mercados de natal
Strasbourg.euNatal em Estrasburgo
Strasbourg.eu

Dez mercados de Natal na Europa que valem a viagem

Mercados de Natal há muitos e estão por toda a Europa. Fique a conhecer alguns dos melhores.

Publicidade

O Natal é a altura mais mágica do ano e, para muitas famílias, a tradição da época passa por visitar um dos famosos mercados de Natal espalhados um pouco por toda a Europa. Os motivos para visitar um destes mercados são muitos, a começar pelas compras, mas também pela música, pelas iluminações nas ruas, e pelo cheiro a vinho e a chocolate quente (ou ginjinha). Não esquecemos os doces típicos da quadra, sempre presentes nestes mercados natalícios, e a decoração das montras. Se é daqueles que gosta de viajar, esta é a altura certa para ir à procura do melhor destino nas companhias aéreas. Se decidir ficar por aqui, aproveite para visitar a Vila Natal de Óbidos ou o Perlim, o reino mágico em Santa Maria da Feira.

Recomendado: As melhores lojas no Porto para comprar presentes de Natal

Mercados de Natal na Europa que valem a viagem

1. Vilnius, Lituânia

Ideal para: fugir dos turistas

Vilnius é bonita durante todo o ano, mas a capital lituana transforma-se num lugar verdadeiramente especial na época de Natal. E como é um dos destinos de Inverno menos conhecidos da Europa, os mercados nunca estão tão cheios de turistas: pode passear tranquilamente pelas encantadoras barraquinhas de artesanato em madeira que se alinham na praça da cidade, com um copo de vinho quente na mão.

29 Nov-29 Dez

https://media.timeout.com/images/106138528/image.jpg
Aliya Arman
Social Media Editor

2. Edimburgo, Escócia

Ideal para: whisky! (óbvio)

Edimburgo é uma daquelas cidades que parece ter um ambiente natalício o ano todo (pelo menos para nós, turistas). Mas, quando o tempo muda e as luzes de Natal se acendem mesmo, a cidade torna-se numa grande maravilha de Inverno, com um mercado de Natal épico que se estende desde os East Princes Street Gardens até à Royal Mile. Há eggnog, vinho quente, carrosséis e muito mais. Este ano, haverá um novo trilho iluminado nos East Princes Street Gardens, bem como vários novos mercados espalhados pela cidade para prolongar a diversão.

15 Nov-4 Jan

Publicidade

3. Viena, Áustria

Ideal para: levar a festa ao extremo 

Maior nem sempre significa melhor, mas quando se trata de Natal muitas vezes mais é mais. E é exactamente isso que acontece em Viena durante a época festiva, especialmente se for ao Christmas World (Mundo de Natal), sob o grandioso olhar da cintilante Câmara Municipal da capital austríaca. Durante o mês de Dezembro, há mais de 100 belíssimos stands espalhados por aqui, com muitas compras e actividades natalícias para aproveitar.

16 Nov-26 Dez

4. Tallinn, Estónia

Ideal para: ver uma árvore enorme

Fotografe os edifícios com telhados inclinados da Praça da Câmara Municipal enquanto pode. Depois de o sol se pôr e as luzes se acenderem no mercado de Tallinn, às 15.00, tudo se resume à enorme árvore nórdica que lá está desde 1441 – muito antes de qualquer outra nação europeia ter começado a usar árvores de Natal. Entre vinho quente, queijo báltico e a tradicional morcela com chucrute, pode visitar o Pai Natal junto à lareira na sua gruta aconchegante. Bónus: apanha o ferry No 19 no porto, e pode estar no mercado de Natal de Helsínquia, na Praça do Senado, em apenas duas horas.

22 Nov-27 Dez

Publicidade

5. Aachen, Alemanha

Ideal para: petiscar

Os quiosques de madeira montam-se na Münsterplatz, uma praça empedrada de frente para a catedral barroca, onde está enterrado o rei Carlos Magno do século IX. Este mercado tem como especialidade um pão de gengibre com sabor a anis chamado “printen”. Os vendedores também oferecem doces com sabor a vinho quente e uma fritura de batata crocante chamada kartoffelpuffer, que compete com os latkes.

22 de Nov-23 Dez

6. Nuremberga, Alemanha

Ideal para: uns copos

A torre ornamentada da fonte Schöner de Nuremberga domina esta praça perfumada com o cheiro do pão de gengibre (e bratwurst, a exportação culinária mais famosa da cidade). As famílias reúnem-se para tirar fotografias com os “anjos" de cabelos dourados que se misturam entre a multidão. Depois de escurecer, os adultos reúnem-se no bar com canecas de glühwein para levar para casa e a cerveja local fumada.

29 Nov-24 Dez

Publicidade

7. Copenhaga, Dinamarca

Ideal para: matar saudades da feira popular

Durante seis semanas, o parque de diversões com mais pinta de Copenhaga transforma-se num mundo encantado de carrosséis temáticos de Hans Christian Andersen e cerimónias nocturnas de iluminação da árvore de Natal. Pode beber o seu glögg no bar de vinhos iluminado à luz de velas e saborear os tradicionais dónutes de maçã recheados, os “æbleskiver”, da Waffle Bakery. Se as sanduíches de carne de porco recheadas com couve de Copenhaga não forem do seu agrado, um novo mercado gourmet oferece hambúrgueres, pizzas, tacos e comida de rua chinesa.

17 Nov-31 Dez

8. Sevilha, Espanha

Ideal para: um sol de Inverno

Jesus certamente não gostaria que congelasse em seu nome. Na Andaluzia, onde as temperaturas rondam os 15 graus durante o Inverno, pode patinar numa pista de gelo por baixo de palmeiras cobertas de neve falsa ou montar um camelo pela Avenida de la Constitución para ver as famosas cenas elaboradas do presépio. Os locais fazem peregrinação no início do mercado para ver os músicos a homenagear a Virgem Maria na catedral, com a torre mourisca da Giralda ao fundo.

29 Nov-23 Dez

Publicidade

9. Colmar, França

Ideal para: um Natal de diversidade

As ruas de Colmar, com casas de madeira do século XVI, têm um ambiente de conto de fadas. Mas com seis mercados de Natal a dominar praticamente toda a cidade, parece que um presépio ganhou vida. As barraquinhas decoradas com luzes estão cheias de produtos artesanais da Alsácia e concentram-se em torno da igreja gótica Dominicana, da medieval Maison Pfister e da Pequena Veneza de Colmar. Não perca o vin chaud com especiarias no mercado da Place Jeanne d’Arc.

26 Nov-29 Dez

10. Cracóvia, Polónia

Ideal para: despachar as prendas todas

Quando o vapor de uma dúzia de grelhadores de kielbasa se dissipa, pode admirar as muralhas medievais da cidade, a torre de tijolos em ombré e a enorme estrutura renascentista do Mercado dos Tecidos (Cloth Hall). No meio das riquezas de Cracóvia, os vendedores no mercado de Natal exibem decorações kitsch, como bolas de vidro, figuras de cerâmica, chapéus felpudos e uma infinidade de gadgets a piscar. Enquanto isso, cavalos brancos com as suas carruagens estão prontos para o levar num passeio pela cidade.

29 Nov-1 Jan

Mais Natal na cidade

  • Compras
A época natalícia vem carregada de presentes mas também de uma grande carga de stress. Como gostamos muito de si e queremos que poupe tempo, decidimos facilitar-lhe a vida e fizemos-lhe uma lista com algumas das melhores lojas do Porto para comprar presentes de Natal. Nelas há produtos e objectos de diferentes marcas e artistas, capazes de agradar a qualquer um: mãe, pai, tio, prima, sobrinho ou amigo secreto. Agora só precisa de pegar na sua lista e começar a pensar que prendas comprar. Livros, roupa, jóias ou perfumes — vai encontrar um pouco de tudo aqui.  Recomendado: Os melhores mercados de Natal no Porto
  • Compras
Já todos sabemos que a época natalícia é também de grande consumismo. Nada a fazer. Mas há lá coisa melhor do que passear pelas ruas da Invicta, iluminadas com luzes festivas, ao som de canções lamechas interpretadas por George Michael, enquanto se compram presentes que vão fazer os outros felizes? Fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas para comprar presentes de Natal para homem no Porto. Umas vendem camisas, outras sapatos, cintos, ilustrações, brinquedos para graúdos, peças vintage, óculos de sol cheios de estilo e até pode comprar pasta dos dentes. É só escolher. Mas não se desgrace, que não estamos em tempo disso. Recomendado: As melhores lojas para comprar presentes de Natal para mulher no Porto
Publicidade
  • Compras
Não gosta de andar às voltas? Fica cansado só de pensar que vai ter de apanhar transportes públicos e percorrer meia cidade a pé atrás de presentes para a família inteira? Pois bem, relaxe. Vamos poupar-lhe tempo e as solas dos sapatos porque lhe fizemos uma lista com as melhores lojas para comprar presentes de Natal na Rua das Flores. Nesta rua cheia de turistas e de lojas bonitas (com 400 metros, ou seja, vai atravessa-la em cinco minutos, sensivelmente) vendem-se sabonetes, livros, doces e compotas, jóias, artesanato ou chocolates. Quem é amigo? Quem é?
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade