Praia dos Ingleses
©Igor MartinsPraia dos Ingleses
©Igor Martins

As melhores praias do Porto onde estender a toalha este Verão

São quase três quilómetros de areal fozeiro com muito o que ver e fazer a poucos metros de distância.

Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Vista o fato de banho e calce os chinelos porque temos boas notícias para si. Depois de ter sido eleito em 2023 como melhor destino para uma escapadinha urbana, o Porto foi reconhecido, pela primeira vez, como Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar, nos World Travel Awards deste ano. E não é caso para menos: são quase três quilómetros de praia, na Foz, onde esticar a toalha e ir a banhos, com muito o que ver e fazer a poucos metros de distância. Temos sugestões de restaurantes se a fome apertar; bares com cocktails se o calor se tornar insuportável; lojas onde renovar o seu guarda-roupa balnear e monumentos de interesse histórico para conhecer quando se quiser abrigar do sol. Em suma, aqui tem tudo o que precisa para um Verão em grande.

Recomendado: As melhores praias no Porto e arredores

As dez melhores praias do Porto

  • Atracções
  • Foz

É aqui, na Praia das Pastoras, que o rio Douro se despede da cidade que o abraçou durante quase dez quilómetros. É aqui que ele se funde no azul profundo do Atlântico, estendendo-se ao longo da bonita costa fozeira. Com um areal com quase 50 metros, a pequena praia está delimitada e protegida do vento por dois molhes, o Molhe Norte e Molhe de Felgueiras, morada do farolim com o mesmo nome. Em granito e com dez metros de altura, foi construído no século XIX e desactivado em 2009. Ideal para quem gosta de se sentir aconchegado e dispensa areais a perder de vista cheios de gente, bolas de praia e guarda-sóis, aqui o mar é calmo e sem ondas. Conta-se que a praia foi buscar o nome à época em que as pastoras traziam para aqui os seus carneiros a pastar. 

A poucos metros…
Jogue uma partida de minigolfe no Jardim do Passeio Alegre. Fundado durante a década de 70, o Minigolfe da Foz do Douro tem dois circuitos, cada um com 18 buracos. Se a fome apertar, sente-se à mesa do Al Mare e peça o vistoso polvo na brasa com arroz do mesmo.

  • Atracções
  • Porto

Foi uma das mais frequentadas praias do Porto no final do século XIX – por banhistas e carneiros. Sim, leu bem, os animais eram trazidos por pastores para estes lados, uma vez que o pasto por aqui era verde e abundante. Diz-se até que um deles fugiu, certa vez, do rebanho, e ficou eternizado no topo do Chalé Suíço, o quiosque de estilo romântico nos Jardins do Passeio Alegre (desafiamo-lo a encontrá-lo). Quanto à Praia do Carneiro, possui um extenso areal de areia fina com muito espaço onde estender a toalha. A par da Praia Homem do Leme, é uma das duas praias do Porto galardoadas com a distinção de “Praia Acessível - Praia para Todos!”. Possui percursos de fácil acessibilidade até ao areal; lugares de estacionamento gratuitos e dedicados a pessoas com mobilidade reduzida; instalações sanitárias adaptadas; posto de socorro e ainda uma cadeira de rodas anfíbia para ir a banhos. 

A poucos metros…
Desafie-se para uma partida de ténis no Lawn Tennis Clube da Foz. Com mais de cem anos, é um clube privado, mas quem vem de fora também pode reservar um court (através da app Playtomic; 15€/hora). Aproveite e visite o Forte de São João Baptista da Foz, a fortaleza abaluartada de protecção à barra do rio Douro, que já foi prisão para presos políticos. Um dos seus mais famosos detidos foi o Marquês de Pombal.

Publicidade
  • Atracções
  • Porto

Todos os anos, por altura das Festas de São Bartolomeu (no último domingo de Agosto), a Foz do Douro enche-se de centenas de pessoas vestidas com coloridos trajes de papel para um cortejo que termina com um “banho santo”. A tradição tem centenas de anos, apesar de não se saber exactamente quando começou. Há quem aponte, no entanto, que a romaria remonta a 1856, altura em que banheiros e banhistas começaram a atirar papéis uns aos outros. Este hábito foi evoluindo, até que ganhou os contornos de um cortejo. O mergulho no mar, no fim, tem como objectivo purificar, porque acredita-se que as águas da Praia do Ourigo têm propriedades curativas e resolvem problemas como gaguez, gota ou epilepsia. O desfile começa na Cantareira e termina com três mergulhos colectivos no mar – só assim é que o diabo, associado a S. Bartolomeu, vai de retro de uma vez por todas. 

A poucos metros…
Faça uma refeição no Pedro Lemos, o primeiro estrela Michelin da cidade, que além dos incríveis menus de degustação preparados com ingredientes locais e de proximidade, tem também uma grande consciência ecológica e de preocupação ambiental. Se precisar de renovar o seu guarda-roupa balnear, aposte num fato de banho ou biquíni cheio de pinta da Latitid.

  • Atracções
  • Foz

A Praia dos Ingleses tem muito que se lhe diga. Tem afloramentos de vários tipos de rochas com mais de 570 milhões de anos; um areal extenso e de areia fina; um bar com um bonito alpendre onde se servem cocktails clássicos ou com vinho do Porto, jarros de sangria e outros copos de vinho (para comer há petiscos, como saladas, tábuas de queijos e enchidos, tostas e salgadinhos); e ainda uma história engraçada de contar. Diz-se que esta praia deve o seu nome aos estrangeiros, sobretudo britânicos, que no século XIX vinham para aqui passar o Verão. Trancavam as suas casas na cidade e instalavam-se à beira-mar durante os meses mais quentes. A burguesia portuense decidiu imitá-los e de manhã cedinho, antes de seguirem para o trabalho, banhavam-se no mar. As senhoras e as crianças regressavam durante a tarde para passeios, jogos, conversas ou brincadeiras na areia.

A poucos metros…
Tome o pequeno-almoço na Tavi. A Foz não seria a mesma sem esta emblemática confeitaria, com uma carta recheada de ovos, crepes, saladas e com um abastado brunch ao fim-de-semana. Depois, alugue uma bicicleta na DouroBike e vá dar um passeio para desmoer e ver as vistas.

Publicidade
  • Atracções
  • Foz

A Praia da Luz é bastante rochosa, talvez não seja a mais indicada para pés sensíveis. No entanto, tem muitos outros atributos aos quais não se pode fazer vista grossa. É muito central; por ter um areal pequeno e bastante acidentado é possível desfrutar da beira-mar sem grandes confusões à volta; tem um jardim na parte superior e, mesmo ao lado, o Praia da Luz, um espaço 3 em 1 que funciona como esplanada, cafetaria e restaurante. Nos dois primeiros espaços pode pedir desde croquetes de alheira a pimentos Pádron, passando pelas pataniscas de bacalhau, guacamole com pico de gallo e chips de tortilha ou tártaros de atum com sésamo tostado. Já no restaurante comem-se pratos mais compostos, como cataplanas de tamboril e marisco ou postas de novilho na brasa. Para beber, onde quer que esteja, há vinhos, espumantes e champanhes e muitos cocktails. 

A poucos metros…
Compre frutas e legumes no Mercado da Foz. Com 80 anos, é um verdadeiro ícone da cidade. Por lá também pode comprar peixe fresco, carne e flores, tudo de pequenos produtores locais, bem como encontrar lojas de sapateiros e outras que vendem retrosaria e artesanato. Apetece-lhe uma refeição que junta sabores do Brasil e de Portugal? Reserve mesa no IN Diferente, o restaurante de alta cozinha da chef Angélica Salvador.

 

  • Atracções
  • Foz

Na toalha a apanhar sol ou na esplanada a beber um refresco? Serão estas as suas grandes questões quando vier banhar-se para estes lados. E o melhor é que aqui poderá desfrutar de ambas. A Praia de Gondarém, boa para a prática de pesca desportiva, é uma das mais conhecidas do Porto. Tem uma “delgada língua de areia” e era sobretudo frequentada por crianças. Antigamente, havia até um ritual de passagem associado: quando os mais pequenos cresciam e entravam na adolescência, mudavam-se da Praia de Gondarém, na altura conhecida como Praia da Conceição, para a Praia do Molhe, a norte. Quanto ao bar, mesmo em cima da praia – o que lhe permite deitar um olho aos miúdos enquanto bebe um cocktail colorido –  tem uns guarda-sóis de palhinha a proporcionarem uma sombra convidativa e uma carta de petiscos que conta com tábuas de queijos e enchidos, wraps, entre outras coisas.

A poucos metros…
Lanche na Creperia La Bombarde, local onde se servem especialidades típicas da Bretanha, mas não só. Além dos famosos crepes acompanhados de bolas de gelado, há cookies de chocolate caseiras; panquecas, tostas e sumos de frutas naturais. Se quiser terminar o dia em beleza, reserve um jantar romântico no restaurante Cafeína. Instalado numa das zonas mais prestigiadas da Foz, na carta, inspirada pela gastronomia francesa e italiana, brilham pratos clássicos, como o tártaro de novilho ou o tornedó Wellington.

Publicidade
  • Atracções
  • Foz

Com a icónica e muito fotografada Pérgola da Foz ao fundo – um dos postais mais carismáticos do Porto –, a Praia do Molhe é uma das mais procuradas pelos locais. Não só pela sua beleza, que é inegável, mas porque era aqui que, em tempos, a fina-flor da sociedade portuense se juntava para ir a banhos e se abrigava nas barracas espalhadas pelo areal. No início do século XIX, esta era a estância balnear mais importante da costa portuense – e a julgar pela arquitectura em redor, não é difícil de imaginar banhistas de outros séculos. Com um pontão que entra mar adentro, a Praia do Molhe tem tanto de bonito como de perigoso. Quando a maré está cheia não se vêem os rochedos escondidos na água, por isso, tenha cuidado onde põe os pés.

A poucos metros…
Anime as suas redes sociais com uma bonita fotografia na Pérgola da Foz, que está quase a chegar aos 100 anos. Foi construída por volta de 1930 e é um dos monumentos mais fotografados da Invicta. Percebe-se porquê. Depois de tantos mergulhos no mar, refresque-se na Caipicompany Molhe. Com uma lista de bebidas que parece infindável, têm quase 30 variações da caipirinha, várias bebidas espirituosas e uma generosa oferta de cervejas, sangrias e vinhos – brancos, tintos e rosés.

  • Atracções
  • Praias
  • Foz

Ir à Foz é um programa obrigatório para quem visita o Porto. E estender a toalha na Praia do Homem do Leme, também. Como todas as praias da zona, está artilhada com bandeira azul e as rochas fazem parte do cenário. Para os mais pequenos há um parque infantil, mesmo em frente; para os maiores, bares com tudo o que apetece no Verão: tremoços, finos e mojitos. Juntamente com a Praia do Carneiro, é uma das duas praias do Porto galardoadas com a distinção de “Praia Acessível - Praia para Todos!”. E isso significa que possui bons acessos, lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida; instalações sanitárias adaptadas; posto de socorro e cadeira de rodas anfíbia para ir a banhos. Aprecie ainda a estátua de bronze que presta homenagem aos pescadores e que se encontra mesmo à entrada da praia na Avenida de Montevideu.

A poucos metros…
Tenha uma tarde bem passada no Lapa Lapa. Na esplanada envidraçada com vista para o mar servem-se cocktails, pizzas, pratos de marisco, carpaccios e bowls. E se lhe dissermos que na Foz, depois de um dia de passeio, pode dormir num luxuoso hotel de cinco estrelas? O Vila Foz Hotel & Spa tem quartos requintadamente decorados e oferece um serviço de spa completo.

Publicidade
  • Atracções
  • Foz

Com um areal pequeno e rochoso, a Praia do Aquário é, sobretudo, procurada por praticantes de desporto. No entanto, o seu bar, que parece esculpido nas rochas, semi-escondido do mundo, atrai outro tipo de desportistas – aqueles que são exímios ao nível do levantamento de finos. O Ibar Praia do Aquário é o local ideal para um encontro de amigos ao final do dia, para um copo e dois dedos de conversa, onde o barulho das ondas a bater contra as rochas é a melhor banda sonora. Os percursos pedonais em redor, como o Passadiço das Ondas, também são bonitos de ver e percorrer e dão sempre boas fotografias. De preferência de costas, com o interveniente a fitar o imenso oceano em frente com ar contemplativo. 

A poucos metros…
Faça um pairing à sua medida no Ibar Praia do Aquário. Sangrias e amêijoas à Bulhão Pato; mojitos e tábuas de queijos e enchidos; gins e bowls de salmão com abacate. É ir e escolher. Pernoite na Foz Townhouse que, em tempos, foi uma abastada casa da Foz, sumptuosamente decorada. Além de camas com almofadas e colchões fofos, a casa tem quatro quartos, sala de estar, cozinha equipada, uma casa de banho, varanda e jardim.

  • Atracções
  • Foz

A Praia do Castelo do Queijo é a última praia do Porto antes de Matosinhos começar a exibir os seus populares areais também. Está ladeada a norte pelo Forte de São Francisco Xavier – mais conhecido como o Castelo do Queijo por ter sido erguido sobre uma enorme pedra redonda de granito – e a sul pelos Jardins da Avenida Montevideu. Junto à Praça de Gonçalves Zarco, está bem servida de transportes públicos, caso não queira andar à procura de estacionamento nas redondezas.

A poucos metros…
Enfrente uma batalha de piratas no Forte de São Francisco Xavier. Construído no século XVII como elemento de defesa na Guerra da Restauração da Independência, por lá ainda é possível encontrar torres pentagonais, uma ponte levadiça e canhões históricos, além de uma vista soberba para o Atlântico. Os miúdos vão adorar. Aproveite a onda e leve-os ao Sea Life. Visite a baía das raias, o reino dos pinguins, o templo dos cavalos-marinhos ou assista à alimentação de alguns animais, como os tubarões, as raias ou os pinguins.

Mais praias onde ir a banhos

  • Atracções
  • Praias

Porque nem só de mar vivem as praias de Portugal, dizemos-lhe quais as melhores praias fluviais no Porto e arredores, mas também aconselhamos que conheça as do Minho ou as de Aveiro. Faça-se à estrada e aproveite os dias de sol para banhos de água doce e passeios à beira-rio. A melhor parte é que estes sítios são, regra geral, mais pacíficos. Isto significa que pode estender a toalha sem ter de se preocupar com a proximidade do vizinho, sabendo à partida que encontrar um lugar de estacionamento não vai implicar 30 minutos de espera em filas intermináveis. A quantidade de espaços verdes nestes lugares é outra vantagem. Confira.

Recomendado: As melhores praias no Porto e arredores

  • Coisas para fazer

Se vive no Porto e não gosta de perder muito tempo em viagens, opções não faltam. Vila Nova de Gaia, Matosinhos ou Foz têm areal suficiente para estender a toalha e um mar propício a braçadas com estilo. Ainda assim, não deixámos de fora as de Vila do Conde, Espinho e Ovar, bem bonitas por sinal. Nesta lista com as melhores praias do Douro Litoral, vai encontrar praias para toda a família, pensadas para as crianças e para os adolescentes mais radicais que queiram fazer surf ou bodyboard. Bons banhos. De sol e de mar. 

Recomendado: 15 praias com bandeira azul no Porto e arredores

Publicidade
  • Coisas para fazer

Corremos o país de norte a sul para lhe trazer as melhores praias de Portugal. De alto a baixo, são 850 quilómetros de areal. Não o corremos todo de uma vez. Fomos correndo. Mas reunimos todos esses quilómetros de areia, sol e sal neste guia pensado para o orientar à beira-mar, de norte a sul de Portugal. Pelo meio, descubra ainda os restaurantes e bares de praia para se pôr à sombra a petiscar e a beber um copo.

Recomendado: Novos hotéis de norte a sul de Portugal

  • Coisas para fazer

Areais de perder de vista, bares com bons comes e bebes, muitas ondas e muito vento, claro, um bom aliado para quem pratica windsurf, por exemplo. Agora que o Verão está instalado, fizemos-lhe uma compilação das melhores praias do Minho para que possa aproveitar esta época balnear ao máximo. Damos-lhe sugestões do que ver e fazer nas redondezas, o que comer nos restaurantes e como chegar aos sítios sem dramas ou complicações. Pegue na toalha, no protector solar e nesta lista, e faça-se à estrada. Boas férias.

Recomendado: As melhores praias fluviais no Porto e arredores

Publicidade
  • Coisas para fazer

As opções são tantas, que escolher o melhor sítio para estender a toalha e tomar uns banhos de sol torna-se uma tarefa difícil. Para lhe simplificar a vida, fizemos esta lista com as melhores praias de Aveiro. Nela dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre cada uma e temos sugestões para agradar a gregos e troianos.

Prefere uma praia situada em plena Reserva Natural com dunas a marcarem presença? Check. Gosta de um areal generoso e boas ondas para surfar? Check também. Da nossa parte, o trabalho está feito. Agora, é consigo. 

Recomendado: As melhores praias do Porto e arredores

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade