Há muita música para ouvir na cidade durante as próximas semanas. De artistas nacionais ou internacionais, que vêm apresentar novos álbuns ou relembrar as várias facetas que marcaram as suas carreiras, temos sugestões para todos os gostos e para todos os ouvidos. O difícil vai ser escolher e arranjar tempo para tudo. Ainda por cima, este mês há dois festivais que não pode perder. Se ficou com vontade de abanar o corpinho (com mais ou menos energia), guarde esta lista com os melhores concertos no Porto em Agosto e preencha a sua vida com uma banda sonora de alto nível.
Todos os anos, por altura das Festas de São Bartolomeu, a Foz do Douro enche-se de centenas de pessoas vestidas com trajes de papel para um cortejo – no próximo dia 25, às 10.00 –, que termina com um "banho santo".
A tradição tem centenas de anos, apesar de não se saber exactamente quando começou. Um estudo recente indica que remonta a 1856, altura em que banheiros e banhistas começaram a atirar papéis uns aos outros. Este hábito foi evoluindo, até que Joaquim Picarote e um amigo, há mais de 70 anos, resolveram adaptá-lo ao formato de cortejo, conta Nuno Ortigão, presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
O mergulho no mar tem como objectivo purificar, diz. "Os banhos sempre estiveram associados a curas. Aliás, a água faz bem às articulações e aos pulmões. Dizia-se que os sete banhos purificavam a alma e afastavam o Diabo, tão associado a São Bartolomeu". Mas há sempre quem não os tome, refere, até "porque os fatos estão cada vez mais bonitos e as pessoas querem guardá-los". Alguns dos que sobrevivem, acabam expostos.
Como é habitual, este domingo o mergulho será dado na Praia do Ourigo, onde termina o desfile que junta centenas de figurantes. A encenação, que este ano celebra o centenário do nascimento da escritora portuense Sophia de Mello Breyner Andresen, vai partir da Cantareira.