Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo
© NSNesta festa come-se regueifa e biscoitos, mas não só
© NS

Tudo o que pode fazer na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo pode comer mas não só. Também há espaço para concertos, desfiles e muito mais

Publicidade

A sexta edição da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo & Mercado Oitocentista acontece de quarta-feira 29 de Maio a domingo 2 de Junho. Ao longo de cinco dias, o centro da cidade é decorado a rigor para recriar os tempos em que Valongo era o principal abastecedor de pão do Porto, mas não só.

A festa tem também como objectivo passar o "testemunho às gerações vindouras, reviver os saberes, usos e costumes dos mais velhos", descreveu o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, em declarações à Time Out. "Estamos a reactivar memória e é isso que explica o sucesso deste evento, juntamente com a comunidade que se envolve espontaneamente", concluiu o autarca. 

A Praça Machado dos Santos, a Rua de São Mamede, o Largo do Centenário, o Parque da Senra, o Largo Dr. Nunes da Ponte, a Rua de Sousa Paupério, o Museu e a Câmara Municipal são os principais locais onde as actividades acontecem. Para não perder migalha, entre nesta lista e fique a par de tudo o que pode fazer na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo. Antes de se fazer ao caminho, aproveite para conhecer o novo museu que está a nascer na cidade.

Recomendado: Coisas para fazer no Porto em Maio

Tudo o que pode fazer na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Leve para casa a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira

Tal como tem acontecido nas edições anteriores, as padarias e as pastelarias presentes na feira participam no concurso onde se escolhe a melhor regueifa e o melhor biscoito. Aguarde pela decisão do júri, no domingo 2 às às 14.30, e leve para casa os produtos vencedores. Em 2018, o primeiro lugar para a melhor regueifa e para o melhor biscoito foi atribuído à Padaria Panfino da freguesia de Campo e Sobrado. De qualquer forma, há cerca de 30 pastelarias e padarias instaladas no Largo do Centenário para conhecer.

Assista aos concertos de José Cid, Marco Rodrigues e Oscar Ibañez

Todos os anos há espaço para momentos musicais e 2019 não é excepção. O palco é inaugurado na quarta-feira 29 com Marco Rodrigues e volta a ser pisado na sexta-feira 31, desta vez por Oscar Ibañez & Tribo, um grupo de música tradicional galega. O cartaz musical fica completo no sábado 1 com José Cid. Todos os espectáculos são gratuitos.

Publicidade

Aprenda a cozinhar com o chef Chakall e ria com Herman José

A programação musical é complementada com um showcooking do chef Chakall na quinta-feira 30 e com um espectáculo que, embora possa ter momentos de canto, tem o humor como fio condutor. A voz de Herman José vai fazer-se ouvir no último dia da festa, domingo 2. 

Veja o desfile da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito

No domingo 2, a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo celebra o quarto aniversário. O ponto alto das celebrações é o desfile, ao qual se juntam mais de 50 confrarias nacionais, como a Confraria do Presunto e Cebola do Vale do Sousa e da Sopa do Vidreiro da Marinha Grande, que marcaram presença na edição passada.

Publicidade

Almoce ou jante no Mercado Oitocentista

Neste Mercado Oitocentista, uma espécie de viagem no tempo, pode fazer compras num mercado típico do século XIX, onde até os vendedores estão vestidos a rigor. Há papas de sarrabulho, sandes de pão saloio com febra e ovo, pataniscas de bacalhau e vinho para ajudar a empurrar. Não estranhe se vir desfiles alegóricos por lá também. 

Leve para casa ardósias e brinquedos de Valongo

No Mercado Oitocentista há também lugar para uma feira de artesanato, onde pode comprar as tradicionais ardósias e os brinquedos de Valongo, para que os miúdos larguem o tablet por umas horas. Aproveite e observe a recriação de diversas profissões, como o engraxador e o ferreiro.

Mais coisas para fazer no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer
Casas coloridas cobertas de azulejos recebem o sol a pique pela manhã e o cheiro a peixe fresco grelhado abre o apetite para um almoço farto. A vista da Afurada de Cima é um plano obrigatório se quiser entupir as redes sociais com likes, ou se quiser surpreender a sua cara-metade com um programa fora do vulgar. Mas a Afurada é isto e muito mais. Há património para ver, jogos para acompanhar e um pôr-do-sol de cortar a respiração. Leia o que se segue e descubra seis coisas obrigatórias para fazer quando lá for. Bom passeio. Recomendado: Tudo o que pode fazer em Gaia em 1 dia
  • Coisas para fazer
A vida está cara, bem sabemos, mas com um pouco de astúcia e curiosidade é fácil contornar os obstáculos monetários e descobrir coisas baratas para fazer no Porto. Aqui tem uma lista com 15 coisas para fazer no Porto até 5€. Algumas nem custam tanto e outras até são de graça. E temos de tudo um pouco, desde sugestões de passeios, museus, sítios para comer, mercados e livrarias. Não diga que vai daqui mal servido.
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade