Matosinhos é a terra do peixe e o mercado municipal é um dos melhores sítios para abastecer a sua despensa. Além de sardinhas fresquinhas, por lá vai encontrar muitos legumes e frutas para encher a sua mesa de arraial.
Arraialeiro que se preze (sim, a palavra existe no dicionário), prepara a festa com a devida antecedência. Por isso, se se considera um folião de primeira, vai gostar de saber que lhe fizemos um guia para um São João no Porto perfeito. Nesta lista damos-lhe dicas de onde comprar sardinhas, martelos ou manjericos, e de como ajudar a construir as cascatas de São João. Aproveite e admire a cidade em festa do topo de uma roda gigante. Divirta-se, porque a noite mais longa do ano está quase a chegar.
Matosinhos é a terra do peixe e o mercado municipal é um dos melhores sítios para abastecer a sua despensa. Além de sardinhas fresquinhas, por lá vai encontrar muitos legumes e frutas para encher a sua mesa de arraial.
Até ao último dia do mês, o Palácio das Artes acolhe dezenas de versões de um dos símbolos mais característicos do São João - o martelinho. De homenagens a figuras da cidade, a ilustrações da gastronomia local, passando por evocações aos turistas, os trabalhos tomam diferentes formas: objectos, 2D e até vídeo. A entrada é livre.
Desenhada por Hugo Reis e Filipa Frois Almeida, dois arquitectos da FAHR, esta instalação de manjericos é também uma peça de arte. Está na Praça General Humberto Delgado à espera de ser admirada e fotografada.
Como já é habitual, todos os anos a Rotunda da Boavista recebe uma série de diversões. Entre carrinhos de choque, carrosséis e uma roda gigante, a diversão está garantida. Mas há mais. Os divertimentos estendem-se também à Avenida D. Carlos I, na Foz, à Alameda das Fontainhas e ao Largo do Cacém, em Lordelo.
Ao longo do mês de Junho os portuenses vão criar uma Cascata Comunitária de São João, que ficará exposta no Mercado Temporário do Bolhão a partir de dia 22. Se quiser deixar o seu contributo, basta participar num dos workshops que acontecem até dia 16. A entrada é livre e pode fazê-lo num destes três locais: no próprio mercado, na BRÂMICA - Oficina de Cerâmica ou na BOA - Bombarda Oficinas de Artes.
Sardinhas de chocolate, éclairs ou brigadeiros em forma de manjerico? Sim, é tudo o que precisa para forrar o estômago antes, durante e depois da festa. As sardinhas de chocolate belga ou de chocolate negro são um produto mítico da portuense Arcádia, especialmente quando o São João bate à porta. Já a Leitaria da Quinta do Paço criou um éclair para os santos populares. Mantém a massa choux, o chantilly e a cobertura de doce do Porto, mas juntou-lhe pepitas granuladas verdes. A Brigadão lançou o brigarico. Um brigadeiro tradicional mas com a forma de um dos símbolos do São João: o manjerico.
Os manjericos estão por todo o lado. No largo da Estação de São Bento há uma enorme banca com manjericos de todos os tamanhos. Ponha-lhes a mão e deixe-se contagiar pelo aroma e pelas tradicionais quadras são-joaninas. Também pode encontrar outras vendedoras na Praça da República ou junto à Torre dos Clérigos.
O primeiro jogo da Selecção Nacional está marcado para 15 de Junho, sexta-feira, e o melhor é começar já a fazer planos e a organizar o grupo de amigos para que possam a estreia de Portugal no Mundial 2018. Nesta lista tem nove sítios para ver o Mundial 2018, com alternativas válidas para todas as condições meteorológicas.
Animação de rua, sardinhadas, desfiles alegóricos e concertos fazem as delícias dos visitantes que enchem as ruas das cidades em festa. Fique a par dos melhores arraiais e festas populares que acontecem no Porto e arredores.
Há lá coisa mais bela do que ver o Sol a desaparecer no horizonte? Convide a sua cara-metade para passear, os seus amigos para beber um copo, ou aproveite o seu final de tarde numa esplanada. Estes são os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto.
Discover Time Out original video