[title]
A noite desta segunda-feira foi de festa em Santarém. No regresso do Guia Repsol a Portugal, dez anos depois, foram distinguidos 194 restaurantes, 70 dos quais com um, dois e três sóis – estes últimos, prémios máximos, foram entregues ao Belcanto, ao Il Gallo D’Oro, ao Ocean e ao The Yeatman. Em Cascais, houve seis restaurantes apontados. A Fortaleza do Guincho, de Gil Fernandes, e o Maré de José Avillez, que conta com Filipe Pina nos comandos da cozinha, conquistaram um sol, enquanto o Sult, o Monte Mar, o Porto de Santa Maria e o Furnas do Guincho entraram para o guia como restaurantes recomendados.

Se Gil Fernandes, também com uma estrela Michelin na Fortaleza do Guincho, subiu ao palco para receber o seu sol, José Avillez deixou para Filipe Pina o momento de protagonismo. Sobre o primeiro, destaca o guia como “à mesa surge a classe de técnicas e produtos cozinhados e apresentados com rigor, tudo graças ao trabalho do chef Gil Fernandes e a sua equipa”. Quanto ao Maré, são destacados a “excelente experiência gastronómica, cozinha de autor com fortes bases tradicionais portuguesas e alguns pratos com influência ou origem oriental”. “O serviço é irrepreensível e atencioso.”
No total, foram 49 os restaurantes que receberam um sol, entre tradicionais e fine dining. Um sol é atribuído a um “restaurante que se recomenda aos amigos e ao qual se quer voltar um sem número de vezes”. Aqui, contam ainda os “produtos de qualidade e a cozinha honesta e coerente, que se mantém sempre em crescimento”. Além disso, “o serviço é atento e profissional e a garrafeira apresenta algumas surpresas”. No fundo, “justifica, e muito, que se faça um desvio a meio de uma viagem”.
Já nos recomendados, onde entram os restaurantes que, de acordo com os critérios de avaliação, “tenham uma qualidade vibrante e uma cozinha feita com o coração”, foram 124 os que entraram para o guia. Em Cascais, o Furnas do Guincho é descrito como “uma paragem obrigatória para amantes de peixe e marisco”, tal como o Monte Mar, cujo “serviço competente e profissional” é aplaudido. No Sult, de Nelson Soares, o guia aponta os “produtos de qualidade e receitas bem executas, em porções generosas, a preços condizentes com a localização e o público-alvo”. Por fim, a experiência no Porto de Santa Maria “vale muitíssimo”, assegura a Repsol, “pelo produto de excelência, como o peixe ao sal ou mariscos frescos”.