[title]
O Centro Cultural de Cascais prepara-se para receber uma exposição dedicada à obra da fotógrafa e realizadora norte-americana Ruth Orkin. A mostra "Ruth Orkin - A Ilusão do Tempo" é inaugurada este domingo, 28 de Abril, e pode ser visitada até 7 de Julho.
Trata-se da primeira exposição do trabalho de Ruth Orkin em Portugal. Inclui 120 fotografias, filmes, documentos e objectos originais (como cartas, excertos de jornais e revistas, uma máquina fotográfica e páginas do diário da artista) que permitem contar a sua história e retratar as crónicas quotidianas da “vida americana” que sempre habitaram as suas imagens.
Filha de uma actriz do cinema mudo e de um fabricante de brinquedos, Ruth Orkin nasceu em 1925. Cresceu nos corredores dos estúdios da antiga Hollywood. Acabou por não conseguir vingar como cineasta, que era aquilo que desejava, mas tornou-se uma das fotojornalistas mais importantes do planeta.
Assinou trabalhos para o The New York Times ou para a revista Life, entre tantas outras publicações, mas também embarcou em projectos autorais. O mais conhecido terá sido o ensaio Não Tenhas Medo de Viajar Sozinha, sobre a experiência de viajar sozinha enquanto mulher na Europa do pós-guerra. Daí resultou a sua mais emblemática fotografia Rapariga Americana em Itália (1951), que mostra a pintora Jinx Allen a caminhar por uma rua de Florença, alheia à atenção de inúmeros homens. Retrata a cultura de assédio mas também o empoderamento feminino, naquela que se tornou uma das imagens mais marcantes do século XX.
Ao longo da sua carreira, voltou a aproximar-se do mundo do cinema, tendo feito retratos de Alfred Hitchcock, Marlon Brando, Humphrey Bogart ou Lauren Bacall, além de personalidades como o cientista Albert Einstein e o maestro Leonard Bernstein.
CCC, Avenida Rei Humberto II de Itália, 16, Portugal. Ter-Dom 10.00-18.00. 5€