Notícias

Um café e um pincel. Em Cascais, as bebidas fazem-se acompanhar de cerâmicas para pintar

A ideia é comprar a peça que quiser — um prato, uma caneca ou uma jarra — e personalizá-la à sua maneira. Chama-se Ceramica Café e é uma tendência internacional que chegou agora à vila.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Ceramica Café
Francisco Romão Pereira
Publicidade

O conceito não é comum em Portugal, mas tornou-se uma tendência nos Estados Unidos da América e pela Europa fora. Agora, Cascais também tem um Ceramica Café um local onde qualquer pessoa pode comprar uma peça de cerâmica e decorá-la à sua maneira, pintando-a com as cores ou os padrões que desejar.

O espaço foi inaugurado a 5 de Julho e é gerido por Maayan, norte-americana criada na Califórnia que trocou Londres por Cascais há três anos. “Isto foi algo que sempre fiz e sempre levei os meus miúdos a fazer”, explica. “Tornou-se uma tendência cool em Londres, Paris ou Madrid. Não é necessariamente uma actividade para miúdos. É um dos poucos sítios onde jovens adultos podem juntar-se para uma actividade divertida e relaxante.”

Ceramica Café
Francisco Romão PereiraÉ só escolher e pintar à sua maneira.

Com três filhos, foi na altura da pandemia que Maayan e a família se mudaram para Portugal, quando o trabalho do marido o levou a viajar regularmente para o nosso país. “Cascais fez-me lembrar muito a Califórnia. E também não queríamos ficar em Londres para sempre.”

Ceramica Café
Francisco Romão PereiraMaayan Amitai é a responsável pelo projecto

O espaço que ocupou era uma antiga clínica. Depois de algumas obras de remodelação, tornou-se o Ceramica Café, amplo e luminoso, com mesas e cadeiras para as pessoas se sentarem a pintar as suas peças ou a beberem algo servem cocktails, vinhos, cafés, sumos ou água.

Ceramica Café
Francisco Romão Pereira

“Tem sido muito popular junto da comunidade estrangeira aqui em Cascais, há quem venha aqui celebrar o seu aniversário com os amigos, mas os residentes portugueses ainda estranham um pouco o conceito”, admite Maayan. 

Entre jarras, canecas, pratos, copos, tigelas para animais de estimação ou elementos decorativos, o cliente só paga o valor de cada peça e pode usar todos os materiais disponíveis de pintura para a personalizar à sua maneira. 

Ceramica Café
Francisco Romão Pereira

Depois, Maayan envia as peças para um forno para ficarem prontas o processo costuma levar entre 7 a 10 dias e, após esse período, as pessoas regressam ao Ceramica Café para recolherem as suas peças.

Ceramica Café
Francisco Romão Pereira

A ideia passa também por estabelecer parcerias com artistas locais que possam vender as suas cerâmicas ali. E Maayan pretende promover eventos mais nocturnos, com sessões de cinema, momentos temáticos de pintura ou iniciativas que juntem a pintura ao mundo dos vinhos. O espaço exterior ainda não está a ser explorado, mas em breve irá contar com uma esplanada rodeada de plantas.

Praceta Astrolábio, 109, Cascais. Ter-Sex 11.00-20.00; Sáb-Dom 10.00-19.00. 960 139 129

+ O que há de novo em Cascais

Últimas notícias

    Publicidade