Notícias

Silêncio… Que se vai cantar o fado

Isto é música para os seus ouvidos: o Cascais Fado Xperience aterra na linha e promete programas completos, com direito a grandes vozes, petiscos saborosos e bons vinhos para acompanhar.

Cascais Fado Xperience
Mudsea
Publicidade

Atenção a todos os apaixonados pelo cantar mais emocionante da história portuguesa: já não é preciso uma viagem até à capital para ouvir a arte que apaixona tantas gerações. Nascido nas colinas dos bairros populares de Lisboa, o Fado espalhou-se e ganhou força em Cascais nos meados do século passado.

Já neste século, Pedro Vaz e Miguel Caldeira Cabral unem forças para dar espectáculo. Pedro é dono de uma produtora de eventos e um apaixonado pelo mundo da música desde novo. Em Cascais, colabora com a Câmara Municipal há já 12 anos, sempre com eventos de sucesso. Já Miguel é o especialista em produção de eventos e relações públicas, e recentemente expandiu horizontes para a restauração. Juntos, perceberam que as suas grandes paixões tinham ainda mais força se as unissem. 

A canção que todos gostam de ouvir

Cascais Fado Xperience
Mudsea

Aqueçam-se as vozes e prepare-se o palco, vêm aí grandes novidades. O Cascais Fado Xperience traz concertos à moda das típicas casas de fado, com direito a tudo e mais alguma coisa. O ponto de encontro é o restaurante O Rubro, no Mercado da Vila, uma localização privilegiada em Cascais. 

Porquê o Rubro? Porque o espaço tem um ambiente rústico de taberna, com o requinte ideal para dar a autenticidade que uma boa sessão de fado à portuguesa pede. “Os critérios passam mesmo pela autenticidade e pela capacidade de recriar um ambiente de fado tradicional”, afirma Miguel.

Mas não é só o espaço que faz desta experiência única. Os preços também vão fazer a balança inclinar para Cascais: a experiência custa 25€, um preço bem mais simpático do que o das casas de fado mais tradicionais. Isto com direito a espectáculo, copo de vinho e petisco. 

A carta tem ainda muitas opções para prolongar a noite e saborear o ambiente e a comida. Do pica-pau de atum fresco às plumas de cerdo bellota, sem esquecer o crème brûlée de pêra para acabar em grande, o menu é completo para uma noite em que não falta nadinha.

Entre as quatro paredes do Rubro, prometem-se alguns clássicos no repertório:  “Cheira bem, cheira a Lisboa” e “Lisboa, menina e moça”, por exemplo. A cantoria – bem afinada – fica a cargo de artistas locais, uma preocupação que os organizadores tiveram desde o primeiro momento. E enumeram o que não faltará: “um guitarrista com guitarra portuguesa, um viola, dois cantores que vão cantar três quatro fados cada, depois uma guitarrada e para acabar em grande uma clássica desgarrada entre os dois”. Desde que saibam cantar bem fado, o projecto está bem entregue.

Cascais Fado Xperience
Mudsea

O Cascais Fado Xperience é, para já, evento para ocupar três dias por semana no Rubro – de quinta-feira a sábado –, mas há a possibilidade de o alargar a todos os dias da semana e, quem sabe, duas vezes por dia. Afinal, quem é que não gosta de aliar a cultura, a arte, a gastronomia e a paisagem? Pedro e Miguel prometem “uma experiência única, e mais uma razão para ficar em Cascais”. Ou para ir, acrescentamos. 

Últimas notícias

    Publicidade