[title]
A Bijou, pastelaria clássica do centro de Cascais, encerrou portas no final de 2024. A emblemática casa, inaugurada em 1929, era conhecida por vender doces regionais como as areias e as nozes de Cascais, mas também pelo café. Recentemente, o espaço tinha sido alargado – tomaram conta das traseiras, que antes era um salão de jogos e uma loja de artigos para o lar. Tinham em funcionamento uma zona dedicada à torra de café e uma marca própria com diferentes especialidades.
O sócio-gerente, Pedro Canelas, explica que a ideia era fazer um trespasse, passando o espaço e eventualmente a marca Bijou a outros proprietários, mas que tal não foi ainda possível por problemas com licenciamentos, da responsabilidade da autarquia. “Já tenho alguma idade, tive um princípio de esgotamento no ano passado, o médico disse-me que deveria abrandar e já chegou o meu tempo. Não quero morrer agarrado aos bolos e ao café”, explica à Time Out Pedro Canelas, que ali trabalha desde 1979.
Foi iniciado um processo de despedimento colectivo e de trespasse, mas, graças a entraves burocráticos inesperados, não conseguiram cumprir o objectivo. “Como já tínhamos iniciado o processo de despedimento, tivemos de fechar portas. Portanto, a Bijou está encerrada por tempo indeterminado.”
Pedro Canelas mostra interesse em que o futuro comprador do espaço possa manter a marca Bijou, mas sublinha que o novo proprietário terá liberdade completa para fazer o que quiser com o espaço no centro da vila.