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Desde o passado Dia de Natal, 25 de Dezembro, que o Penha Longa Resort, no Parque Natural de Sintra-Cascais, tem uma loja de chocolates premium aberta a todos os que a queiram visitar. O hotel de luxo só anunciou publicamente a novidade no final do mês de Março, mas os chocolates já têm uma casa própria há alguns meses.
A The Chocolate by Penha Longa é uma marca própria do hotel que já soma uma década de vida. Tudo começou com uma pequena tablete de chocolate que era colocada nos quartos como oferta para os hóspedes – tradição que se mantém e que está para ficar. Desde 2017, quando o chef chocolateiro Francisco Siopa chegou ao hotel, que a marca se tem vindo a diversificar com várias colecções especiais, que até aqui eram vendidas no B Lounge, o bar do Penha Longa.
“Na altura, surgiu a ideia: por que não começar a vender sobremesas e bombons? E fazermos coisas diferentes como um bolo-rei de chocolate ou o nosso folar? Comprámos uma pequena vitrine que colocámos no bar”, conta Francisco Siopa à Time Out Cascais.

As ideias criativas foram chegando com o tempo. “Se temos um campo de golfe no Penha Longa, por que não termos chocolates em forma de bola de golfe (5€)? E se fizéssemos uns batoms (4€)? Foi uma ideia que surgiu uma vez numa Páscoa, para as crianças, mas que também tem tido uma saída incrível para os adultos.”
Ao longo do tempo foram maturando a ideia de terem um espaço próprio no hotel dedicado à marca, que foi acumulando história e colecções de chocolates. “Isto é um pouco como o Guia Michelin. Não entregamos uma estrela só porque fazemos um prato bonito. Não, toda a gente faz pratos bonitos. O Guia Michelin entrega estrelas a quem tem uma ambição e vinga com esse projecto. Tínhamos que sentir que estávamos capazes de manter esta qualidade e marca – a primeira marca de pastelaria de um hotel –, fomos conquistando cada passo e a direcção também teve de sentir que estávamos de pedra e cal com este projecto. E isto também cresceu muito a partir da força de vontade da equipa”, explica Siopa, que tem como braço direito a chef criativa de pastelaria Inês Freitas.

Transformaram então uma adega, que era usada para provas de vinho, numa espécie de joalharia de chocolates – os bombons e tabletes estão colocados numa vitrine central como se se tratassem de peças de luxo constituídas por materiais preciosos. E isso não está assim tão longe da verdade, se transpusermos a ideia para o campo da gastronomia.
Utilizam cacau proveniente dos cacaueiros crioulos do México, Cuba e de São Tomé e Príncipe. Dão preferência a produtos sazonais e a produtores que trabalham numa lógica de sustentabilidade ambiental. Neste momento têm disponíveis chocolates de quatro colecções.
Destacam-se bombons como o Penha Longa Forrest (2€), de chocolate negro de São Tomé e Príncipe, com ginja e ginjinha; o Viagem de Chihiro (2€), em homenagem ao filme japonês homónimo, feito da fruta nipónica sudachi, sésamo e chocolate; ou o Pollock (2€), em tributo ao pintor norte-americano Jackson Pollock, que evoca as suas cores e formas abstractas através do maracujá, da fruta asiática yuzu e do chocolate velvet.
No campo das tabletes, a Penha Longa (15€) é preparada com chocolate de 70% de cacau e praliné de avelã; a Ocean (15€) leva chocolate gold, caramelo, maracujá, goiaba e côco; a Popcorn (15€) é feita de chocolate gold com praliné de pipocas. Vendem ainda trufas de caramelo salgado (2€) e azulejos de chocolate (5€). As mais recentes criações são as tabletes de recheio com sabor a cookies – Oreo, chips, bolachas de manteiga e bolacha de speculoos. Tanto se pode comprar no local como fazer encomendas.
“A pastelaria não é muito bem vista num circuito de hotel, mas queremos realçar cada vez mais o trabalho que fazemos. Esta é uma área que está a crescer na alta cozinha, o chocolate é um produto cada vez mais usado, ainda que os preços tenham aumentado nos últimos dois anos”, diz Francisco Siopa, que afirma tentar estar na vanguarda das novas tendências desta área, e que acredita que há cada vez mais procura e interesse no sector, até pela vinda progressivamente maior de estagiários de pastelaria das escolas de hotelaria para o Penha Longa.

As ambições da The Chocolate by Penha Longa não ficam por aqui. “No início do ano disse à equipa: a loja já está, agora queremos projectos novos! Temos mais alguns em cima da mesa. Gostávamos de abrir uma padaria aqui dentro, ligada à boulangerie, para termos croissants grandes e napolitanas com cremes diferentes”, revela o chef, sendo que o Penha Longa Resort tem estado numa fase de renovações nos últimos anos.
“Também está em andamento um projecto para ligarmos o chocolate ao spa do hotel: vamos criar um chocolate com a forma de um labirinto, que é muito característico do nosso spa.” Haverá um chocolate para cada um dos “cinco sentidos que o spa aviva”, e ainda um “sexto chocolate de massagem”, uma iniciativa que deverá ser implementada no Verão.
Estrada da Lagoa Azul. Seg-Dom 07.00-11.30, 15.30-22.30. 219 249 011