[title]
Chama-se The Toca e apresenta-se como um “espaço de bem-estar na criatividade”. Perto da estação de comboios de Carcavelos, dedica-se às cerâmicas, mas também tem espaço para uma livraria infantil. Acima de tudo, quer ser uma casa para diferentes gerações se reunirem, até como forma de “desintoxicação” dos ecrãs e das redes sociais.
Trata-se de um projecto conjunto de Kate Faizova, de nacionalidade suíça e norte-americana, a viver em Portugal há uma mão cheia de anos, e de Daniela Mertens, de ascendência portuguesa e alemã. Conheceram-se precisamente numa aula de cerâmica, no estúdio La Poterie, em Cascais, e acabaram a unir esforços para abrir um atelier comum.

Inaugurada a 8 de Junho, na The Toca – que foi buscar o seu nome ao polvo, animal que está no logótipo do espaço e que inspirou Kate a partir de Octopus’s Garden, canção dos Beatles – o processo de cerâmica é muito simples. Pode modelar o barro à mão nos workshops que habitualmente se realizam às terças e quintas-feiras (50€), orientados por Daniela, e que em breve vão incluir também a roda, para trabalhar o barro de outra forma.

“Aquilo que o barro me deu foi permitir-me explorar a criatividade. Serve para descomplicar. Os workshops duram duas horas e meia, sem distracções nem telefones, para as pessoas se divertirem”, explica Daniela. “Podem ouvir música, podem conversar ou estar em silêncio, como se sentirem melhor. Mas queremos que seja uma experiência sensorial, ligada ao toque, à natureza, numa altura em que estamos tão virados para as tecnologias. E não é preciso fazerem uma peça XPTO, o que mais importa é o processo.”
Por outro lado, quem quiser pode dedicar-se à pintura de cerâmicas já produzidas. Nesse caso, só têm de escolher uma das muitas peças pré-feitas – uma caneca, uma taça, um recipiente para guardar ingredientes ou um objecto mais decorativo – e pelo preço da mesma pode usar à vontade todos os materiais disponíveis para as decorar. Depois de irem ao forno (um processo que pode levar uma a três semanas consoante a procura), estão prontas para serem recolhidas e para as levar para casa.

Também organizam eventos nocturnos de pintura de cerâmicas, depois o fecho do horário normal da loja, para grupos de adultos. “Pode incluir uma harmonização com vinhos ou chocolates, estamos abertos a vários formatos”, descreve Kate, que adianta que, em breve, irão implementar uma subscrição do estúdio para membros regulares.
“Além disso, quisemos ter uma livraria infantil. Desde o Brexit que se tornou mais complicado encomendar livros em inglês para Portugal”, continua. “E é uma forma de os miúdos se entreterem quando se fartam das cerâmicas, ou quando os pais estão ocupados a pintar as peças.” Têm cerca de dois mil títulos, todos em inglês, a maioria em segunda mão.

Outrora, aquele espaço era a sapataria Infante & Farinha, que ali esteve durante muitos anos. A primeira sala tem o atelier de pintura e a livraria. Na segunda, fica o estúdio de cerâmica onde se molda o barro e onde está instalado o forno, que dá acesso a um amplo pátio que também pode ser usado para eventos.
Avenida Maria da Conceição, 2, Carcavelos. Ter-Sáb 11.00-20.00. 910 249 787