Porto
De Visu / Shutterstock.com
De Visu / Shutterstock.com

As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

Entre exposições, mercados e espectáculos, há muito para aproveitar na cidade. Descubra as melhores coisas para fazer no Porto esta semana.

Publicidade

Está a precisar de sair de casa durante umas horas e espairecer? Então preste atenção a esta lista com as melhores coisas para fazer no Porto esta semana. Quer seja antes ou depois do trabalho, durante a semana ou nos dias de descanso, há concertos, exposições e performances em vários locais da cidade. Escolha a programação ao seu gosto e vá dar um passeio pelas bonitas ruas do Porto. Para aproveitar bem o dia, sente-se à mesa num dos melhores restaurantes de comida tradicional. Mas se a cozinha portuguesa não for a sua praia, aposte, então, num dos dez novos restaurantes que há pela cidade.

Recomendado: 45 coisas incríveis para fazer no Porto

As melhores coisas para fazer no Porto

  • Arte
  • Porto
“Offering Cloud of Scattered Genitalia” é a primeira exposição de Devendra Banhart em Portugal e está patente até dia 18 de Maio na Galeria Contemporânea do Museu de Serralves, incluindo um acervo de desenhos, aguarelas e poemas desenvolvidos pelo artista americano-venezuelano ao longo do último quarto de século. Do percurso visual do músico, que antes de se firmar nesse campo estudou no San Francisco Institute of Arts, destacam-se exposições em galerias prestigiadas como o MoMA (Nova Iorque), a Fondazione Nicola del Roscio (Roma) e o Palácio de Belas Artes de Bruxelas. 
  • Arte
  • Porto
A democracia chega à Casa de Serralves com uma exposição dedicada à cultura e à liberdade de Mário Soares. "O Sal da Democracia — Mário Soares e a Cultura" insere-se no âmbito das comemorações do centenário aniversário do nascimento do antigo Presidente da República e reúne livros, manuscritos, correspondência, dedicatórias e obras de arte que mostram a sua relação com a cultura e as artes, bem como o seu pensamento político. A mostra está patente até 1 de Junho de 2025.   
Publicidade
  • Arte
  • Baixa
Seja local, curioso ou esteja simplesmente de passagem pela cidade, há uma exposição única que ocupa agora o Museu e Torre dos Clérigos e que recria os monumentos mais emblemáticos do Porto em escala reduzida. O "Porto em Miniatura" conta com dezenas de maquetes, desde os próprios Clérigos à Estação de São Bento, Ponte Pênsil, Sé do Porto, Quinta do Viso, várias igrejas e capelas, bem como quiosques e antigos urinóis. A exposição pode ser vista até 23 de Fevereiro e contém as obras feitas por Agostinho Teixeira, que entre os anos 1930 e 1950 construiu peças com vários materiais -- desde vinil a corticite, cobre, madeira, latão e gesso. 
  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Grande Porto
A 14ª edição da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia vai ocupar as galerias do Fórum da Maia até 23 de Fevereiro. Pela primeira vez, o festival acolhe um mercado de ilustração, onde vai poder encontrar muitas sugestões para oferecer. A restante programação conta ainda com uma série de iniciativas que incluem oficinas criativas e uma mostra para o público de palmo e meio – o Uivinho –, além de ilustrações nas paredes exteriores do Fórum da Maia e de uma exposição pública com mais de 100 ilustrações que se espalhará por toda a cidade, como “Um Uivo que Contagia”.
Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Porto
O Zoo Santo Inácio recebe a 3ª edição de Luzes Selvagens. Esta experiência imersiva promete iluminar as noites do maior zoo do norte do país, com mais de 600 figuras de animais e plantas “que transformam o espaço numa verdadeira aventura luminosa”. O percurso deste ano cresceu em extensão e contará agora com “cenários ampliados e atracções interactivas, como baloiços e balancés iluminados”. Miúdos e graúdos vão poder explorar a Casa dos Animais Nocturnos, cujos residentes são morcegos e aranhas; e o Mundo Tropical, habitado por araras, anacondas e faisões.
  • Música
  • Massarelos
O Museu Romântico acolhe mais uma edição do Festival Internacional Santa Cecília, dedicado à descoberta dos jovens pianistas que participaram no Concurso Internacional de Santa Cecília. Nesta edição, que decorre todos os sábados entre 1 e 22 de Fevereiro, a Câmara Municipal do Porto e o Museu do Porto alargaram para oito o número de recitais que se vão realizar. Os reportórios são variados, mas focados no período Romântico, tal como o espaço onde o festival acontece.
Publicidade
  • Arte
  • Porto
Pintura, desenho, fotografia e escultura. Na exposição “Aula do Visível”, aberta ao público até 31 de Maio, pode consultar mais de uma centena de trabalhos nacionais destas áreas, produzidos entre 1880 e 2024. As obras expostas vão desde os primórdios do Modernismo, com Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso e Mário Eloy, por exemplo, até “aos novos caminhos da arte dos nossos dias”, com nomes como Sónia Almeida e Roger Paulino. Esta viagem pela arte nacional, passa ainda por artistas como Paula Rego, Helena Almeida, Júlio Pomar, Rui Sanches, Maria Beatriz e Vieira da Silva.
  • Coisas para fazer
  • Grande Porto
Regressa o Correntes d’Escritas e com ele uma programação cheia de livros – e não só. A Póvoa de Varzim recebe, entre 15 e 22 de Fevereiro, mais de uma centena de autores, oriundos “das mais diversas latitudes das línguas ibéricas”. A 26ª edição de um dos mais completos e entusiasmantes festivais literários do país dará especial destaque à obra de Luís de Camões (a propósito dos 500 anos do seu nascimento) e de Camilo Castelo Branco, que tinha a Póvoa como destino balnear predilecto, mas vai mais longe: algumas das mais famosas obras de arte da pintura mundial darão mote às 11 mesas previstas. Assim, não se admire quando Camões e Castelo Branco, mas também Luís Sepúlveda e Luísa Dacosta, surgirem na conversa ao lado de Salvador Dalí, Frida Kahlo, Paula Rego, Pablo Picasso ou Francisco de Goya. Póvoa de Varzim (vários locais). De 15 a 22 de Fevereiro. Entrada livre
Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Festivais
  • Miragaia
O Essência do Vinho está de regresso ao Porto e, entre os dias 20 e 23 de Fevereiro, instala-se no Palácio da Bolsa. Durante quatro dias, a 21ª edição vai acolher cerca de 4 mil vinhos de 400 produtores nacionais e estrangeiros e receber mais de 40 provas comentadas. Um júri internacional – composto por jornalistas, críticos e sommeliers –, irá eleger o Top 10 de vinhos mais “entusiasmantes do país”. O festival arranca com uma série de provas comentadas e este ano traz novidades como o RV Room Experience, um espaço dedicado às grandes famílias produtoras de vinho. Os bilhetes variam entre os 20€ (entrada no evento) e vão até aos 100€, dependendo das provas em que quiser participar. 
  • Dança
  • Santa Catarina
Em 2024, depois de se estrear em Coimbra, Maurice Accompagné deu início a uma nova trilogia da Companhia Paulo Ribeiro. As três peças inspiram-se na música de três épocas diferentes, sendo que esta primeira vai ao início do século XX. As composições são de Luís de Freitas Branco e Maurice Ravel, a coreografia de Paulo Ribeiro.

Mais para fazer

  • Coisas para fazer

O Porto está cheio de paisagens deslumbrantes e de lugares onde ficar deslumbrado delas. Vá em passeio pela cidade e alimente o olhar, a alma e o seu feed do Instagram com esta lista dos melhores miradouros no Porto. É um plano infalível para aproveitar o bom tempo. Se depois disso quiser exercitar o corpinho, pode sempre apostar num dos melhores sítios para correr ou para andar de bicicleta no Porto. Quando o dia estiver a terminar, se estiver a precisar de recarregar energias, encomende o lanche ou o jantar a um dos restaurantes saudáveis da cidade. 

Recomendado: Os sítios mais instagramáveis do Porto

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para passear ao fim-de-semana, fazer algum exercício fisico ou até para descansar no final de um dia longo de trabalho. 

Recomendado: Os melhores miradouros no Porto

Publicidade
  • Compras
  • Lojas vintage

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos e cheias de história. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência. Além disso, a moda é cíclica, portanto vai, com certeza, estar sempre dentro das tendências. Calças de cintura subida dos anos 1980, camisolas de malha com padrões fora da caixa, casacos de ganga ao estilo do Levi's Trucker Jacket ou acessórios marcantes, como cintos ou óculos de sol. Estas são algumas das peças que pode encontrar. Divirta-se.

Recomendado: Cinco lojas vintage do Porto que vendem online

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade