[title]
Depois de cinco meses encerrada para obras, a Loja das Meias de Cascais reabriu. Quem passa distraído à porta do emblemático edifício encarnado na baixa da vila, a poucos passos da baía, pode não dar por nada, mas lá dentro tudo mudou. O projecto de arquitectura de interiores dos italianos Cardinali & Gazzabin Architects rasgou as montras, dando mais luz ao espaço, que ganhou ainda uma instalação em latão dourado que atravessa os três andares e exibe peças emblemáticas das marcas expostas nos cabides e prateleiras. A gigantes como Celine, Loewe, Balmain, Givenchy, Ferragamo, Pucci, Missoni ou Dolce & Gabanna, que já tinham morada em Cascais antes da remodelação, juntam-se agora três novas marcas: Jacquemus, JW Anderson e AMI Paris.
O requinte está por todo o lado – nas linhas e cores suaves da decoração, nos sofás confortáveis do lounge e das zonas dos provadores, no aroma das velas Baobab que se espalha pelo espaço e no serviço personalizado que inclui champanhe Moët & Chandon e bombons da Godiva. Mas nem por isso o ambiente é intimidante ou a roupa e acessórios exclusivos para grandes eventos: na varanda ao lado da entrada, onde estão a Jacquemus e a JW Anderson, as colecções são mais jovens; e o segundo piso, umas águas furtadas onde estão as peças da AMI Paris, da MSGM e da Zadig&Voltaire, para homem e mulher, é descontraído e mais alternativo.
A aposta na loja de Cascais acompanha o aumento de estrangeiros na vila – visitantes e residentes. Segundo Pedro Miguel Costa, bisneto do fundador e actual director-geral, "a Loja das Meias está há mais de 120 anos na vanguarda do mundo da moda e sem dúvida que a crescente procura por produtos de luxo foi o grande impulsionador para renovarmos completamente a loja de Cascais. Estando inserida numa vila que se tem diferenciado pela oferta muito qualitativa em termos de hotéis, campos de golfe, resorts e eventos internacionais, há um crescente público de nacionais e estrangeiros que procuram moda de luxo, fazendo todo o sentido estarmos aqui.”
A Mulher e a Moda
Carteiras, sapatos, calças, camisas, perfumes, vestidos e tops – há muito para explorar, assim a carteira o permita. Mas se visitar a Loja das Meias de Cascais não pode deixar de parar na escadaria para apreciar o painel A Mulher e a Moda do artista plástico Querubim Lapa. Criado em 1960 para a primeira Loja das Meias do Rossio, tem agora uma parte em Cascais. Em breve, será instalado um QR code junto à obra para que todos possam saber mais sobre ela, sobre o autor e sobre a história da loja que em 1905 começou por vender meias e espartilhos e em 1925 se tornou a primeira do país a ter um elevador comercial.
Avenida Valbom 4, Cascais. Seg-Sáb 10.30-19.00