Notícias

Era chef pasteleiro num Michelin, mas decidiu abrir uma padaria na Malveira da Serra

O colombiano Mauricio Roesel largou a alta gastronomia para se dedicar aos pães e croissants. A Masa Bakery foi inaugurada no Verão passado.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Masa Bakery
Sara Falcão
Publicidade

Com mais de 20 anos de experiência em restauração, há muito que o colombiano Mauricio Roesel deixou a América do Sul para trabalhar na Europa. Depois de passar por Londres, resolveu vir para Portugal. E embora tivesse a ambição de se tornar um empreendedor, o destino levou-o ao Alma, o restaurante do chef Henrique Sá Pessoa distinguido com duas estrelas Michelin, onde trabalhou como chef pasteleiro.

“Mas cheguei a um momento em que já não havia um tecto que eu conseguisse ultrapassar, ficar nos próximos cinco ou dez anos no Alma já não era sustentável”, explica Mauricio Roesel à Time Out. Resolveu então abrir, a 17 de Julho do ano passado, a Masa Bakery, na Malveira da Serra.

Masa Bakery
Sara Falcão

Por viver em Cascais com a mulher, queriam ter o negócio no concelho. Acabaram por encontrar um espaço no Parque Natural de Sintra-Cascais, numa localidade onde a vida e tradição saloia se entrelaçam com o cosmopolitismo internacional de Cascais e Sintra. 

Mauricio descreve a Masa como uma “micro bakery”. Tudo começou, explica, com os croissants, tanto doces como salgados. Há na versão simples, mistos, com chocolate, amêndoa ou com salsichas de Frankfurt, entre outras opções. De vez em quando testa versões diferentes mais sazonais, como quando no Verão fez um croissant de figos e mascarpone; ou como no Inverno desenvolveu um de nozes e café. Também já experimentou fazer os populares cruffins – um híbrido entre o croissant e o muffin. Foram um sucesso.

Masa Bakery
Sara Falcão

O pão, de fermentação lenta e 100% natural, sai todos os dias do forno na Masa Bakery. Mas trata-se de uma pequena produção artesanal, em que em cada dia há pães distintos. Na semana em que visitámos a pequena padaria, havia baguetes, pão 100% de centeio, pão com chouriço ou pão com mistura de sementes. 

“Não existe uma ementa completamente fixa escrita em pedra”, explica Mauricio sobre o espírito do projecto que tem vindo a atrair clientes de todos os cantos de Cascais. Em breve, adianta, quer apostar mais no café de especialidade (e nos seus derivados) e noutro tipo de produtos de pastelaria, como éclairs. “Gosto de estar sempre a aprender e a explorar o novo.”

Masa Bakery
Sara Falcão

O espaço discreto, com um balcão e um pequeno corredor, por coincidência acolheu outrora uma loja de outro tipo de croissants, a Croissants da Serra. Se quiser provar as especialidades da Masa Bakery, pode fazê-lo na esplanada com capacidade para cerca de 15 pessoas ou nos muitos sítios da Malveira da Serra com uma vista privilegiada sobre a costa do Guincho.

Rua de Cascais, 938B, Malveira da Serra (Alcabideche). Qua-Sex 09.00-17.00; Sáb-Dom 09.00-14.00

+ As melhores padarias de Cascais

Últimas notícias
    Publicidade