[title]
A Alfândega do Porto vai receber, de 10 de Outubro até 31 de Dezembro, a exposição "The World of Steve McCurry", pela primeira vez em Portugal. Se não conhece este fotógrafo pelo nome, de certeza que já viu o famoso retrato de Sharbat Gula (sim, da miúda afegã que vê em cima) algures numa revista ou pela internet, certo?

© Steve McCurry
Esse é, sem dúvida, um dos trabalhos mais reconhecidos do fotógrafo americano. E é o próprio que o diz: “Tive apenas uns breves segundos. Depois de um minuto ou dois fugiu a correr e desapareceu. Foi assim que tirei provavelmente a mais importante fotografia da minha vida”. Mas, além desta célebre imagem, haverá muitas outras a marcar presença nesta exposição.
Até ao último dia do ano poderá ver mais de 200 fotografias, desde os trabalhos mais recentes, a uma série a preto e branco da sua primeira reportagem no Afeganistão, em 1979/80, passando ainda pelo 11 de Setembro, que fotografou do seu escritório em Nova Iorque.

© Steve McCurry
A cenografia foi pensada pelo arquitecto Peter Botazzi e a ideia é não existir uma linha cronológica. Só a fotografia e a voz de Steve McCurry no ouvido, já que o audio-guia foi narrado pelo próprio, com pormenores sobre as fotografias.