Porto
De Visu / Shutterstock.com
De Visu / Shutterstock.com

As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

Entre exposições, mercados e espectáculos, há muito para aproveitar na cidade. Descubra as melhores coisas para fazer no Porto esta semana.

Publicidade

Está a precisar de sair de casa durante umas horas e espairecer? Então preste atenção a esta lista com as melhores coisas para fazer no Porto esta semana. Quer seja antes ou depois do trabalho, durante a semana ou nos dias de descanso, há concertos, exposições e performances em vários locais da cidade. Escolha a programação ao seu gosto e vá dar um passeio pelas bonitas ruas do Porto. Para aproveitar bem o dia, sente-se à mesa num dos melhores restaurantes de comida tradicional. Mas se a cozinha portuguesa não for a sua praia, aposte, então, num dos dez novos restaurantes que há pela cidade.

Recomendado: 45 coisas incríveis para fazer no Porto

As melhores coisas para fazer no Porto

  • Arte
  • Porto
“Offering Cloud of Scattered Genitalia” é a primeira exposição de Devendra Banhart em Portugal e está patente até dia 18 de Maio na Galeria Contemporânea do Museu de Serralves, incluindo um acervo de desenhos, aguarelas e poemas desenvolvidos pelo artista americano-venezuelano ao longo do último quarto de século. Do percurso visual do músico, que antes de se firmar nesse campo estudou no San Francisco Institute of Arts, destacam-se exposições em galerias prestigiadas como o MoMA (Nova Iorque), a Fondazione Nicola del Roscio (Roma) e o Palácio de Belas Artes de Bruxelas. 
  • Arte
  • Porto
A democracia chega à Casa de Serralves com uma exposição dedicada à cultura e à liberdade de Mário Soares. "O Sal da Democracia — Mário Soares e a Cultura" insere-se no âmbito das comemorações do centenário aniversário do nascimento do antigo Presidente da República e reúne livros, manuscritos, correspondência, dedicatórias e obras de arte que mostram a sua relação com a cultura e as artes, bem como o seu pensamento político. A mostra está patente até 1 de Junho de 2025.   
Publicidade
  • Arte
  • Porto
Pintura, desenho, fotografia e escultura. Na exposição “Aula do Visível”, aberta ao público até 31 de Maio, pode consultar mais de uma centena de trabalhos nacionais destas áreas, produzidos entre 1880 e 2024. As obras expostas vão desde os primórdios do Modernismo, com Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso e Mário Eloy, por exemplo, até “aos novos caminhos da arte dos nossos dias”, com nomes como Sónia Almeida e Roger Paulino. Esta viagem pela arte nacional, passa ainda por artistas como Paula Rego, Helena Almeida, Júlio Pomar, Rui Sanches, Maria Beatriz e Vieira da Silva.
  • Arte
  • Miragaia
Aproveitando o facto de a Biblioteca Municipal do Porto estar temporariamente encerrada para obras, a cidade ganhou uma oportunidade para conhecer um conjunto de tesouros medievais. “Revelação - Manuscritos Sagrados de Santa Cruz” é uma exposição que traz ao público 27 códices medievais que faziam parte da Livraria de Mão do antigo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A exposição arranca esta sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, no edifício da Alfândega do Porto, e está disponível, com entrada livre, até ao dia 25 de Abril. O acervo é composto por manuscritos que proporcionam um mergulho na espiritualidade medieval e monástica, reflectindo as práticas de leitura, escrita e transmissão de conhecimento, que perduraram durante séculos. Rua da Alfândega (Porto). 21 Fev-25 Abr, Ter-Dom 10.00-17.30
Publicidade
  • Dança
  • Santa Catarina
Depois de se apresentarem no Rivoli, em Março, os coreógrafos e bailarinos Meg Stuart e Francisco Camacho juntam-se no Theatro Circo com uma obra inspirada nas ruínas nurágicas da Sardenha. Através de movimentos ritmados, que se vão repetindo, a dupla procura construir "uma arqueologia do presente que não distingue entre o místico e o mundano".  
  • Cinemas
  • Porto
A retroespectiva de um dos realizadores mais marcantes do cinema moderno espanhol, Luis García Berlanga, chega à Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves. O ciclo traz 13 filmes emblemáticos do realizador até ao dia 25 de Maio. Luis García Berlanga destacou-se pelo seu olhar satírico e crítico sobre a sociedade espanhola e utilizou a comédia como instrumento para expor as contradições políticas, sociais e culturais da Espanha do século XX. O bilhete para cada sessão custa 3€.
Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Porto
Entre Março e até Junho, a arquitectura volta a estar de portas abertas à cidade. O ciclo Porto de Arquitectura vai promover seis visitas gratuitas, abertas ao público, a diferentes edifícios e espaços marcantes do Porto, numa iniciativa que conta com a curadoria da Câmara Municipal do Porto, juntamente com a Casa da Arquitectura. Tome nota dos locais e datas já divulgados para as seis visitas guiadas ao longo dos próximos meses: a sede da Liga Portuguesa de Futebol (1 de Março, 11.00, com OODA OFFICE); o Monte da Lapa (15 de Março, 16.00, com Álvaro Siza Vieira); as casas na Praça de Liège e Rua do Monte da Luz (12 de Abril, 16.00, com Luísa Penhas e empresa municipal GO Porto); e o Parque Urbano Dr.Mário Soares e o Renaissance Porto Lapa Hotel (10 de Maio, 16.00, com a Visioarq Arquitectos e a Câmara do Porto). Conte ainda com uma visita ao Porto Office Park (7 de Junho, 16.00, Brodway Malyan); e ao o M-ODU, a obra que está a decorrer no antigo Matadouro de Campanhã (28 de Junho, 16.00, com o arquitecto Kengo Kuma & Associates e o OODA OFFICE). As visitas são gratuitas e cada uma exige inscrição. 
  • Arte
  • Baixa
Depois de três meses de trabalho intenso, o Museu das Marionetas do Porto reabriu em Março de cara lavada e com novas exposições e salas para ver. “Universo Onírico” é a mais recente exposição deste museu, com marionetas e adereços dos espectáculos mais memoráveis da companhia. A viagem começa no piso térreo, dedicado a trabalhos mais direccionados para o público infantil, com vitrinas onde vivem marionetas utilizadas em peças como A Cor do Céu (2004) e Cinderela (2009). Descendo para o piso inferior, surgem novas vitrinas com adereços de peças como Miséria, Teatro Dom Roberto e ainda trabalhos como Nada ou o Silêncio de Beckett (1999) e Cabaré Molotov (2006). Ao fundo, pode embarcar na magia da sala Wonderland, um espaço mais imersivo, referente à peça Wonderland [2009].
Publicidade
  • Arte
  • Porto
Entre 29 de Março e 15 de Junho, a Galeria Municipal do Porto vai ter três exposições no seu espaço nos Jardins do Palácio de Cristal, com obras dos artistas Pauline Curnier Jardin, Mónica de Miranda e Francisco Pedro Oliveira. Com curadoria de João Laia, o piso zero irá acolher “Escarlate Profundo, Rubi Gritante – The Freestanding Joys”, um projecto da artista francesa Pauline Curnier Jardin, centrado no papel das mulheres e de grupos marginalizados no universo europeu do entretenimento. Já no Piso 1, com curadoria de João Laia e Nuno Crespo, estará patente “Profundidade de Campo”, da cineasta, investigadora e artista portuguesa de origem angolana Mónica de Miranda, que representou Portugal na 60.ª Bienal de Veneza, no ano passado. Já o Piso -1 irá acolher “Forma Primeira”, um projecto expositivo de Francisco Pedro Oliveira, com curadoria de Isabeli Santiago. As três exposições podem ser visitadas, de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00.
  • Santa Catarina
O espectáculo tem encenação de Nuno Cardoso, que se lança pela sexta vez pelo território dramático de William Shakespeare. A história de Hamlet, príncipe-herdeiro da Dinamarca, é, depois da Bíblia, a obra que mais literatura gerou. E é esta obra-prima, sobre poder, vingança e os limites da moralidade, que está em cena até 27 de Abril, no Teatro Nacional São João. 

Mais para fazer

  • Coisas para fazer

O Porto está cheio de paisagens deslumbrantes e de lugares onde ficar deslumbrado delas. Vá em passeio pela cidade e alimente o olhar, a alma e o seu feed do Instagram com esta lista dos melhores miradouros no Porto. É um plano infalível para aproveitar o bom tempo. Se depois disso quiser exercitar o corpinho, pode sempre apostar num dos melhores sítios para correr ou para andar de bicicleta no Porto. Quando o dia estiver a terminar, se estiver a precisar de recarregar energias, encomende o lanche ou o jantar a um dos restaurantes saudáveis da cidade. 

Recomendado: Os sítios mais instagramáveis do Porto

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para passear ao fim-de-semana, fazer algum exercício fisico ou até para descansar no final de um dia longo de trabalho. 

Recomendado: Os melhores miradouros no Porto

Publicidade
  • Compras
  • Lojas vintage

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos e cheias de história. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência. Além disso, a moda é cíclica, portanto vai, com certeza, estar sempre dentro das tendências. Calças de cintura subida dos anos 1980, camisolas de malha com padrões fora da caixa, casacos de ganga ao estilo do Levi's Trucker Jacket ou acessórios marcantes, como cintos ou óculos de sol. Estas são algumas das peças que pode encontrar. Divirta-se.

Recomendado: Cinco lojas vintage do Porto que vendem online

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade