Movimento Gaio
A organização não governamental Movimento Gaio promove sessões de plantação. As iniciativas acontecem essencialmente no Norte do país e são divulgadas online no site do projecto. Querendo juntar-se, é uma questão de estar atento.
A Primavera instalou-se e, embora o país continue a viver em estado de calamidade, as famílias já começam a sonhar com piqueniques, passeios pela praia ou caminhadas, algumas das actividades mais comuns nos meses mais quentes do ano. Se procura algo diferente para preencher os dias mais longos, leia o que se segue. Nesta lista mostramos-lhe três projectos que ajudam a tornar o país mais verde. Conheça-os e siga-os de perto nas redes sociais para que, quando recomeçarem as acções de plantação, possa contribuir como voluntário. Enquanto ficar em casa é mesmo o melhor remédio, mate as saudades do Porto visitando as suas atracções online.
Recomendado: Um lugar ao sol: as melhores plantas para ter em casa
A organização não governamental Movimento Gaio promove sessões de plantação. As iniciativas acontecem essencialmente no Norte do país e são divulgadas online no site do projecto. Querendo juntar-se, é uma questão de estar atento.
Na Área Metropolitana do Porto encontra o programa Futuro - O Projecto das 100 mil Árvores. Apesar de já ter ultrapassado o número que dá nome ao projecto, o programa continua. Se lhe quiser dar uma mãozinha, inscreva-se nas acções de plantação através do site.
Outra forma de apoiar a reflorestação do país (mas sem sujar as mãos) é fazer um donativo ao projecto Plantar Uma Árvore. Basta fazer uma transferência de 3,50€ e a organização planta e cuida de uma árvore durante cinco anos.
Não há desculpas para não vestir a camisola verde em casa. Nesta lista damos-lhe dicas de como o pode fazer em cada momento do seu dia, na cozinha, na varanda ou na casa de banho, tornando esta quarentena mais sustentável. É verdade que a pandemia já melhorou a qualidade do ar em muitos pontos do globo, o que pode ser um sinal de que o planeta se está a regenerar, mas isso não significa que não precisemos de ir mais além. Seja com compras mais sustentáveis ou com leituras que nos ensinam mais sobre a temática, ainda há muito para fazer. Recomendado: Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta
Os recursos naturais que a Terra é capaz de renovar em 2019 já se esgotaram. Numa altura em que o mundo sai à rua para gritar por maior acção dos governos e das instituições em defesa do planeta, torna-se cada vez mais urgente a mudança de hábitos e de atitudes de cada um de nós. No Porto há muita gente empreendedora que decidiu pôr mãos à obra e criar projectos e movimentos para ajudar a cuidar da nossa maior casa. Passe os olhos por esta lista para ficar a conhecê-los melhor e inspire-se neles para começar a fazer a diferença. Recomendado: Nove sítios para comprar cosmética vegan
Discover Time Out original video