[title]
Vem aí a 9ª edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que este ano tem como tema a “Dieta Mediterrânea e Cozinha de Raíz: Saúde e Tradição”. Em Portugal, o evento é promovido pela Embaixada da Itália em Lisboa e tem como principal objetivo celebrar e valorizar as tradições culinárias do país em forma de bota, que há muito convivem com a cultura portuguesa, além de promover o empreendedorismo italiano em solo nacional no sector enogastronómico.
De norte a sul, e sem esquecer as ilhas, todos os 57 participantes – desde restaurantes, bares, pizzarias, geladarias, importadores e distribuidores – criaram um prato único fora da carta que só pode ser pedido e saboreado durante este evento. Para que nunca se baralhe entre os vários participantes, todos foram incluídos no mapa digital interactivo “Itália à Mesa: mapa da gastronomia italiana em Portugal”. Assim, pode consultar onde ir e qual a sua oferta em apenas uns cliques.
E, se fizer zoom no mapa, na zona de Cascais não vão faltar restaurantes para visitar durante os próximos dias. Se quiser algumas ideias, comece a semana em grande e marque mesa no Mana Cascais para experimentar a pinsa de mortadella, crema di pesto di pistacchio e burrata con granella di pistacchio. Quando estiver sem imaginação para cozinhar em casa, todos os caminhos vão dar à Taberna Clandestina para experimentar o spaghetti freschi alla chitarra con salsa al nero di seppia e gamberi. E, se quiser um prato de peixe, nada como experimentar o Don Alfonso 1890, com o seu rombo alla puttanesca, rombo in foglia di verza al vapore con salsa alla puttanesca e misticanza. Pode ainda aproveitar o menu de homenagem do Belvedere à Trufa Branca de Alba e pedir o risotto allo spumante ou o linguine mantecate con “rainha do pico” e parmigiano reggiano 30 mesi.
Nesta nona edição, junta-se assim o útil ao agradável. Os espaços dão a conhecer as suas especialidades e quiçá os clientes descobrem novos favoritos e sítios onde vão, sem dúvida alguma, voltar para correr o resto do menu.