Notícias

Quinta do Pisão transforma-se em galeria de arte a céu aberto

Até 1 de Setembro, pode visitar a exposição 'LandArt Cascais' e conhecer as peças de Francisca Carvalho, Pedro Vaz e Rui Matos.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Quinta do Pisão
Valter Vinagre“One-night Shelter", de Pedro Vaz
Publicidade

Chama-se "LandArt Cascais" e é uma exposição bienal que traz obras de arte para o território natural do concelho. A 11.ª edição arrancou a 8 de Junho na Quinta do Pisão, o amplo espaço verde que fica no Parque Natural Sintra-Cascais.

Desta vez, a curadora Luísa Soares de Oliveira convidou os artistas Francisca Carvalho, Pedro Vaz e Rui Matos para desenvolverem trabalhos em torno dos conceitos de “casa” e “abrigo” que se pudessem integrar na paisagem da Quinta do Pisão.

A pintora Francisca Carvalho criou A Multiplicação dos Fingidos, uma obra idealizada a partir de uma antiga capela, hoje uma ruína, onde ainda se encontram vestígios de antigas decorações murais que eram conhecidas como fingidos, já que emulavam materiais nobres. A decoração da capela foi assim expandida através de tecidos tingidos à mão, uma técnica que a autora tem desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Quinta do Pisão
Valter Vinagre"A Multiplicação dos Fingidos", de Francisca Carvalho

Já Pedro Vaz construiu um One-night Shelter, um abrigo temporário onde o visitante se pode abrigar. Além de apresentar uma estrutura tridimensional, o objectivo foi proporcionar um contacto mais prolongado entre as pessoas e a natureza circundante, além de permitir a interacção física com a obra de arte.

Quinta do Pisão
Valter Vinagre"Passagem Cega", de Rui Matos

Por sua vez, Rui Matos ergueu um objecto arqueológico intitulado Passagem Cega. A Quinta do Pisão tem diversas estruturas arqueológicas e o artista idealizou uma fictícia, que imaginou ter sido habitada por homens e mulheres do passado, convidando os visitantes a projectarem no presente os sinais e indícios dessas vidas de outrora. As peças permanecem ali até 1 de Setembro, sob a gestão programática da Fundação D. Luís I, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Cascais.

Estrada da Serra, Alcabideche. Entrada livre

+ As melhores coisas para fazer em Cascais em Junho

Últimas notícias

    Publicidade