A cidade berço ouviu o apelo do sector das artes e respondeu com uma plataforma cultural que chega a artistas, moradores e até a quem está apenas de visita. ‘Em Guimarães’ é o novo site cultural do Município de Guimarães onde é possível consultar os melhores eventos de cada dia – sejam concertos, exposições, teatro, dança ou cinema. Mas há mais. Além de funcionar como agenda, permite ainda assistir a espetáculos virtuais, procurar informações sobre artistas locais e saber mais sobre a cidade. Ora vamos por partes.
Esta plataforma cultural já tinha sido desenvolvida e implementada como uma agenda cultural antes da pandemia, mas o confinamento veio alterar as necessidades tanto dos artistas como da população. Com os espaços culturais encerrados e sem data prevista de abertura, a plataforma ‘Em Guimarães’ cresceu e tornou-se também numa sala de espectáculos virtual onde é possível ver e ouvir mais de 300 artistas vimaranenses. Agora que o desconfinamento segue a bom ritmo, a plataforma quer continuar a dar palco a artistas e associações locais. Ao mesmo tempo que se torna numa ferramenta para todos os que procuram novos planos culturais (sejam residentes ou quem está de passagem).
Para isso, os responsáveis autárquicos já investiram mais de 150 mil euros, além de terem procurado novos espaços, associações e artistas para integrarem o projecto. Hoje é possível assistir a mais de 50 espectáculos de artistas vimaranenses com produções de empresas do audiovisual da região e, ainda, pesquisar o perfil de cada artista com informações sobre onde será o seu próximo espectáculo ou qual o valor do bilhete. Tudo para dar aos artistas e associações culturais mais uma forma de chegar ao público de forma totalmente gratuita e digital.
Se estiver à procura de um sítio para fazer espectáculos, ensaios, exposições temporárias ou apresentações de livros, também pode encontrar aqui todos os espaços culturais disponíveis.
Então e mais?
Já sabemos que a cidade que viu nascer Portugal tem uma agenda cultural bem recheada, mas há muito mais razões para fazer uma visita. De certeza que já ouviu falar do emblemático Castelo de Guimarães ou da estátua de Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, mas as ruas pitorescas da cidade escondem capelas, conventos, igrejas e solares menos conhecidos mas igualmente interessantes. Quando der a fome, é só escolher um dos vários restaurantes típicos e, já que aqui está, fique para o dia seguinte num dos alojamentos da cidade. Precisa de sugestões de sítios onde comer, onde ficar ou o que fazer? Entre na plataforma ‘Em Guimarães’ e procure o link para a Guimarães Turismo. Aí vai encontrar tudo o que precisa para descobrir – ou redescobrir – a cidade que não pára.