[title]
O Jardim Zoológico faz 140 anos e a festa não se fica por Sete Rios. Até ao final de Julho, algumas espécies como pinguins, zebras, tartarugas e gorilas vão estar no Paredão de Cascais. Não os bichos propriamente ditos, mas sim fotografias que compõem a exposição “Ameaçadas pela Ação do Homem”.
Composta por 28 painéis de grande formato, a mostra tem como missão despertar a consciência pública para a urgência de agir pela conservação dos animais e dos seus habitats naturais. Ao lado de cada imagem, haverá informação sobre a respectiva espécie que se encontra ameaçada, como o lince ibérico ou o grou do Japão.
A iniciativa, exposta na zona junto ao túnel que dá acesso ao Parque Palmela, é uma parceria do Jardim Zoológico de Lisboa com a Câmara Municipal de Cascais, e inclui visitas guiadas gratuitas. Nos dias 3, 5, 18, 22 e 26 de Junho, 6 e 13 de Julho, entre as 10.00 e as 11.30, educadores do Zoo prometem contar com mais detalhe a história por trás de cada fotografia.
Há ainda um passatempo que permite aos visitantes ganhar bilhetes para o Jardim Zoológico. Para participar basta procurar o painel interactivo com um QR Code e responder à pergunta: o que cada um de nós pode fazer para contribuir para a conservação das espécies?. "Este concurso incentiva a reflexão sobre como podemos preservar os habitats ameaçados", disse um membro da organização. “O importante é que deixe a criatividade e consciência ambiental fluírem."
As duas respostas mais criativas serão premiadas com quatro bilhetes que incluem uma visita guiada exclusiva para a família. As participações terminam no dia 14 de Julho e os vencedores são revelados um mês depois no site da Ambiente Cascais.
Paredão de Cascais (junto ao túnel de acesso ao Parque Palmela)