Notícias

O espírito do saudoso Sabotage materializa-se na SMUP em Outubro

Carlos Costa, um dos donos do bar do Cais do Sodré, leva The Parkinsons, Beach Wreck e Democrash à Parede a 19 de Outubro. Mais o DJ residente, Nuno Rabino.

Luís Filipe Rodrigues
Editor
Sabotage
© Inês Calado RosaSabotage
Publicidade

O alarme havia soado em 2019: o Sabotage, que desde 2013 se tinha imposto como uma peça fundamental do mosaico underground lisboeta, ia ter de fechar para dar lugar a mais um hotel. Os donos ainda tentaram encontrar uma nova morada, mas não resistiram à pandemia. Fecharam em 2020 e, passados quatro anos, ainda há músicos e fãs a suspirar por aquela sala de concertos. A pensar neles, um dos velhos proprietários, Carlos Costa, decidiu ressuscitar o Sabotage, por uma noite, na SMUP.

O local não foi escolhido por acaso. Calma e seguramente, a centenária Sociedade Musical União Parede impôs-se, nos últimos dois anos e meio, como um daqueles, poucos, espaços capazes de convencer os lisboetas a enfiar-se nos transportes e a rumar aos concelhos periféricos da capital para ouvir música. Quem tiver chegado à Parede a horas de jantar ter-se-á, possivelmente, cruzado com o Carlos do Sabotage no restaurante Sociedade, que dinamiza com outro sócio, no piso térreo da SMUP.

The Parkinsons
DRThe Parkinsons

Além de Carlos, que se vai ausentar do restaurante para receber quem entra no salão principal, e do antigo DJ residente, Nuno Rabino, a garantir que a banda sonora não destoa da que se ouvia dantes, também The Parkinsons regressam a este Sabotage fora de portas. A banda nascida das cinzas dos Tédio Boys, que fez estragos em Londres no início dos anos zero, subiu ao palco do Cais do Sodré quando ele ainda nem um ano tinha e voltou lá várias vezes, para celebrar aniversários e apresentar discos. Não podia faltar agora. Democrash e Beach Wreck completam o cartaz.

“Vamos reviver a magia do Sabotage, honrar o rock’n’roll e a memória dos que já não estão connosco e poder abraçar-nos novamente como se nada se tivesse passado”, lê-se no comunicado em que a gerência anuncia este regresso, por uns breves instantes. Vamos lá, então. Se correr bem, quem sabe se não se faz disto um hábito. Bem que precisamos. 

SMUP (Parede). 19 Out (Sáb). 21.00. 15€

🌍 Time Out Index Survey: como está a vida na sua cidade? Responda aqui

+ “Avanti marinai!” Pop Dell’Arte vão revisitar o clássico ‘Free Pop’ no Lux

Últimas notícias

    Publicidade