[title]
O centro comercial CascaisVilla, também conhecido como "Titanic" não escapou aos planos de reabilitação da Câmara Municipal e começou a ser demolido esta terça-feira, dia 8 de Abril. No site do município lê-se que “esta era uma demolição há muito desejada por grande parte da população de Cascais”. O espaço, inaugurado em 2001 e localizado na entrada nascente da vila, dará lugar um projeto assinado pelo arquitecto premiado Norman Foster.
A demolição do CascaisVilla faz parte de um projecto que foi anunciado em 2022. Esta zona da vila já tinha sido alvo de outra requalificação, com a criação do novo Terminal Rodoviário de Cascais, em funcionamento desde Julho de 2024.
Norman Foster, arquitecto britânico e vencedor do prémio internacional Pritzker Architecture Prize em 1999, assina o projecto, que promete uma zona residencial e comercial na entrada de Cascais, construído com materiais reciclados. Prevê-se que a obra esteja terminada na sua totalidade em 2028.
Entrada pelas traseiras
Em entrevista à Time Out Cascais em Julho de 2023, o presidente da autarquia, Carlos Carreiras, falou sobre esta intervenção. "Alguém me dizia em tempos que o problema de Cascais é que entrávamos como se fosse pelas traseiras. Porque não era bonito", dizia. "Neste momento já está uma primeira fase a ser requalificada, e vai evoluir com o fecho e a demolição do [centro comercial] CascaisVilla. Já vi o projecto e é absolutamente extraordinário. A lógica será entrar por verde, sempre ladeados por verde. Do outro lado do CascaisVilla também vamos fazer uma intervenção naquele terreno abandonado há muito tempo. Acreditamos que não mais será entrar pelas traseiras, como até agora, mas entrar pela porta principal, com toda a pompa e circunstância – e sobre valores para nós importantes, nomeadamente a questão do verde urbano, que é muito importante por variadíssimas razões, como o excesso de calor que cada vez estamos a verificar mais."