A primeira estrela a chegar à Madeira deve-se ao francês Benoît Sinthon, que no restaurante Il Galo d'Oro, do hotel de luxo The Cliff Bay, exalta os produtos e tradições que estão na base da cozinha local. No guia de 2017 ganhou a segunda estrela, que mantém desde então.
O Guia Michelin Espanha & Portugal para 2021, revelado em Madrid, na Real Casa de Correos, manteve as estrelas mais brilhantes da ilha da Madeira, o Il Galo D’Oro e o William. No Bib Gourmand, que distingue os restaurantes que oferecem boa comida a preços mais moderados que aqueles que detêm a insígnia principal, estão também assinalados os restaurantes Armazém do Sal, Casal da Penha, Villa Cipriani, The Dining Room ou Avista.
A equipa do guia ibérico tem cerca de uma dúzia de inspectores, sempre anónimos, portugueses e espanhóis. A avaliação aos restaurantes é feita com base em cinco factores primordiais: a selecção dos produtos, a criatividade e apresentação, o domínio do ponto de cozedura e dos sabores, a relação qualidade/preço e, por fim, a consistência. Este ano, contudo, fruto do período conturbado, as avaliações foram mais flexíveis.
Abra os cordões à bolsa (ou faça um pé de meia) e vá descobrir estas estrelas. Estes são os restaurantes com estrela Michelin na Madeira – quem sabe não virão mais nos próximos guias (estamos a piscar o olho ao Galáxia Skyfood, sim senhora).
Recomendado: Roteiro dos restaurantes com estrela Michelin em Portugal