gerações a promover um mundo melhor e continuamos empenhados em contribuir para a sensibilização da nossa sociedade para a necessidade de uma mudança urgente para que todos possamos viver de forma mais sustentável, humanizada, justa e equitativa”, acrescenta ainda.
Este ano, e pela primeira vez, junta-se à organização o Digital Data Design Institute de Harvard (D^3), que se dedica ao estudo do impacto das novas tecnologias no mundo e nos negócios. Trata-se de uma parceria conjunta com a Nova SBE, Nova Medical School, Câmara Municipal de Cascais e Turismo de Portugal.
O acesso às Conferências do Estoril é gratuito, mas sujeito a inscrição, uma vez que os lugares presenciais são limitados. Contudo, também é possível assistir aos debates em directo através de uma plataforma digital, aberta ao mundo inteiro de forma livre.
Conferências do Estoril, Nova SBE em Carcavelos. 24 e 25 de Outubro. Grátis
+ Da praia à mesa: as melhores coisas para fazer em Carcavelos