[title]
É já este sábado, 12 de Outubro, que inaugura uma exposição que conta como é que o Estoril que hoje conhecemos foi construído. “A Invenção do Estoril” estará patente no Arquivo Histórico Municipal de Cascais - Casa Sommer durante cerca de um ano, até 19 de Outubro de 2025.
A mostra tem por base a colecção de mais de dois mil negativos de gelatina em vidro do Palácio Estoril Hotel. Estas imagens foram alvo de um trabalho de restauro, organização, descrição e digitalização e serão exibidas pela primeira vez ao público.
Embora a esmagadora maioria dos negativos tenha perdido parte da emulsão, o centro das imagens encontra-se em bom estado, permitindo vislumbrar os retratos feitos entre 1914 e 1955.
Através destas fotografias, é possível descobrir como uma zona de pinhal se tornou no mais chique destino turístico português da época, com um empreendimento de luxo que aglomerava habitações, o casino, as galerias comerciais com as famosas arcadas, os jardins, as termas, a estação de comboios e, claro, o Palácio Estoril Hotel, onde se terão cruzado espiões, famílias reais e aristocracia de todo o mundo.
Quem quiser saber (ainda) mais sobre a Costa do Sol, saiu muito recentemente o livro Palácio no Estoril: O Hotel Inspirador, escrito por Paula Bobone e editado pela Câmara Municipal de Cascais.
Avenida da República, 132, Cascais. Seg-Sex 09.00-13.00, 14.00-17.00; Sáb e Dom 10.00-13.00, 14.00-18.00