Projecto Sustentável, Lixo Zero Portugal, Kit
©DRKit Lixo Zero Portugal
©DR

Etiqueta verde: dicas para ser sustentável em casa

Na cozinha ou na casa de banho, há comportamentos que pode adoptar que o ajudam a ser sustentável em casa

Publicidade

Não há desculpas para não vestir a camisola verde, mesmo estando fechado no conforto do lar. Damos-lhe aqui dicas para ser sustentável em casa que podem ser aplicadas em cada momento do seu dia, seja enquanto está na cozinha de volta dos tachos (não há desperdício, ouviu?), na varanda com as plantas ou na casa de banho, na hora da rotina de beleza. Pedimos ajuda a quem anda nestas andanças faz tempo e a quem carrega consigo a bandeira da sustentabilidade, seja em movimentos comunitários ou marcas. Vá, prepare-se para sair desta com mais pontos na consideração do meio ambiente. 

Recomendado: 15 dicas para uma quarentena mais sustentável

Etiqueta verde: dicas para ser sustentável em casa

1. Dicas de Catarina Barreiros

Catarina Barreiros

Consumo de energia: “Se estão em teletrabalho, trocar para tomadas switch para reduzir o consumo provocado por computadores ligados em stand-by”

Higiene pessoal: “Aproveitar a quarentena para experimentar produtos sustentáveis, como o copo menstrual ou fraldas reutilizáveis para quem tem bebés”

Compostagem: “Começar a fazer compostagem com um vermicompostor também é muito simples”

2. Dicas de Cátia Curica

ORGANII

Tratar da roupa: “Podemos arranjar e tratar de malas, sapatos, cintos e todos os assessórios que possam ser arranjados ou tratados para aumentarem a sua durabilidade. Também devemos lavar a roupa apenas quando necessário”

Cosmética bio e reutilização: “Pensar em usar cosmética biológica para não contribuir com ingredientes poluentes para o meio ambiente. Também devemos usar toalhitas reutilizáveis para limpar o rosto e desmaquilhar”

Combate natural: “Experimente sabão de azeite biológico para lavar as mãos, consegue ser uma proteção fundamental contra a Covid-19 e ao mesmo tempo não agride a pele das mãos, mantendo-a intacta”

Publicidade

3. Dicas de Ana Milhazes

LIXO ZERO PORTUGAL

Repensar prioridades: “Esta é uma boa altura para reflectir sobre o que nos faz realmente falta e pensar mais no primeiro R: recusar”

Reduzir os resíduos: “Estar em casa também nos permite olhar para a quantidade de resíduos que estamos a produzir, ou seja, olhar para o lixo e ser mais conscientes do lixo que produzimos”

Deixar os descartáveis: “Reservar algum tempo para pensar nas mudanças que se podem fazer já, como levar sacos para a fruta, vegetais e pão, mas também criar uma lista para mudanças futuras”

4. Dicas de Sara Morais Pinto

ZERO WASTE LAB

Planear bem as compras: “Numa altura em que sair para compras é de evitar, aproveite para planear a lista, preparar todos os sacos e frascos que sejam reutilizáveis, comprar a granel e consumir no comércio local. Vai saber bem na carteira e na gestão do lixo em casa, trazendo menos embalagens para casa”

Manter a reciclagem nos moldes permitidos: “Todos os resíduos recicláveis continuam a poder sê-lo. Com a devida excepção dos resíduos contaminados, deve usar o ecoponto público para embalagens, papel e vidro”

Plantar num vaso: “Ao plantar ervas aromáticas ou outras hortícolas em vaso, vai ver que vai aprender muito e aproximar-se do valor de cada alimento. Desta forma evita comprar tanto e conhecerá melhor os seus alimentos, poupando até dinheiro”

Mais sustentabilidade

  • Coisas para fazer
Agora que a propagação da Covid-19 exige que as pessoas evitem sair à rua e a grande maioria dos eventos estão cancelados, há que pensar em programas dentro de portas. Se gosta de temas que envolvam o meio ambiente, aproveite esta lista, onde damos a conhecer seis livros sobre sustentabilidade que podem ser encomendados online. De resto, saiba que já há livrarias da cidade a oferecer os portes de envio para promover a leitura por estes dias.   Recomendado: Sete séries a não perder este mês
  • Filmes
  • Documentários
Com o fim do estado de emergência, algumas coisas começam a voltar ao normal. Mas as orientações da Direcção-Geral da Saúde mantêm-se: ficar em casa é o melhor remédio. Se já está sem ideias de como preencher as 24 horas do dia (16 vá, que oito devem ser passadas a dormir), aproveite para conhecer três documentários onde a sustentabilidade é o tema principal. Aproveite também o tempo dentro de portas para experimentar novos hábitos, mais amigos do ambiente, seguindo conselhos divulgados no Instagram ou fazendo compras sustentáveis online. Se preferir estar longe dos ecrãs por algum tempo, também não faltam livros que falem do assunto. Recomendado: As melhores séries para ver na Netflix  
Publicidade
  • Coisas para fazer
As redes sociais podem ser sinónimo de aprendizagem, principalmente nesta altura de pandemia. Há influenciadores especializados em diferentes temáticas, como médicos que usam o Instagram para dar a conhecer informação sobre a Covid-19, fisiculturistas e personal trainers que partilham treinos para fazer em casa, cozinheiros que divulgam óptimas receitas e cozinham em directo e, claro, ambientalistas, ou pessoas que vivem de uma forma mais sustentável, que usam as redes sociais para contagiar mais pessoas a adoptar medidas amigas do ambiente. Procura um feed mais verde? Eis três contas de Instagram para saber mais sobre sustentabilidade. Aproveite e visite também lojas online para fazer compras sustentáveis. Recomendado: Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta  
  • Miúdos
Palavra do ano em 2018, sustentável é uma prática ecologicamente responsável, economicamente viável e socialmente justa. Troque a coisa por miúdos e ponha os gaiatos a repetir – e a praticar – o palavrão. É que pensar verde não é, nem deve ser, um exclusivo de adultos e cada vez mais marcas infantis estão atentas a isso. Com espaços físicos espalhados pela cidade ou à distância de um simples clique, estas marcas estão a fazer tudo para não deixar uma grande pegada no planeta. Na hora de encher os miúdos de estilo, aproveite para os encher também de consciência e escolha produtos amigos do ambiente, feitos de forma ética e com matéria-prima biológica.  Recomendado: Nove marcas sustentáveis no Porto e arredores
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade