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Penha Longa tem agora uma loja de chocolates de assinatura (aberta a todos)

Trata-se de uma aposta do chef Francisco Siopa e da sua equipa, que há vários anos exploram a marca The Chocolate by Penha Longa com colecções criativas de tabletes ou bombons.

Ricardo Farinha
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Ricardo Farinha
The Chocolate by Penha Longa
Rita Gazzo
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Desde o passado Dia de Natal, 25 de Dezembro, que o Penha Longa Resort, no Parque Natural de Sintra-Cascais, tem uma loja de chocolates premium aberta a todos os que a queiram visitar. O hotel de luxo só anunciou publicamente a novidade no final do mês de Março, mas os chocolates já têm uma casa própria há alguns meses.

A The Chocolate by Penha Longa é uma marca própria do hotel que já soma uma década de vida. Tudo começou com uma pequena tablete de chocolate que era colocada nos quartos como oferta para os hóspedes – tradição que se mantém e que está para ficar. Desde 2017, quando o chef chocolateiro Francisco Siopa chegou ao hotel, que a marca se tem vindo a diversificar com várias colecções especiais, que até aqui eram vendidas no B Lounge, o bar do Penha Longa.

“Na altura, surgiu a ideia: por que não começar a vender sobremesas e bombons? E fazermos coisas diferentes como um bolo-rei de chocolate ou o nosso folar? Comprámos uma pequena vitrine que colocámos no bar”, conta Francisco Siopa à Time Out Cascais. 

The Chocolate by Penha Longa
Rita Gazzo

As ideias criativas foram chegando com o tempo. “Se temos um campo de golfe no Penha Longa, por que não termos chocolates em forma de bola de golfe (5€)? E se fizéssemos uns batoms (4€)? Foi uma ideia que surgiu uma vez numa Páscoa, para as crianças, mas que também tem tido uma saída incrível para os adultos.”

Ao longo do tempo foram maturando a ideia de terem um espaço próprio no hotel dedicado à marca, que foi acumulando história e colecções de chocolates. “Isto é um pouco como o Guia Michelin. Não entregamos uma estrela só porque fazemos um prato bonito. Não, toda a gente faz pratos bonitos. O Guia Michelin entrega estrelas a quem tem uma ambição e vinga com esse projecto. Tínhamos que sentir que estávamos capazes de manter esta qualidade e marca – a primeira marca de pastelaria de um hotel –, fomos conquistando cada passo e a direcção também teve de sentir que estávamos de pedra e cal com este projecto. E isto também cresceu muito a partir da força de vontade da equipa”, explica Siopa, que tem como braço direito a chef criativa de pastelaria Inês Freitas.

The Chocolate by Penha Longa
Rita Gazzo

Transformaram então uma adega, que era usada para provas de vinho, numa espécie de joalharia de chocolates  os bombons e tabletes estão colocados numa vitrine central como se se tratassem de peças de luxo constituídas por materiais preciosos. E isso não está assim tão longe da verdade, se transpusermos a ideia para o campo da gastronomia.

Utilizam cacau proveniente dos cacaueiros crioulos do México, Cuba e de São Tomé e Príncipe. Dão preferência a produtos sazonais e a produtores que trabalham numa lógica de sustentabilidade ambiental. Neste momento têm disponíveis chocolates de quatro colecções. 

Destacam-se bombons como o Penha Longa Forrest (2€), de chocolate negro de São Tomé e Príncipe, com ginja e ginjinha; o Viagem de Chihiro (2€), em homenagem ao filme japonês homónimo, feito da fruta nipónica sudachi, sésamo e chocolate; ou o Pollock (2€), em tributo ao pintor norte-americano Jackson Pollock, que evoca as suas cores e formas abstractas através do maracujá, da fruta asiática yuzu e do chocolate velvet.

No campo das tabletes, a Penha Longa (15€) é preparada com chocolate de 70% de cacau e praliné de avelã; a Ocean (15€) leva chocolate gold, caramelo, maracujá, goiaba e côco; a Popcorn (15€) é feita de chocolate gold com praliné de pipocas. Vendem ainda trufas de caramelo salgado (2€) e azulejos de chocolate (5€). As mais recentes criações são as tabletes de recheio com sabor a cookies – Oreo, chips, bolachas de manteiga e bolacha de speculoos. Tanto se pode comprar no local como fazer encomendas.

“A pastelaria não é muito bem vista num circuito de hotel, mas queremos realçar cada vez mais o trabalho que fazemos. Esta é uma área que está a crescer na alta cozinha, o chocolate é um produto cada vez mais usado, ainda que os preços tenham aumentado nos últimos dois anos”, diz Francisco Siopa, que afirma tentar estar na vanguarda das novas tendências desta área, e que acredita que há cada vez mais procura e interesse no sector, até pela vinda progressivamente maior de estagiários de pastelaria das escolas de hotelaria para o Penha Longa.

The Chocolate by Penha Longa
Rita GazzoO chef Francisco Siopa

As ambições da The Chocolate by Penha Longa não ficam por aqui. “No início do ano disse à equipa: a loja já está, agora queremos projectos novos! Temos mais alguns em cima da mesa. Gostávamos de abrir uma padaria aqui dentro, ligada à boulangerie, para termos croissants grandes e napolitanas com cremes diferentes”, revela o chef, sendo que o Penha Longa Resort tem estado numa fase de renovações nos últimos anos. 

“Também está em andamento um projecto para ligarmos o chocolate ao spa do hotel: vamos criar um chocolate com a forma de um labirinto, que é muito característico do nosso spa.” Haverá um chocolate para cada um dos “cinco sentidos que o spa aviva”, e ainda um “sexto chocolate de massagem”, uma iniciativa que deverá ser implementada no Verão. 

Estrada da Lagoa Azul. Seg-Dom 07.00-11.30, 15.30-22.30. 219 249 011

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