Notícias

Festas do Mar: os concertos, como chegar e a zona exclusiva para ver os espectáculos

Com entrada livre, as grandes festas de Cascais regressam de 22 de Agosto a 1 de Setembro. Conheça a programação e os detalhes deste ano.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Festas do Mar
DR
Publicidade

As Festas do Mar estão de volta a Cascais entre 22 de Agosto e 1 de Setembro. Como sempre, a entrada é gratuita e há concertos para todos os gostos, miúdos e graúdos. Além da música, e entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais, haverá também bancas de artesanato e food trucks. Eis tudo o que precisa de saber para mais uma edição.

Os concertos e os horários das Festas do Mar 2024

Os espectáculos das Festas do Mar dividem-se entre o palco principal, na Baía de Cascais, e o Palco Sagres, nas imediações da Cidadela. No principal, a programação começa com uma performance para os miúdos às 18.30, passa para um concerto de abertura a partir das 20.00 e, depois, para o cabeça de cartaz, às 22.00. O Palco Sagres dedica-se aos novos talentos e os concertos arrancam sempre às 19.00, excepto no dia 25 de Agosto, em que a programação se inicia uma hora mais cedo, pelas 18.00. 

22 de Agosto

Palco Principal

Ruca (18.30)

Afonso Dubraz (20.00)

Rui Veloso (22.00)

Palco Sagres

Sara Megre (19.00)

23 de Agosto 

Palco Principal

Heidi e Abelha Maia (18.30)

Tomás Meirelles (20.00)

Bárbara Bandeira (22.00)

Palco Sagres

Zé Vargas (19.00)

24 de Agosto

Palco Principal

Bluey (18.30)

Joana Almeirante (20.00)

Fernando Daniel (22.00)

Palco Sagres

Mariana Lucas (19.00)

25 de Agosto

Palco Principal

Fado à Janela com Mel e Gustavo (19.30)

Inês de Vasconcellos (20.00)

António Zambujo (22.00)

Palco Sagres

Diogo Oliveira (18.00)

29 de Agosto

Palco Principal

Pocoyo (18.30)

Soraia Tavares (20.00)

Bárbara Tinoco (22.00)

Palco Sagres

Ana Mariano (19.00)

30 de Agosto

Palco Principal

Porquinha Peppa (18.30)

Irma (20.00)

Tiago Bettencourt (22.00)

Palco Sagres

Du Nothin (19.00)

31 de Agosto

Palco Principal

Cocomelon (18.30)

Martim Seabra (20.00)

Carolina Deslandes (22.00)

Palco Sagres

Curiosos (19.00)

1 de Setembro

Palco Principal

Miguel Carmona (20.00)

Sinfónica de Cascais toca 40 anos do “Oceano Pacífico”, da RFM (22.00)

Fogo de artifício

Palco Sagres

Vencedor do concurso de talentos da FIARTIL (19.00)

 

Sabia que pode ver os concertos numa área exclusiva?

Se for um utilizador do cartão Viver Cascais, tem direito a assistir aos concertos da Baía de Cascais numa zona exclusiva, bem próxima do palco. Para aceder a esta área, basta ter um perfil Viver Cascais activo e levantar a pulseira no quiosque preparado para o efeito, que estará instalado no Jardim Visconde Luz. Mas tenha em mente que as pulseiras são limitadas ao número de lugares disponíveis. Cada beneficiário Viver Cascais pode levantar até duas pulseiras para cada dia de concerto. Se ainda não tiver um cartão destes, saiba aqui como pode obter um.

Transportes e como chegar ao recinto

A Câmara Municipal de Cascais aconselha que chegue de transportes ao recinto das Festas do Mar. Se vem de Lisboa, talvez o melhor seja apanhar um comboio, cujos horários pode consultar no site da CP. Muitos locais têm também a opção de ir para o centro da vila através dos autocarros da Carris Metropolitana (horários aqui) ou da MobiCascais (horários aqui). A distância da estação de comboios ou do terminal rodoviário até à Baía de Cascais são cerca de 700 metros sem inclinações, o que leva menos de 10 minutos a percorrer a pé. Pode também optar por fazer este percurso numa trotinete ou bicicleta partilhada.

Se preferir mesmo levar o carro até Cascais ou aos arredores da vila, o melhor é espreitar o mapa que a autarquia desenhou com os vários parques de estacionamento disponíveis. Ao todo, estima a Câmara Municipal de Cascais, existem 3211 lugares. Consulte também os cortes de trânsito que estarão em vigor durante os dias em que decorrem as Festas do Mar.

Também há a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

Tradição desde 1942, a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes (Património Cultural Imaterial) está na origem daquilo que viriam a ser as Festas do Mar. A procissão começou a ser feita no ano em que as obras na Igreja dos Navegantes ficaram concluídas. Embora tenham existido alguns interregnos ao longo dos tempos, desde 1992 que acontece de forma contínua. Os andores com as imagens de devoção vão por terra e pelo mar, desde a Igreja de Nossa Senhora da Assunção até ao cais da Praia da Ribeira, onde são colocados nos barcos de pesca, para seguirem até à zona da Guia. É lá que se cumpre um dos rituais mais marcantes e simbólicos, com a oração de homenagem aos pescadores falecidos. Invocam-se preces, lançam-se flores ao mar e os barcos buzinam.

Este ano, acontece a 1 de Setembro, domingo, a partir das 15.00. 

Festas do Mar. Baía de Cascais. 22 Ago-1 Set. Entrada livre

+ O que há de novo em Cascais

Últimas notícias

    Publicidade