Notícias

Swim Grand Prix. Atire-se ao mar mas não diga que o empurraram

Nos dias 21 e 22 de Setembro, nadadores do mundo inteiro vão abandonar a terra e conquistar o mar, como manda o lema do Swim Grand Prix.

Swim Gran Prix
João Osga
Publicidade

Os atletas que aguardavam ansiosamente para competir no Swim Grand Prix 2024 podem preparar o equipamento e alinhar os últimos detalhes porque chegou a sua oportunidade. As inscrições já se encontram abertas para aquele que será grande um festival de natação no mar, tomando conta das águas cascalenses durante um fim-de-semana. 

O evento conta com várias travessias pelas quais se pode optar. Dependendo das capacidades e do treino, qualquer um pode inscrever-se no percurso que achar mais adequado. O primeiro dia começa com a travessia de 20 quilómetros, a mais longa de Portugal continental, tendo início na Doca de Belém – com o Padrão dos Descobrimentos como ponto de partida – e terminando na Praia dos Pescadores em Cascais, atravessando três concelhos. Ainda no dia 21 de Setembro, também saltam para a água os atletas que vão fazer a travessia dos 10 quilómetros, que parte da Praia da Torre, em Oeiras, e acaba também na Praia dos Pescadores, em Cascais. 

Já no dia 22 de Setembro, nadam-se distâncias mais curtas num novo  modelo de competição com travessias ponto a ponto, entre 5 e 1 quilómetros. E, se achava que o Swim Grand Prix ficava por aqui, engana-se. Nem os mais novos ficam de fora deste grande evento e também eles têm travessias próprias, podendo inscrever-se nas provas Kids 400M & 200M que vão decorrer dia 21 de Setembro.

O Swim Gran Prix foi nomeado para Evento do Ano a nível mundial em 2023 pela World Open Water Swimming Association (WOWSA), tendo obtido o sétimo lugar, e reconhecido como Evento de Interesse Público pelo Governo de Portugal. A prova pode ainda reivindicar o título de maior evento em águas abertas a nível nacional.

Últimas notícias

    Publicidade