Fotogénicos que só eles, os azulejos estão espalhados pelas fachadas da cidade. O que nem toda a gente sabe é que, em tempos, eram feitos em fábricas nos arredores do Porto, entretanto desaparecidas. A necessidade de preservar a tradição, em risco também devido ao aumento de edifícios devolutos, levou Alba Plaza e Marisa Ferreira a fotografar e catalogar os diversos padrões existentes, bem como as respectivas localizações.
Para financiar este arquivo digital, que já soma mais de 300 registos, a dupla fundou a Gazete Azulejos, um atelier onde, além de venderem peças de autor, ensinam técnicas tradicionais de pintura de azulejos. No decorrer dos workshops, conduzidos em inglês e com duração de duas horas, cada participante tem a possibilidade de decorar duas peças. E pode sempre deixar-se inspirar por uma série de réplicas dos originais que se encontram espalhados pelo Porto.
Durante a oficina, que já inclui todo o material necessário, a dupla explica-lhe tudo o que há para saber sobre o trabalho que desenvolve e, claro, sobre estes pequenos quadrados que estão na origem de tudo. No dia seguinte, pode ir buscar as obras de arte que produziu, já devidamente cozidas.
Para participar, os interessados apenas precisam de escolher uma das datas disponíveis no site do projecto e avançar com a inscrição. Pode ir sozinho, se bem que as orientadoras recomendam o programa a quem procura passar agradáveis momentos em família ou entre amigos.