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Depois do Seventh Brunch (que já tem espaços em Cascais, Lisboa e Porto), o empresário brasileiro Eduardo Volpato decidiu abrir um novo negócio, o Vivre Real Food. É dedicado à comida saudável e abriu portas no início de Setembro no centro da vila, mesmo ao lado do Seventh, com uma sala interior e uma esplanada.
“A ideia surgiu quando estávamos a viajar pelo interior de França, onde várias cidades têm uma esperança média de vida mais alta. E isso está muito ligado a uma alimentação equilibrada e saudável”, conta Eduardo à Time Out.
Embora o Seventh também aposte numa linha de comida saudável, o empresário quis criar uma nova marca para não ficar ligado apenas ao segmento do brunch. O Vivre Real Food tem uma ementa mais convencional de restaurante, com entradas, pratos principais e sobremesas.
Pode começar, por exemplo, com um Haram (8€), queijo halloumi grelhado, servido com vinagrete de tâmaras, salada de tomates marinados, manjericão, sarraceno crocante e pão de fermentação natural; com uma Espiga (7€), que consiste numas costeletas de milho cozido, marinadas em raspas de lima e paprika fumada, servidas com uma maionese vegana de lima; ou com um Liang (7€), três buns cozidos ao vapor e finalizados na frigideira, recheados com vegetais e gengibre, servidos com molho ponzu.
No campo dos principais, destaca-se a Gianna (15€), parmegiana de lombo de vitela panado em farinha panko, servida com molho de tomate assado e queijo mozzarella, arroz selvagem com curcuma e avelãs tostadas, farofa de panko e salsa; o pad thai (14€) de massa de arroz, molho tailandês, camarão e vegetais salteados, finalizado com amendoins; a Juno (13€), uma lasanha com massa proteica, com bolonhesa de lentilhas, cogumelos e nozes, molho bechamel de millet, finalizada com mozzarella e acompanhada por uma salada; ou, entre outros, o Cacusso (14€), um filete de tilápia grelhado servido em cama de puré de batata doce, com vinagrete com sementes de girassol e azeite de ervas.
Acompanhe com os sumos naturais ou os cocktails da carta. No primeiro caso, o Jaune (8€), de ananás, maracujá, manga, curcuma e gengibre, e o rose (8€), de limão, maçã, chá de hibisco, frutos vermelhos e cardamomo saltam à vista. Se estiver num dia de cocktails, prove o Kina (8€), de vinho do Porto branco, sumo de limão, flor de hibisco e água tónica de gengibre; ou o Havana (7€), de rum, lima, calda de curcuma, hortelã e água tónica. Também têm vinhos naturais, mocktails, as kombuchas da MAI, as sodas artesanais da Why Not e as cervejas artesanais da Musa.
Por fim, tente escolher entre a Arachis (7€), uma tarte com recheio de caramelo de tâmaras e manteiga de amendoim com cobertura de chocolate negro e base de aveia; a Musa (7€), uma banana grelhada com crocante de nozes, gelado artesanal e doce de leite feito com millet e açúcar de côco; ou a Mara (7€), um leite de creme de manga e maracujá com crosta de açúcar amarelo maçaricado.
“Não temos apenas opções vegetarianas, mas temos várias e queremos que o público em geral as prove, porque as pessoas ainda têm aquela percepção de que, por ser vegetariano ou vegano, talvez não tenha tanto sabor ou não seja tão bom. O que queremos é mostrar que podemos ter opções vegetarianas e veganas deliciosas, mas não comunicar necessariamente para esse público específico.”
O novo conceito do grupo foi pensado para um público mais português, daí a aposta em Cascais, onde o Seventh tem mais clientes nacionais. Eduardo adianta que o Vivre Real Food poderá seguir o caminho do seu irmão mais velho e tornar-se também uma cadeia.
Quanto ao Seventh, o empresário brasileiro revela que tem em andamento um plano a longo prazo de 23 lojas espalhadas pelo mundo. Só no primeiro sementre de 2025, quer abrir mais três espaços em Lisboa – nomeadamente nas zonas do Parque das Nações, Avenidas Novas e Príncipe Real. Mas estão a apostar num conceito distinto, para que o Seventh seja menos um restaurante e mais uma cafetaria, com produtos de pastelaria e snacks para pequenos-almoços e lanches, que possa ter movimento durante todo o dia e não apenas à hora das refeições principais.
“Queremos que as pessoas possam ir para lá trabalhar ou estudar, que possam apenas tomar um café ou comer um croissant diferenciado sem terem de consumir o menu do brunch. Queremos atrair um público mais português com estes novos espaços.”
A expansão internacional também está em marcha: neste momento, andam à procura de espaços em Madrid e Barcelona.
Rua Sebastião José de Carvalho e Melo, 157, Cascais. 916 039 415. Seg, Qui e Sex 11.00-15.00; Sáb 11.00-21.00; Dom 11.00-16.00