[title]
A Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC) vai mudar-se para a Academia de Artes do Estoril, que ocupa o emblemático Edifício Cruzeiro. A inauguração oficial das novas instalações acontece esta quinta-feira, 12 de Setembro, a partir das 17.00.
Aquele que foi o primeiro centro comercial do país e que foi reabilitado nos últimos anos pela autarquia para servir como pólo cultural – tendo sido inaugurado para esta nova vida no início de 2023 – passa agora a albergar a Escola Profissional de Teatro de Cascais, que vai ocupar 10 salas no edifício.
Além de salas de aula, a estrutura irá integrar uma sala de espectáculos com capacidade para 300 pessoas, um palco de 150 metros quadrados e três camarins. As novas instalações são modernas e tecnicamente adequadas à execução do plano curricular. No dia da inauguração, a recém-nomeada directora pedagógica da Escola Profissional de Teatro de Cascais, Maria Duarte, irá apresentar o seu novo projecto pedagógico, que repensa para o futuro a escola fundada por Carlos Avilez (1939-2023) há 32 anos, e que até então funcionava em Alcabideche.
“As novas directrizes propõem-se a projectar uma escola com capacidade de resposta às ramificações globais no exercício da profissão teatral e artística, bem como a sua internacionalização”, adianta a escola em comunicado de imprensa. Neste novo espaço, a EPTC – que opera sob a alçada da Câmara Municipal de Cascais e do Teatro Experimental de Cascais – irá contar com um total de 33 professores de competências e experiências distintas.
Avenida das Acácias, 2, Estoril