[title]
A Alfândega do Porto vai receber, de 10 de Outubro até 31 de Dezembro, a exposição "The World of Steve McCurry", pela primeira vez em Portugal. Se não conhece este fotógrafo pelo nome, de certeza que já viu o famoso retrato de Sharbat Gula (sim, da miúda afegã que vê em cima) algures numa revista ou pela internet, certo?
Esse é, sem dúvida, um dos trabalhos mais reconhecidos do fotógrafo americano. E é o próprio que o diz: “Tive apenas uns breves segundos. Depois de um minuto ou dois fugiu a correr e desapareceu. Foi assim que tirei provavelmente a mais importante fotografia da minha vida”. Mas, além desta célebre imagem, haverá muitas outras a marcar presença nesta exposição.
Até ao último dia do ano poderá ver mais de 200 fotografias, desde os trabalhos mais recentes, a uma série a preto e branco da sua primeira reportagem no Afeganistão, em 1979/80, passando ainda pelo 11 de Setembro, que fotografou do seu escritório em Nova Iorque.
A cenografia foi pensada pelo arquitecto Peter Botazzi e a ideia é não existir uma linha cronológica. Só a fotografia e a voz de Steve McCurry no ouvido, já que o audio-guia foi narrado pelo próprio, com pormenores sobre as fotografias.