Tem sotaque castelhano e, à frente de uma casa chamada Boutique del Jamón, é fácil irmos ao engano. Mas não: Avelino Correia de Sousa Ascensão é um madeirense que passou grande parte da sua vida na Venezuela, daí a pronúncia. Responsável pelo restaurante Solar dos Bicos, na zona do Campo das Cebolas, já pretendia abrir um projecto em Cascais sobretudo dedicado aos enchidos e queijos portugueses, espanhóis e italianos. É a trilogia mediterrânica em que se baseia todo o conceito. Após várias tentativas frustradas, lá se instalou no One Market.
Já está em funcionamento, mas com uma carta ainda por fechar. Certo é que irão servir pratos como o pernil de porco, o bacalhau espiritual, um polvo, a tortilha espanhola, um risotto de lima com gambas ou entradas como ovos rotos com batata frita e presunto ou as gambas ao alho. Neste momento, dedicam-se ainda às vastas tábuas, recheadas de queijos, enchidos ou frutos secos; e a uma ampla selecção de vinhos portugueses. “Nisso sou muito bairrista”, admite Avelino.
Também vão fazer ali o seu próprio pão e preparam-se para vender tábuas de queijos e enchidos para os clientes levarem para casa, seladas em vácuo, para que não se perca nada. O responsável pela Boutique del Jamón conta ainda que em breve contam abrir um espaço idêntico no centro da vila de Cascais — e que terão um Palácio del Jamón em Lisboa, inserido num condomínio em Benfica.