mão esquerda
©João SaramagoPode comprar as peças vintage da Mão Esquerda online
©João Saramago

Tudo o que pode fazer na Rua da Alegria

Quer passear numa zona mais calma da cidade, longe da confusão? Então, esta lista com tudo o que pode fazer na Rua da Alegria é para si

Publicidade

Dos Poveiros aos Combatentes, a Rua da Alegria é uma enorme artéria da cidade com cerca de dois quilómetros. É, portanto, um bom lugar para passear. Aqui encontra uma das gelatarias mais antigas da Invicta, espaços verdes para descontrair de copo na mão, uma loja onde pode comprar roupa de outros tempos e até uma discoteca para dançar até ao nascer do sol. O melhor? É que apesar de estar bem no centro da cidade, a é zona tranquila q.b. Descubra nesta lista tudo o que pode fazer na Rua da Alegria.

Recomendado: Tudo o que pode fazer na Rua Mouzinho da Silveira no Porto

Tudo o que pode fazer na Rua da Alegria

  • Compras
  • Lojas de segunda mão
  • Santa Catarina

O vintage asiático, sobretudo japonês, é a característica diferenciadora da Mão Esquerda, gerida por Lígia Sousa e Carolina Mendonça (também responsáveis por uma recomendável loja online, a Cata-Vento, com bonitas peças vintage de decoração e de cozinha). Na loja há várias pechinchas e raridades que são o acumular de muitas viagens à volta do mundo. Perca-se entre as saias compridas em veludo, os chapéus simples ou trabalhados, os blusões de couro em várias cores, os vestidos, os casacos de pêlo e até entre a boa oferta de roupa para homem. Boas compras.

  • Português
  • Bonfim
  • preço 3 de 4

O Portucale, no Bonfim, é um dos clássicos mais antigos da cidade. Porque é que faz parte dos 50 melhores restaurantes do Porto? Porque não se deixa levar por modas: nem dentro nem fora da cozinha. Para a mesa vêm pratos tradicionais, confeccionados tal como em 1969, quando abriu as portas, e algumas opções mantêm-se desde o início, como o bifinho à Portucale, flamejado na sala ou os filetes de Walewska, escalfados em champanhe e cobertos com lagosta. O que também se mantém é a decoração, onde reinam os veludos, o couro e a madeira. Ainda não conhece o restaurante? Vai sempre a tempo.

Publicidade
  • Baixa

A carne de São Miguel, o queijo do Corvo, os bolos lêvedos, o atum de Santa Catarina ou as queijadas da Graciosa são alguns dos produtos que pode encontrar neste espaço, que abriu as portas em 2015. O objectivo foi trazer um "cantinho açoriano" até à Invicta, dizem os proprietários. Por aqui vai ainda encontrar artesanato deste arquipélago.

  • Geladarias
  • Santa Catarina
Refresque-se na Gelataria Neveiros
Refresque-se na Gelataria Neveiros

De certeza que já ouviu falar dos gelados Neveiros, a marca que nasceu nos anos 60 pela mão de Alda Freiria, que veio de Cascais para a Invicta tentar a sua sorte. Começou a inventar receitas de gelados artesanais e com elas conquistou a alta sociedade portuense. Hoje, Maria Adelaide e a filha Sandra são as actuais donas. Ficaram com algumas receitas e com os dois carrinhos de gelados que Alda usava para vender nas praias. Não sabe o que escolher? Vá pelos tradicionais, como morango, manga ou baunilha, ou experimente os mais contemporâneos: Maria Framboesa ou Ana Limão. 

Publicidade
  • Cervejaria artesanal
  • Santa Catarina
  • preço 2 de 4

A, B, C, D, E, F. É aqui que termina, por enquanto, o abecedário de cervejas da Letra, a marca de cerveja artesanal minhota que abriu um bar de cerveja no Porto. "Cada letra corresponde a um estilo", explica Filipe Macieira, um dos sócios. Exemplos? A cerveja B é uma pilsner, mais fresca, a D é mais amarga, com um aroma floral, e a E é escura com especiarias. Há dois espaços no interior para se sentar a beber uns copos, mas é no enorme jardim das traseiras que todos querem ficar. É o lugar ideal para descontrair depois de um dia de trabalho e nem se vai lembrar que está no meio da cidade.

  • Noite
  • Clubes
  • Bonfim

Se está à procura de um sítio para dar um pezinho de dança, o Eskada Porto pode ser uma opção. As segundas-feiras, as quartas-feiras, as sextas-feiras e os sábados são sinónimo de noite longa e festa até ao nascer do dia, sempre com uma temática e DJ's diferentes. 

Mais para fazer no Porto

  • Coisas para fazer
O Outono chegou, é um facto, mas (pelo menos para já) veio carregado de dias soalheiros a pedir umas voltinhas fora de casa. Aqui tem a lista prometida de coisas para fazer no Porto em Outubro. E há muito por onde escolher. Com a rentrée que se assinalou no mês passado, as salas de espectáculos abrem as portas com muitas opções, desde teatro a música, sem esquecer as festas. Também há festivais gastronómicos para alegrar o estômago, festivais de teatro cómico para rir até doer a barriga e uma feira de bem-estar. Como vê, há alternativas para todos os gostos. Parta à descoberta.  Recomendado: 10 coisas para fazer ao domingo no Porto
  • Música
  • Música ao vivo
Há muita música para apreciar na cidade este mês. Seja rock, punk ou reggae, de artistas nacionais ou internacionais. Conte ainda com um concerto improvável no Museu do FC Porto, ou com espectáculos em salas bem conhecidas da cidade, como a Casa da Música e o Hard Club. Pela Invicta o que não faltam são opções, o difícil é mesmo escolher. Se ficou com vontade de abanar o corpinho (com mais ou menos energia), siga esta lista com os melhores concertos no Porto em Outubro. Recomendado: Coisas para fazer no Porto em Outubro
Publicidade
  • Noite
  • Clubes
Gosta de música e de abanar o corpinho quando o sol se põe? Então esta lista, com as melhores noites no Porto em Outubro, foi feita à sua medida. Espaços como o Plano B e o Maus Hábitos servem de palco às melhores festas deste mês, nas quais vai poder vibrar com sons que vão do techno minimal paisagístico com infusões de dub ao hip-hop entrelaçado com músicas cabo-verdianas. Agora que já sabe como e onde passar as suas noites, reúna o seu grupo de amigos e divirta-se até o sol raiar. Recomendado: Três bares com karaoke no Porto
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade