[title]
O movimento punk celebra-se no Centro Cultural de Cascais até 28 de janeiro de 2024. “Days of Punk” é uma exposição multimédia do fotógrafo norte-americano Michael Grecco, que testemunhou e captou para a eternidade concertos ou momentos de bastidores de várias bandas, nos clubes de Nova Iorque e Boston, entre o final dos anos 70 e o início da década de 90.
The Ramones, The Clash, Johnny Rotten, The Dead Kennedys, Billy Idol ou Siouxsie and the Banshees estão entre os ícones punk fotografados por Michael Grecco ao longo dos anos – muitas das imagens, feitas sem quaisquer filtros ou artifícios, ajudam a registar a irreverência da cultura punk, movimento de contra-cultura de espírito rebelde e forte intervenção política e social.
A exposição inclui mais de 100 fotografias, mas também algumas imagens de vídeo captadas pelo próprio Grecco, onde se incluem testemunhos dos intervenientes do punk rock. Os visitantes poderão ainda experienciar paisagens sonoras feitas especificamente para “Days of Punk”, da autoria de Roger Miller e Peter Prescott, da banda Mission of Burma. Também estão expostos alguns objetos, como fac-símiles da revista Boston Rock e alguns posters originais feitos por Dini Lamot, antigo membro dos Human Sexual Response.
Aos 65 anos, Michael Grecco é um fotógrafo premiado e reconhecido pelos seus retratos emblemáticos, as capas de revistas ou as publicidades que assinou. Ao longo do seu trajecto, publicou imagens em revistas como a Rolling Stone, a Time ou a Vanity Fair, entre tantas outras. O seu livro Punk, Post Punk, New Wave: Onstage, Backstage, In Your Face 1978-1991, editado em 2020, foi um tremendo êxito e revelou pela primeira vez as fotografias que agora estão expostas em Cascais.
“Days of Punk” é uma produção da Fundação D. Luís I, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais, estando integrada na programação do Bairro dos Museus. A mostra foi organizada pelo próprio Michael Grecco em colaboração com a produtora portuguesa Terra Esplêndida, também responsável pela digressão internacional do projeto.
Centro Cultural de Cascais (piso 1). 15 Out-28 Jan. Ter-Dom 10.00-18.00 0€-5€